TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA Gestão de Projetos

Por:   •  17/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MBA em Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento do Cronograma e dos Custos de Projetos

Avaliação individual

Aluno: André Bezerra de Oliveira

ITENS A RESPONDER

Item 1 (1,5 pontos)

Durante o processo de criação da linha de base do cronograma, você já definiu e sequenciou as atividades e já fez as estimações dos recursos necessários para cada atividade e de suas durações. Neste momento você está fazendo a análise do diagrama de rede para finalizar a criação da linha de base do cronograma e percebeu que a data de conclusão do projeto não atende à restrição de prazo imposta no Termo de Abertura.

Você precisa reduzir o cronograma e trazer a data de conclusão para a data da restrição imposta.

Explique em detalhes com quais técnicas essa redução de cronograma poderia ser feita.

Resposta: Precisamos utilizar a análise de cenário “E se?”. Analisando todos os cenários possíveis e entendendo, no cenário da empresa qual a melhor alternativa.

Temos duas formas básicas de reduzir o cronograma, em ambas devem ser analisadas as atividades do caminho crítico sem deixar de lado o caminho próximo ao crítico.

Temos a técnica do Paralelismo, também conhecida como Fast Tracking, que seria realizar atividades que estavam planejadas para serem executadas em sequência passarem a ser executadas paralelamente, desde que a dependência ente elas sejam arbitrárias, tendo como risco o retrabalho. Ou utilizando a técnica da Compactação, também conhecida como Crashing, adicionando recursos, horas extras, turnos extras, recursos mais produtivos, novas tecnologias etc., tendo como risco o aumento do custo do projeto, fadiga dos recursos e/ou queda na qualidade do trabalho.

Item 2 (2,0 pontos)

Como Gerente de Projeto de um projeto que construirá uma nova unidade fabril, você desenvolveu o cronograma do mesmo e chegou ao diagrama de rede encontrado abaixo.

Estamos na manhã do dia 09/11 e as atividades do projeto estão sendo executadas conforme planejado. Você acaba de ser comunicado que, por questões de disponibilidade do recurso “Eqp Montagem”, após a atividade F será necessário incluir uma espera de 03 (três) dias antes de iniciar a atividade J.

Sabendo que a data limite para a conclusão do projeto é 26 de novembro e que o recurso “Eng Elétrico” estará disponível apenas no período de 15/11 a 20/11, forneça, em detalhes, uma solução para que o projeto não exceda a data limite de 26/11.

Todas as relações de dependência entre as atividades são do tipo Término-Início.

[pic 2]

Resposta:

Precisamos compactar a atividade J, passando a ser realizada em 3 dias. Podemos utilizar a técnica de colocar mais recursos na atividade, disponibilizar a possibilidade de fazer horas extras ou em um dia realizar dois turnos de trabalho. Lembrando que utilizando esta técnica o custo do projeto irá aumentar.

Outra solução seria utilizar a equipe de montagem da atividade D (caso seja outro time) entre o período 17/11 e 19/11, assim diminuiria o tempo de entrega da atividade além de continuar com a qualidade conhecida no projeto.

Valeria a pena analisar o diagrama de rede para esclarecer se as atividades J e K tem dependências obrigatórias ou arbitrárias, caso seja a segunda opção, podemos utilizar o paralelismo e iniciar a atividade K antes de finalizar a atividade J.

Item 3 (1,5 pontos)

No diagrama de rede mostrado abaixo, qual é a FOLGA TOTAL e a FOLGA LIVRE das atividades “E” e “K”.

[pic 3]

 Resposta:

Atividade E:

Folga total = TMT -TMC

TMT = 14

TMC = 10

Resposta: 4 dias

Folga Livre = IMC sucessora – TMC – 1

IMC sucessora = 15

TMC = 10

Resposta: 4 dias

Atividade K:

Folga total = TMT -TMC

TMT = 25

TMC = 20

Resposta: 5 dias

Folga Livre = IMC sucessora – TMC – 1

IMC sucessora = 26

TMC = 20

Resposta: 5 dias

Item 4 (1,0 pontos)

Você é Gerente de Projeto de um projeto de construção civil com prazo estimado de conclusão em 10 meses. Este prazo é uma restrição do projeto e não pode ser alterado.

Ao concluir a metade do projeto, um técnico de sua equipe solicitou demissão da empresa para ir trabalhar na empresa concorrente. Há ainda no cronograma, atividades a realizar atribuídas a esse técnico.

Você conversou com o Gerente de RH da sua empresa para que fosse feito um processo de contratação de um substituto o mais rápido possível, porém, o Gerente de RH informou a você que a contratação de um profissional deste nível demoraria em média 45 dias para ser concretizada.

Sabendo que o projeto está dentro do prazo planejado, descreva como você conduziria essa situação para que o projeto não sofresse atrasos.

Utilize os conceitos sobre os processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento do cronograma aprendidos.

Resposta: Uma solução viável seria alocar um recurso que já está no time para assumir as responsabilidades do recurso que deixou o time enquanto não conclui a contratação do novo recurso.

Temos que fazer um nivelamento de recursos para que não haja sobrecarga de trabalho para nenhum recurso.

Devemos analisar as atividades que tem folga para ajustar a disponibilidade dos recursos sobrecarregados com essas atividades.

Podemos também analisar as entregas que tem de dependência arbitrária, retiramos a relação de dependência término-início e aplicar o paralelismo para adiantarmos o que for possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com