TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DO ALUNO DO ESTÁGIO DE TÁTICAS POLICIAIS 2015

Por:   •  4/1/2018  •  Resenha  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

2ª Região de Polícia Militar

6º Batalhão - Lages

MANUAL DO ALUNO DO ESTÁGIO DE TÁTICAS POLICIAIS 2015

[pic 1]

Lages, SC – Agosto de 2015


[pic 2]

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

2ª Região de Polícia Militar

6º Batalhão - lages

Estágio de Táticas Policiais (ETP – 2015)

MANUAL DO ALUNO

  1. FINALIDADE:

O presente manual visa orientar os alunos do Estágio de Táticas Policiais do 6º BPM, no sentido de conquistar os objetivos que se propuseram a buscar. Nele estão contidas as informações necessárias ao aluno, para desde logo, conhecer as normas que orientam as atividades do Curso, tanto escolares quanto administrativas e disciplinares.

  1. SUBORDINAÇÃO DO CURSO:
  1. Disciplina: os alunos estarão sob a seguinte cadeia hierárquica, para fins de supervisão escolar ao turno:

SUPERVISOR DO CURSO: Cel PM José Aroldo Schlichting, Diretor de Instrução e Ensino;

DIRETOR DO CURSO: Cel PM Zinder José Guedes Cardoso, Cmt da 2ª RPM

Coordenador Operacional: Maj  PM Daniel Nunes

Secretário do Curso: Maj PM Luciano Fancisco Comiotto

Monitor: Sub Ten PM Ion Antunes dos Santos.

  1. Administração: Os problemas administrativos do curso serão solucionados pela secretaria do curso que, juntamente com a coordenação geral estarão prontas a atender solicitações, sugestões, críticas e/ou quaisquer outros, devendo ser levados os fatos até o Coordenador Operacional.
  2. Instrução: Os problemas advindos da instrução deverão ser solucionados pelo Coordenador Operacional e instrutores, no momento da realização dessa, com o objetivo primário do aprendizado do aluno e solução dos impasses que dela possam advir.
  3. Uniforme:
  1.  Para membros da PMSC: Uniforme de Instrução geral - O uniforme previsto será repassado pela equipe de instrução do ETP 2015 na data prevista para tratas de assuntos gerais e administrativos. Ressalta-se que, na ausência de uniforme institucional padrão, acarretará em possível desligamento do aluno. Outrossim, acrescento que o padrão do corte de cabelo será máquina 01 (um);
  2.  Para Militares das FFAA e Co-Irmâs: Uniforme de Instrução geral característico de cada instituição com manga longa, contudo, onde se localiza o “brasão”, será colocado a numeração do aluno. Outrossim, acrescento que o padrão do corte de cabelo será máquina 01 (um) 

Equipamento:

  1. Todos elencados pelo enxoval enviado pela equipe de coordenação aos alunos matriculados. Observa-se que todos os materiais solicitados no enxoval deverão ser apresentados, sem discrepâncias, no primeiro dia de curso, sob pena de desligamento por falta de material.

  1. NORMAS DO CURSO:
  1. O aluno mais antigo, inicialmente, será denominado o primeiro “xerife”, sendo o responsável pela ligação direta com o corpo docente, bem como pela pontualidade, assiduidade, faltas existentes e uniformes para instrução, além da disciplina e limpeza do local das instruções, no início e término das mesmas. Essa função será temporária, a princípio diária e com escala decrescente a partir do aluno mais antigo, podendo ser alterada a critério do Coordenador do Curso e/ou Coordenador Operacional, devendo ser assumida por todos os demais alunos. Cabe somente ao “xerife”, e seu auxiliar, portar relógio de pulso e emanar as ordens repassadas pela equipe de instrução aos instruendos;
  2. Cada aluno receberá um número, pelo qual será conhecido até o término do curso. Esses números servem tão somente para melhor visualização, divisão e organização dos alunos e equipe de instrução.
  3. O aluno que não tiver frequência mínima será desligado de acordo com as regras estabelecidas pela NGE-PMSC;
  4. Regime escolar:

O curso será realizado, em princípio, em 15 (quinze) dias corridos..

As instruções se darão regularmente de acordo com quadro de trabalho semanal.

  1. Frequência:
  1. A frequência às aulas e aos trabalhos escolares é obrigatória e considerada ato de serviço. O aluno é obrigado a participar de todos os trabalhos do curso, sendo sua ausência não justificada, estará passivo a desligamento e sanções disciplinares;
  2. É considerado trabalho escolar toda atividade de ensino programada;
  3. Estará na falta o aluno que à aula, sessão, visita ou qualquer outra atividade, chegar após o início da mesma, sem motivo justificado;
  1. Métodos e Técnicas de Ensino:

O ensino será efetivado em consonância com o previsto nas (NGE) em vigor, de maneira que o objetivo final seja atingido e a prática realizada.

A responsabilidade pela condução da instrução é atribuição do instrutor de cada matéria, sob a supervisão da coordenação e direção do curso, e visa o enlace dos objetivos educacionais gerais e particulares de cada matéria ou unidade didática. Como decorrência da atribuição, pela condição de ensino, processo e técnicas utilizadas para instrução são de escolha do respectivo instrutor da matéria, de modo a garantir a aquisição dos objetivos da instrução delineados. Ainda, deve ser considerado o risco inerente à execução de tarefas e exercícios que habilitem ao aprendizado de técnicas especiais. A escolha do método e/ou técnicas de ensino empregado deve visar eliminação dos riscos envolvidos.

  1. Orientação Pedagógica:

Será de responsabilidade da Coordenação do Curso, juntamente com o P/3 do 6º BPM, de acordo com as normas em vigor.

  1. Currículo do Curso, Plano de Matérias e Corpo Docente:

Plano de Curso do ETP respectivamente.

  1. Avaliação da Aprendizagem:
  1. Será realizada através de provas teóricas e práticas, e de acordo com o previsto no Plano de Ensino do ETP 2015;
  2. Conceito Final do Aluno: é a medida de avaliação de aprendizagem, expressa conceitualmente em “I” (Insuficiente), “B” (Bom), “MB” (Muito Bom) e “E” (Excelente), para a avaliação subjetiva da performance do aluno. É expedido pelo instrutor da cada matéria, com base nas observações do desempenho do aluno nas atividades curriculares, de acordo com os valores equivalentes a seguir:

Insuficiente        - de 0,00 à 6,99

Bom        - de 7,00 à 7,99

Muito Bom        - de 8,00 à 8,99

Excelente        - de 9,00 à 10,00

  1. Todas as verificações, com exceção da verificação imediata (VI), terão fins classificatórios e seletivos, sendo computadas para cálculos da menção final no Curso: O aluno que realizar verificação de recuperação, automaticamente será classificado após os aprovados em 1ª época.
  2. Os Instrutores são os responsáveis pela elaboração das verificações, devendo entregar suas propostas de prova com até 48h de antecedência da aplicação prevista em QTS, a fim de ser apreciada pela coordenação e P/3. Após a aplicação, o instrutor terá 48h para devolver as verificações corrigidas à com exceção das provas de recuperação finais, que deverão ser devolvidas em 24h;
  3. As menções numéricas variam de 0 (zero) a 10 (dez) e, tanto as médias da matéria como a média final, serão calculadas com aproximação em milésimos;

Média por matéria

Se houver apenas uma verificação será considerada a média obtida;

Se houver mais de uma verificação será efetuada a média aritmética simples:

Ex: Duas verificações: 1ªVerif. + 2ª Verif.

                               X (nº de Verif.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com