TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO – MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

PRISCILA DANTAS – RA 259622013

THAIS MOREIRA VIEIRA – RA 264792013

VANESSA DOS SANTOS ANDRADE – RA 204252013

TCM

Trabalho de Conclusão de Módulo

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

PRISCILA DANTAS

THAIS MOREIRA VIEIRA

VANESSA DOS SANTOS ANDRADE

TCM

Trabalho de Conclusão de Módulo

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da Faculdade ENIAC para a disciplina Projeto Integrador de Manutenção e Desenvolvimento de Talentos.

Prof. Valéria Guedes

Guarulhos

2015

[pic 2]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO COM ENFÂSE EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

PRISCILA DANTAS

THAIS MOREIRA VIEIRA

VANESSA DOS S. ANDRADE

RESUMO

Este artigo tem a finalidade de apresentar a importância de como as avaliações fazem parte do cotidiano das organizações. A avaliação de desempenho tem por objetivo realizar um levantamento e apontamento onde se há necessidade de haver um revisão de melhoria em relação aos colaboradores. As avaliações podem ocorrer de maneiras informais através dos olhares dos gestores ou até mesmo em situações de reorganização pessoal ou estrutural da organização.

Ao longo do artigo veremos como, quando e de que modo aplicar as avaliações, e de como as organizações podem ter uma visão mais apuradas dos pontos fortes e fracos em relação aos seus colaboradores e quais medidas e decisões devem ser tomadas afim de diminuir a rotatividade e fortalecer a organização.

Palavras chaves: Organização, Desempenho, Feedback.

* Estagiária de Administração – Dicente de Administração- Faculdade de Tecnologia Eniac – E-mail: prisiclamatiasdasilva@hotmail.com

** Estagiária – BemTrack – Dicente de Administração Faculdade de Tecnologia Eniac – E-mail: thais-vieira91@hotmail.com

*** Assistente Administrativo – Brasil Tubos – Dicente de Administração – Faculdade de Tecnologia Eniac –

E-mail: vanessandrade0706@gmail.com.

1.        INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo de grande competição, com a globalização obrigando as organizações a serem cada vez mais ágeis nas tomadas de decisões em seu ramo de atuação.

Para haver um empresa sólida, as organizações precisam saber como os seus colaboradores agem, e como é o desempenho individual e conjunto deles, para saberem se utilizam do método de avaliação de desempenho, que tem por função apontoa os pontos fracos e fortes de cada colaborador e da equipe, buscando assim soluções que façam a organização ter um equipe coesa.

A avaliação de desempenho tem por objetivo avaliar cada indivíduo, em relação a função que atua, verificando se as metas e objetivos traçados estão sendo atingidos. Avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor e as qualidades dos colaboradores e sobretudo, qual é a contribuição para a organização. Avalição de desempenho é um processo dinâmico, que envolve o avaliado, e seu superior imediato. Se trata de um grande meio de se localizar problemas de supervisão e integração das equipes, serve também de parâmetro para haver adequação de cargos e salários, e se a necessidade de haver treinamento, afim de neutralizar problemas.

Com este contexto, este artigo tem por objetivo explorar e explicar de uma forma literária de apresentar os conceitos e formas de avaliação de desempenho nas organizações.

2.        CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta gerencial que serve para ser utilizada em vários setores da empresa. Podemos observar diversas avaliações como: Avaliação de Desempenho Operacional, Avaliação de Desempenho Financeiro, Avaliação de Desempenho de Marketing/Vendas e Avaliação de Desempenho Humano.

Segundo Dessler (2003), a avaliação de desempenho pode ser definida como a avaliação da relação entre o desempenho atual ou passada de um funcionário e seus padrões de desempenho. A avaliação de desempenho também presume que os padrões de desempenho foram estabelecidos e que você dará feedback ao funcionário para ajudá-lo a eliminar deficiências de desempenho ou a manter seu bom nível de desempenho.

Para Chiavenato (2004), a avaliação de desempenho é um processo de redução de incerteza e, ao mesmo tempo, de busca de consonância. A avaliação reduz a incerteza do funcionário ao proporcionar retroação a respeito do seu desempenho. Ela busca consonância na medida em que proporciona a troca de ideias e concordância de conceitos entre o funcionário e seu gerente.

3. POR QE AVALIAR O DESEMPENHO

Partindo-se do princípio de que o desempenho reflete-se no sucesso da própria organização, este deve ser um dos fatores a serem mensurados. Sem avaliação não há controle, com ela pudesse monitorar a performance dos gestores e estimular o alcance dos objetivos.

Para Chiavenato (2004), toda pessoa precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo seu trabalho. Sem essa retroação, as pessoas caminham às cegas. Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham suas atividades para ter uma ideia de suas potencialidades. Assim, pessoas e organizações precisam conhecer algo a respeito de seu desempenho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com