TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DE VENDAS COM FOCO NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.122 Palavras (17 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 17

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: VISUAL CALÇADOS E ESPORTES

Berenice Balem Rolim

Prof. Josi Rosa de Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG 0519) – Plano da Prática MóduloVII

22/06/17

1 INTRODUÇÃO

No mundo empresarial, onde os fatores como a globalização, as novas necessidades dos consumidores, a competição agressiva, o grande número de informações e as novas tecnologias são presenças constantes, os gestores precisam estar atentos e realizar, periodicamente, ações que proporcionem a sustentabilidade e a longevidade das organizações no mercado. Uma das ferramentas que auxiliam a empresa é o diagnóstico organizacional ou empresarial, que possibilita prever situações e promover ações estratégicas para os administradores agirem da melhor forma para com a empresa.

Para Bowditch e Buono (2004), “o uso do diagnóstico organizacional, ajuda na solução dos problemas da empresa, gerência participativa, envolvimento no trabalho, e também inovar aplicações do sistema, dentro do desenvolvimento organizacional e qualidade de vida no trabalho”.

Segundo Santos (2008), “o uso da ferramenta de diagnóstico organizacional, é um exercício fundamental, identificando os pontos fortes e fracos da organização e determinando a posição competitiva da organização junto à concorrência”. Assim, tem-se a oportunidade de serem feitos ajustes e implantar novas técnicas na dinâmica dos processos internos da empresa, com a intenção de ampliar o potencial e o desenvolvimento de todas as áreas.

Esta pesquisa visa desenvolver um diagnóstico organizacional, apresentando e avaliando a empresa Visual Calçados e Esportes, que apresentaremos a seguir.

E a partir dessa avaliação apontaremos os pontos positivos e negativos das áreas de: Recursos Humanos, Marketing, Financeira e Produção/logística.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A pesquisa foi realizada na empresa Visual Calçados e Esportes da Rede Mundi, atuante no ramo de calçados e artigos de esportes, no município de Capão da Canoa R/S. Tem como proprietários: Berenice Rolim e Valmor Lopes dos Reis.

O fundador da empresa, Valmor, iniciou seus trabalhos com calçados aos doze anos de idade na cidade de Novo Hamburgo e fora adquirindo experiência. Com o passar dos anos mudou-se para Capão da Canoa, em busca de mais oportunidades.

        No ano de 1987, inaugurou a sua primeira loja, ao qual passou por muitas dificuldades até adquirir espaço no mercado e crédito com fornecedores. No início não contava com colaboradores, pois não havia condições. O tempo passou e a demanda de vendas foi aumentando, e para suprir essa demanda a família passou a contribuir para expandir os negócios. Passaram a ter lojas em Tramandaí e Gramado, além de Capão da Canoa, com um quadro de mais de 100 colaboradores.

        No ano de 2002, juntamente com outros seis empreendedores no ramo de calçados, desenvolveram na universidade da Fevale a ideia de criar uma rede para ganhar mais força no mercado, pois diante da competitividade, juntos poderiam competir com grandes redes, facilitando a solução de problema comuns e viabilizando oportunidades. Assim surgiu a Rede Mundi- Alcal.

        A Rede Mundi-Alcal é uma rede de cooperação de lojistas do setor de calçados, artigos esportivos e afins, que possuem objetivos comuns e reuniram-se em uma entidade juridicamente estabelecida, mantendo, no entanto, a individualidade de cada participante. Atualmente a rede conta com mais de 110 lojas associadas.

        Após essa união, a visibilidade da empresa Visual Calçados aumentou e a demanda também. Optou-se então em focar os esforços apenas na cidade de Capão da Canoa, ficando com três lojas, onde duas atuam com o mesmo segmento e a outra atende a um público mais seletivo direcionado a esportes, que será nosso objeto de pesquisa.

Está localizada na Av. Paraguassu, número 1865, em Capão da Canoa r/s, especificamente na região central onde a frequência de público e facilidade no acesso potencializa o prazer de comprar, do bom convívio e do bem viver.

A Loja tem aproximadamente 545 m² distribuídas em 5 (cinco) segmentos esportivos: Categoria Corrida; Categoria Futebol; Categoria Tênis; Categoria Basquete: Categoria Academia (Fitness).

A Missão está em atender com excelência as expectativas, necessidades, sonhos e desejos dos clientes, a partir da motivação e comprometimento dos profissionais, gerando retorno sustentável aos clientes, profissionais, acionistas e sociedade.

A Visão é a de ser uma empresa de referência no litoral norte de loja de artigos esportivos, com dedicação ao trabalho, visão estratégica das oportunidades, planejando com exatidão e executando com competências.

        Entre várias transformações a empresa consolidou a sua marca e desde então vem colecionando conquistas, como o Prêmio Destaque Empresarial, realizado pela ACICC, três anos consecutivos, 2014, 2015 e 2016, como a loja mais lembrada pelos consumidores no ramo calçadista e de artigos esportivos.

  1. APRESENTAÇÃO DOS SETORES PESQUISADOS

A empresa pesquisada está no mercado há 29 anos, sempre no segmento calçadista e artigos esportivos. Conta com uma matriz e duas filiais. A empresa que é objeto de nossa pesquisa está direcionada a um público mais seletivo, referente integralmente à área esportiva e fitness.

Possui 40 colaboradores distribuidos nas 3 lojas, porém na que vamos analisar são 12.

A hierarquia de distribuição da empresa está diposta de forma simples:

[pic 1]

2. RELATÓRIO DESCRITIVO

2.1 DIAGNÓSTICO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS:

        Para Chiavenato(2004), Administração de Recursos Humanos é uma área interdisciplinar: envolve necessariamente conceitos de psicologia industrial e organizacional, de sociologia organizacional, de engenharia industrial, de direito do trabalho, de engenharia de segurança, de medicina do trabalho, de engenharia de sistemas, de cibernética etc(...) Os assuntos tratados pela Administração de Recursos Humano referem-se tanto a aspectos internos da organização como aspectos externos ou ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com