TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROECONOMIA

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE MACROECONOMIA

1- Metodologicamente falando, qual a preocupação da macroeconomia? Ou seja, qual a sua natureza? Estuda o quê e por quê?

R: A Macroeconomia tem como preocupação estudar os fatos referentes a toda economia. Ao invés de se preocupar com a produção e os preços de um produto específico, ela busca compreender a produção total e o nível geral de preços da economia. O estudo da Macroeconomia analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

2) Em que sentido se afirma que a teoria econômica de John Maynard Keynes apresenta-se "revolucionária" em relação à teoria econômica clássica? Fundamentar.

R: As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas. Ele acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado. O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em igualdade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação. Ao contrário da Teoria Clássica, que seus conceitos giravam em torno da noção básica de que os mercados destinavam a encontrar um equilíbrio econômico em longo prazo. Tendo como teoria clássica a concorrência.

3) Quais são as metas da macroeconomia? Por que se argumenta que a macroeconomia se volta fundamentalmente para o curto prazo? Existe alguma correlação com o pensamento econômico de Keynes? Analisar.

R: A Macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

4) O que significa o princípio da “demanda efetiva” em Keynes? Existe alguma correlação com o crescimento econômico?

R: O princípio da Demanda Efetiva determina que se deveria produzir a quantidade dada e não o que o sistema tivesse a capacidade de produzir. Assim, se não houvesse demanda não haveria produção e consequentemente a capacidade de produção se tornaria ociosa. Caso contrário, poderia ocorrer superprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com