TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ SWOT

Por:   •  27/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

               Este trabalho vem apesentar a Matriz SWOT em sua forma teórica e prática, mostrando na fase teórica, como foi criada e por quem, apresenta de forma detalhada suas variáveis de formação bem como a importância dos alinhamentos das mesmas.

        Na fase pratica, apresentaremos o um estudo caso de uma organização no qual será analisado de que forma a Matriz SWOT contribuiu para o sucesso da organização, sua variável de analise interna quais as forças e ameaças (organização) e na análise externa (ambiente) quais as ameaças e oportunidades. E diante das análises apresentadas quais foram as ações implementadas.

Criada na década de 60, vem sendo aperfeiçoada ao longo de todo esses anos, a equipe de que deu inicia na ferramenta foi a equipe de STENFOR que só deu por concluído no ano de 2004, foram muitas décadas de adaptações para chegar ao ponto que está, entretanto essa é uma de forma avançada.

Já foi e ainda continua sendo usada por milhares de empresas ao redor do planeta, suas quatros letras representam palavras em inglês S.W.O.T (FORÇAS, FRAQUESAS, OPORTUNIDADE E AMEAÇAS)

Ferramenta da gestão, para ajudar os empreendedores, administradores, organizações, para ajudar a lidar com os problemas atuais e futuros.

Diante disso se transformou em uma das ferramentas mais conhecidas e mais utilizados por gestores nas organizações de todo o planeta.

Dois motivos levaram a isso, o primeiro que a S.W.O.T é muito simples e o segundo é o fato da ferramenta não necessitar de um alto custo de investimento para ser aplicado dentro das organizações.

A Matriz SWOT tem por objetivo definir as estratégias dentro das organizações, para que as mesmas sejam capazes de manter os seus pontos fortes e ao mesmo tempo reduzir seus pontos fracos, desta forma aproveitando melhor as oportunidades no ambiente interno e externo da organização, bem como se proteger das possíveis ameaças no mercado atual, tanto na questão da concorrência, quanto ao que se diz a própria sobrevivência da organização no mercado.

A questão da justificativa para usar a análise de SWOT dentro das empresas, é que todas as organizações enfrentavam dificuldades em relação a gestão, onde através de pesquisas encontrou-se um ponto onde o CEO da organização deve ser o grande estrategista da empresa.

Diante dessa apresentação, podemos verificar que a análise de SWOT dentro das empresas é de grande importância, pois uma empresa que segue certos conceitos provados e aplicados que várias outras já obtiveram resultados, provavelmente está empresa também será bem sucedida, sabemos também que o tema ainda assusta pequenas empresas, pois normalmente a matriz SWOT é usada apenas por grandes empresas e organizações, mas atualmente o tema vem se espalhando e os empreendedores estão vendo com outros olhos a questão dos resultados e também estão buscando formas de implementação da matriz SWOT dentro das empresas.

E estará disposta da seguinte forma:

Matriz Swot Conceito

Matriz Swot Aplicação

Matriz Swot Características

Ambiente interno forças e fraquezas

Ambiente externo ameaças e oportunidades

Fase prática apresentação da empresa (estudo de caso)

Fase pratica analise do ambiente interno forças e fraquezas encontradas

Fase pratica analise do ambiente esterno ameaças e oportunidades encontradas

Fase pratica quais ações foram implementadas

Conclusão

        A metodologia utilizada foi bibliográfica e pesquisas nas redes sociais conforme as referências citadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com