TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro de Capitais

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Trabalho referente a disciplina de Administração Interdisciplinar do 7º semestre de 2016 do Curso de Administração de Empresas, da Universidade Paulista. Este documento segue a orientação do professor Rafael Silva Rodrigues.

SÃO PAULO

2016


[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

PLANO DE NEGOCIOS

FOOD TRUCK

SÃO PAULO

2016

INTRODUÇÃO

 MERCADO DE FOOD TRUCK

Embora seja uma atividade antiga, os modelos de venda de comida de rua, começaram a inovar, a partir do século 21, com as modalidades de comércio em Food Truck.

No Brasil, com a globalização e a facilidade de viagens, muitos empresários viram a possibilidade de empreender e expandir seus negócios ou abrir um primeiro restaurante num modelo diferente, com contato direto com o público, de baixo custo, sem a necessidade de adquirir ponto comercial ou encargos e com a facilidade, praticidade e modernidade. Isso ganhou força no início de 2014. O mercado da alimentação fora de casa vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos. Os principais motivos que estão incentivando a inovação para os consumidores, são: as mudanças no estilo e modo de vida dos brasileiros, que hoje em dia, passa o tempo mais fora de casa trabalhando do que ao preparo dos alimentos, e a associação da comida fora de casa ao lazer. Em um levantamento feito pela empresa de pesquisa Mintel, que perguntou a 1,5 mil pessoas como elas planejavam gastar algum dinheiro extra que receberiam neste ano – 28% responderam "comer fora". Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alimentação fora de casa consome, em média, 31,1% do total de gastos das famílias brasileiras.

Muitos consumidores, começaram a buscar os caminhões, como forma de acesso a alimentos mais “chiques”, sofisticados e à preços acessíveis, incentivando cada vez mais, os empreendedores, pois esta moda virou tendência em todo o país.

A atividade já é fonte de renda de muitas famílias. Hoje, já está representando 2% da população que trabalha com o investimento sobre Food Truck.

Já se tem até um site chamado “Food Truck nas ruas”, onde ajuda a localizar os carrinhos, onde há opções no Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília e Minas Gerais, entre outros.

O investimento, pode variar entre 50 a 70 mil reais, isso também depende da tecnologia a ser utilizada, adequações de suspensão e freios para tolerar o peso da cozinha, estilização e estratégia de crescimento.

Pode ser veículos pequenos, médios ou grandes, a maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, camionetes, bicicletas ou caminhões adaptados.

No planejamento deve-se levar em conta o que se deseja comercializar, como por exemplo, quais equipamentos serão necessários, para garantir segurança dos alimentos vendidos, a parte elétrica, hidráulica, material de divulgação da marca, e o mais importante, quanto poderá ser investido em seu negócio.

As margens de lucro e o retorno no investimento variam de acordo com o posicionamento de preços, custos operacionais e volume de vendas.

Para iniciar um negócio, é necessário constituir empresa e obter concessão da prefeitura e da vigilância sanitária, que irão avaliar e autorizar o uso do equipamento (veículo). Adquirir um Food Truck dentro das normas do DENATRAN é uma exigência para quem deseja investir no negócio. Existem empresas especializadas em adaptar os veículos às normas e customizar os equipamentos de acordo com as necessidades do negócio e o empreendedor deve procurar uma próxima a sua região. Para operar, os Food Truck podem ser instalados em ruas e avenidas das cidades ou em espaços privados, como lotes de estacionamentos (pagos ou não), Food Parks (espaços comerciais destinados ao aluguel de vagas para Food Truck) e eventos.

Food Truck Special LTDA

Food Truck Special LTDA foi criada em 03 de janeiro de 2014 para suprir a demanda de lanches rápidos e de forma mais sofisticada. Atua em locais mais próximos das universidades, atendendo aos universitários dos campus no sistema de Food Service.

Com uma iniciativa inovadora e aproveitando o boom do seguimento no brasil, a Food Truck Special LTDA se especializou no ramo alimentício proporcionando aos seus clientes uma experiência mais do que saborosa, tornando o momento propicio para uma boa refeição em um ambiente agradável.

O modelo vem sendo amplamente explorado no território brasileiro e traz vantagens como fácil administração, baixo custo fixo, alto giro de clientes e suporte permanente. Hoje o restaurante sobre rodas possui uma rede com 3 unidades de negócio na qual são considerados o carro forte da franquia e que são especializadas em atender aos mais variados gostos:

- Food Truck Pizza Special: Oferece um cardápio variado de pizzas pré-assadas incluindo pizzas doces, pizzas salgadas e até venda de brotinhos para consumo na hora.

[pic 3]

- Food Truck Burguer Special: Especializada em hambúrgueres gourmet, oferece basicamente o mesmo cardápio que na loja, todavia com o atendimento rápido e eficiente.

[pic 4]

- Food Truck Light Special: A ideia surgiu para atender a cliente dita como “Geração Saúde” na qual busca qualidade de vida e praticidade, essa unidade possui um cardápio variado com refeições e lanches light voltados para dietas especiais como Low Carb, ou seja, menos carboidratos, glutens ou detox.  

[pic 5]

Com 15 unidades espalhadas pela cidade de São Paulo, a rede Food Truck possui três acionistas na qual são responsáveis por cada unidade de negócio, porém integrado e trabalhando com sinergia entre eles para manter a rede unificada e forte frente aos seus possíveis concorrentes. Com o capital inicial de R$ 200.000,00, a rede soube aproveitar sua oportunidade de negócio para se estabilizar e expandir afim de atender a um público cada vez mais exigente e sedento por novidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (593.4 Kb)   docx (475.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com