TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística produção

Por:   •  27/8/2015  •  Abstract  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Discorra as divergências e convergências entre os conceitos de logística e de gestão da cadeia de suprimento.

A logística é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e controle de fluxo de produtos completos e também supervisiona a entrega dos produtos aos clientes. O objetivo da gestão da cadeia de suprimento é mais amplo, visa alcançar a máxima eficiência, a redução de custos dos produtos, os retornos mínimos e a distribuição eficaz do produto.

2 – O efetivo gerenciamento da cadeia de suprimentos depende, em tese, da construção de relacionamentos de cooperação entre as entidades organizacionais envolvidas. Que fatores podem contribuir ou comprometer a cooperação entre organizações? Justifique.

Muitos parâmetros são levados em conta para melhorar a cadeia de abastecimento e reduzir os custos: – Reduzir o número de fornecedores, assim se consegue uma relação próxima, uma parceria; – Reduzir o número de terceirizados, para alcançar o mesmo objetivo; – Para os produtos acabados, estabelecer canais de distribuição e gestão partilhada de estoques, assim clientes e fornecedores compartilham custos, lucros e riscos; – Antecipar a escassez através de históricos e boas previsões de demanda – e ajustar os estoques adequadamente. No ambiente dinâmico e com concorrentes oferecendo produtos similares, a agilidade e o custo podem ser fatores determinantes do sucesso ou fracasso. Assim, quanto mais próxima de uma parceria forem as relações com seus fornecedores e clientes, maiores as chances de ter todos envolvidos e comprometidos no processo de oferecer o melhor produto ao mercado. Prova da importância da área é perceber que as grandes empresas brasileiras já contam com departamento, diretoria ou gerência de logística e/ou supply chain, que vem ganhando importância crescente com o passar dos anos.

3 - Explique por que o marketing e a produção podem reivindicar algumas ou todas as atividades logísticas como parte de sua área de responsabilidade.

A produção pode reivindicar porque é através do seu prazo para terminar de produzir certo produto que a logística deve organizar suas distribuições aos clientes e se possível até o armazenamento em estoque.

4 – Muitas empresas usam a logística como um elemento central em suas estratégias corporativas. Explique de que forma tal decisão administrativa pode representar uma fonte de vantagem competitiva.

5 - Identifique duas empresas- uma que tem obtido sucesso por causa das estratégias logísticas e outra que tenha seu desempenho prejudicado por ineficiência em tal área.

Descreva os processos logísticos de tais empresas, evidenciando de que forma eles contribuem para o sucesso ou o fracasso de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com