TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAX WEBER

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SANTA RITA LTDA

FACULDADE ANGLO-AMERICANO – FAACH

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 337, de 24 de março de 2010

TRABALHO DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 DOSCENTE:

 

 IVO DICKMANN

 DISCENTES:                                                                                

AMANDA TOMASI

ELIANE ANSCHAU

JEFREY THEODORO LÓSS

JUNES GIACHIN  

LARISSA TOMBINI

LAYANA ROHR

LEANDRO BRANDALISE

ROSEMERI BROETTO.  

CHAPECÓ (SC)

2015

FACULDADE ANGLO-AMERICANO – FAACH

TRABALHO DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TEMA: MAX IMILIAN CARL EMIL WEBER – SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA

Trabalho apresentado à Faculdade Anglo-Americano (FAACH), como requisito à aprovação na disciplina de Antropologia e Sociologia do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

CHAPECÓ (SC)

2015

Maximilian Carl Emil Weber

     Maximilian Carl Emil Weber foi um importante sociólogo, jurista historiador e economista alemão. É considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864.  Morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920. 

      Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo, ou seja, encontrar os nexos causais que as determinam. Porém o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise. Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em ações fundamentais, que são:

  • Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é então racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim. É uma ação concreta que se tem um fim especifico exemplo: Um engenheiro que constrói uma ponte.

  • Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético, ou qualquer outra forma, absoluto de uma determinada conduta. Exemplo: alguém que dá tudo o que tem a uma instituição de caridade, sem se preocupar com o fato de que agindo assim, possa cair na pobreza.
  • Ação social afetiva, esta é determinada pelos afetos ou estada sentimental, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo. Ditada pelo estado de consciência e humor do indivíduo. Exemplo: essa ação envolve emoções, como na família, ou na relação entre a multidão e um ídolo (seja ele um cantor de rock ou um líder religioso). 
  • Ação social tradicional, é determinada por um costume que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos que se fixam firme e consistentemente na memória, é difícil de serem esquecidos. Nesta ação o individuo obedece a reflexos adquiridos pela prática. Exemplo: Um indivíduo compra um tênis cuja marca é a que tradicionalmente compra e que todos na sua família também tradicionalmente compram. 

Max Weber produziu a sociologia “compreensiva”, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia, então, explicar melhor determinados fragmentos da realidade social.

Diferente do pensamento crítico de Marx, e de sua visão de transformação da sociedade capitalista Weber através da sociologia compreensiva, visa compreender as relações sociais e não está pensando em transformação. Para ele, o indivíduo através de suas ações é quem constrói a sociedade. Dentro da perspectiva da sociologia compreensiva, está a postura do cientista que deve ser: a de compreender as relações sociais e analisar sem interferir. O cientista se mantém neutro, analisa o fato sem se relacionar com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (229.8 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com