TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING (PESQUISA DE PERFIL DE CONSUMIDOR)

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de propor e ou posicionar estrategicamente a empresa no qual escolhemos para o mercado em que possa atuar, a fim de que se crie uma vantagem competitiva frente à grande concorrência do mercado ótico em São Luís do Maranhão por meio da definição e comunicação da estratégia a ser adotada por toda a empresa. Para que o planejamento estratégico da empresa passe a ser aplicado diariamente na gestão da organização, será utilizada a metodologia da Pesquisa de Mercado, que auxilia no mapeamento do planejamento estratégico e fornece a possibilidade de criação de índices e medidores de desempenho que sejam norteadores de decisões estratégicas, além de facilitar no conhecimento do nosso público alvo. Neste sentido, a metodologia  de aplicação Pesquisa poderá contribuir, não só para o setor varejista, mas para pequenas e médias empresas em geral.


  1. CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO

Para melhor entendermos e conhecermos os diferentes produtos e serviços de uma empresa e realizar um planejamento de marketing adequado, pode-se classificar estes produtos de diversas maneiras. A primeira divisão importante que podemos fazer, de acordo com Churchill (2000) é  entre os bens de consumo (aqueles destinados aos consumidores finais) e os bens industriais (aqueles destinados a organizações).

De acordo com estas duas classificações serão apresentadas a relação do composto de produto do mix de marketing com os outros 3 componentes (preço, praça e promoção), procurando esclarecer diferentes estratégias que as empresas podem adotar.

Desta forma optamos por denominar o nosso produto como Bens de Consumo ou Varejistas, já que se trata de produtos comercializados diretamente para os consumidores finais, podemos classificar os produtos em quatro tipos diferentes, conforme a tabela abaixo.

Tipo

Preço

Promoção

Distribuição

Conveniência

Baixo

Massa

Ampla

Compra Comparada

Médio

Massa: Vendas

Seletiva

Especialidade

Alto

Massa: Venda Precisa

Exclusiva

Não Procurados

Alto

Específica

Exclusiva

Tabela 1 – Tipos de produtos de consumo (criado através dos estudos feitos pelos estudos em sala de aula e pelo material didático Administração de Marketing – Estácio São Luís)

Atribuímos ao nosso novo produto – Óculos VAT – a característica de se um Bem de Consumo ou de Varejo como Compra Comparada. Este tipo de produto é comprado após algum esforço por parte dos clientes, que buscam comparar o produto em questão com diferentes alternativas.

Normalmente os produtos de compra comparada possuem preços mais altos que os de conveniência, mas não muito altos, a estratégia de promoção continua sendo de atingir a massa, mas agora com um foco mais específico em vendas, e a distribuição passa a ser mais seletiva, pois agora o volume vendido é bastante inferior, tendo então de ser mais direcionado para seu público-alvo.


  1. DETERMINAÇÃO DE PREÇO

Todas as organizações, visando lucros ou não, precisam determinar preços para seus produtos e serviços. O preço pode ter muitos nomes diferentes: aluguel, mensalidade, honorários, passagens, corridas, tarifas, juro, pedágio, salário, comissão, remuneração, etc.

Em sentido mais restrito, preço é a quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço. Em sentido mais amplo, é a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de se obter ou utilizar um produto ou serviço. O preço é o único elemento do mix de marketing que produz receita; todos os outros representam custos. Ele é também um dos elementos mais flexíveis.

As decisões de preço tomadas por uma empresa são afetadas tanto por fatores internos a ela quanto por fatores ambientais externos. Os fatores internos que afetam a determinação do preço por uma empresa incluem seus objetivos de marketing, sua estratégia de mix de marketing, seus custos e suas considerações organizacionais.

Antes de estabelecer o preço, a nossa equipe decidiu qual será a estratégia para o nosso produto. Por exemplo, nós decidimos oferecer um produto para um segmento de renda média, isso sugere um preço médio e acessível. Caso contrário, o preço do produto deverá ser baixo ou oferecido para alta renda. Assim, a estratégia é determinada, em grande parte, pelas decisões de posicionamento no nosso mercado.

No caso da nossa empresa como próprio fabricante dos Óculos VAT , existem algumas coisas que fazem parte da fabricação e que entram na formação do preço como, por exemplo, acetado, metal, fibra de carbono, parafusos, linha de silicone, as lentes, cola, eletrodos etc. que são usadas na fabricação. Neste caso, o valor dessa matéria prima são considerados custos. Outro custo seria a mão- de-obra que envolve a fabricação de um determinado móvel.

  1. PREÇO BASEADO EM CUSTO

O método mais simples que utilizamos para determinação dos preços é o preço por custo mais margem (cost-plus) – adição de uma margem de lucro-padrão (markup) sobre os custos do produto.

Exemplo: Determinar o preço de um dos modelos dos Óculos VAT com custo variável de R$ 100,00, custos fixos de R$ 300.000,00 e previsão de vendas de 50.000 unidades. O fabricante quer ganhar um lucro de 20% sobre as vendas.

Custo total unitário = custo variável + (custos fixos ÷ unidades vendidas) Custo total unitário = 1.000,00 + (300.000,00 ÷ 50.000,00)

Custo total unitário = 1.000,00 + 6,00 Custo total unitário = 1.006,00

  • O preço para fábrica obter 20% sobre as vendas é: P = Custo total unitário ÷ (1 – retorno desejado)

P = 1.006,00 ÷ (1 – 0,2)

P = 1.006,00 ÷ 0,8

P = 1.251,50


A Estratégia de Desnatação vai ser usada para a introdução do nosso produto no mercado, onde os preços fixados altos para chegar à determinada classe social são reduzidos para atingir uma fatia maior de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (486.3 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com