TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística de Distribuição: Canais de distribuição e suas vantagens para o consumidor

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  4.587 Palavras (19 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 19

Logística de Distribuição: Canais de distribuição e suas vantagens para o consumidor

MIRIAN NUNES DE ANDRADE

(e-mail: mirian.nunes.andrade@hotmail.com)

PATRICIA ANDIARA NABAS

(e-mail: patricia_andiara@hotmail.com)

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL

Resumo: Esse artigo visa apontar os maiores benefícios dos canais de distribuição para o consumidor. São eles os responsáveis por tornar o produto disponível para o cliente final, onde todo o processo, deve ser minuciosamente planejado para que ocorra da forma mais eficiente e com a maior economia possível, diminuindo os custos e buscando agilidade nas operações, de forma a cumprir seu papel com o menor custo e o maior benefício possível para todas as partes envolvidas. O trabalho foi realizado através de pesquisas e estudos de casos, onde pudemos obter maior entendimento sobre a importância da escolha adequada e as diferenças dos canais de distribuição de acordo com cada tipo de operação logística.

Palavras Chaves: Canais de Distribuição. Logística. Transporte. Outbound.

  1. INTRODUÇÃO

Desde os tempos bíblicos a logística já era colocada em pratica pelos líderes que coordenavam as guerras. Tais lideres tinham a função de organizar as tropas que iriam guerrear de forma com que conseguissem se deslocar para o território desejado com todos os artefatos necessários para combater os inimigos.

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, a tecnologia já se encontrava em um estágio um pouco mais avançado e com isso a logística foi novamente imposta na administração militar, porém, dessa vez com um leque de atividades maior, como por exemplo: alimentação das tropas, entrega das correspondências aos familiares, prestação de serviço de manutenção. Enfim, seguindo essa linha, formou-se um conceito de logística mais adequada e muito próxima do que vemos nos dias atuais.

Atualmente ela é parte fundamental dentro de qualquer organização, buscando sempre disseminar as informações de modo que ajude positivamente os esforços mercadológicos, levando em consideração que é um setor que realiza as metas definidas pela área de marketing. Sem uma correta aplicação logística, qualquer meta definida perde completamente sua condição de se concretizar, prejudicando assim a empresa.

Os canais de distribuição englobam uma série de mecanismos por onde a empresa vai chegar ao mercado, realizando contato com os clientes e uma série de atividades fundamentais para o andamento e bom desempenho mercadológico do negócio, garantindo que os clientes terão a disponibilidade dos produtos que procuram na hora e no local que procurarem.

Sua operação é considerada um fator de extrema importância e peça fundamental para a satisfação do consumidor. Em geral, grande parte das entregas são destinadas a lojas de varejo conforme figura 1, entretanto, há casos em que a mercadoria passa antes por um atacado segue para o varejo e só depois é entregue ao consumidor final como mostra a figura 2 e casos também onde os produtos são entregues diretamente ao consumidor conforme figura 3.

[pic 1]Figura 1 - O produto é direcionado diretamente as lojas varejistas, ficando disponíveis ao consumidor.

Fonte: autoria própria.

[pic 2]

Figura 2 – O produto passa pelos atacado, onde os varejistas compram e revendem ao consumidor.

Fonte: autoria própria.

                                              [pic 3]

Figura 3 – O produtor oferece seus produtos/serviços diretamente para o consumidor final.

Fonte: autoria própria.

A escolha da estrutura de distribuição a ser adotada deve ser extremamente racional, não importa se vai ser direta ou indireta, como veremos a seguir, o importante é atender o mercado alvo obtendo o retorno sobre os lucros investidos de forma a não trazer prejuízos para a empresa. Quando nos referimos a clientes, naturalmente ocorre um conflito contra os vendedores, de um lado temos o preço alto de venda praticado pelos canais de distribuição, e de outro, o preço baixo que o consumidor pretende adquirir seus produtos. Logo verificamos que o conflito mais comum em relação aos canais de distribuição é o próprio preço. Se o distribuidor praticar preços altos com o objetivo de obter lucros mais altos e rápido, vai estar contrariando as expectativas dos consumidores, fazendo com que procurem produtos na concorrência, inibindo assim a demanda do produto/serviço oferecido.

Nos dias de hoje não basta as empresas terem um bom produto/serviço e um bom canal de vendas, é necessário atender muito bem os clientes de forma que a empresa se destaque entre a concorrência na aproximação com os consumidores, ganhando assim cada vez mais confiança e credibilidade.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Propriedades dos canais de distribuição

A operação logística que tem como objetivo a entrega do produto acabado até o consumidor final, é denominada distribuição ou Outbound Logistics. O caminho pelo qual a empresa opta para que os seus produtos cheguem rapidamente ao local em que os consumidores esperam encontrá-lo é denominado canal de distribuição  (NOVAES, 2007 p. 130).

Ele é considerado um fator de extrema importância e peça fundamental para a satisfação do consumidor, componente dos 4 P’s, no quesito praça, sua escolha correta e acertada, permite que o produto esteja disponível para o consumidor da maneira como ele espera e necessita para suprir sua necessidade ou desejo de compra.

Para Kotler (1999, p. 271), “os canais de distribuição, são complexos sistemas comportamentais nos quais pessoas e empresas interagem para atingirem objetivos individuais, empresariais e do próprio canal”. A escolha do melhor canal, varia de acordo com seu público alvo e o tipo de produto comercializado, onde cada caso representa uma estratégia e uma forma das variações do canal. Dentre as responsabilidades atribuídas para o canais estão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (254.3 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com