TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro e de Capitais

Por:   •  30/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

RISCOS SISTEMÁTICOS E NÃO SISTEMÁTICOS

RIO DE JANEIRO – RJ

2019

Análise de riscos

Riscos podem ser definidos como o grau de incerteza que pode ser associados a um determinado evento. A análise de risco pode ser classificada de duas formas: risco sistemático e risco não sistemático.

Riscos sistêmicos, também podem ser chamados de risco de mercado, conjuntural ou não diversificável. São aqueles que afetam a economia como um todo. A origem desse tipo de risco pode ser a taxa de juros da economia, a situação política do país e o processo inflacionário.

Esse tipo de risco atinge todos os ativos, embora cada um deles responda de forma diferente a mudança da conjuntura. Além disso, nesse tipo de risco o investidor não tem controle, ele não pode ser evitado ou mitigado.

Riscos não sistêmicos são aqueles específicos de um determinado ativo, ou grupo de ativos. Estes riscos podem ser minimizados por meio da diversificação dos ativos na carteira de investimento. Assim, é possível reduzir os riscos não sistêmicos de forma considerável por diversificar investimentos e segmentos. Para que essa diversificação seja eficiente, é preciso que o portfólio possua ativos que não estejam relacionados entre si.

Podemos citar resumidamente alguns tipos de riscos não sistêmicos, tais como: risco de crédito, risco de mercado e operacional.

O risco de crédito corresponde ao risco de a empresa não conseguir realizar todos os pagamentos das dívidas, isso pode acontecer devido a falta de planejamento financeiro ou fluxo de caixa.

O risco de mercado é referente ao risco de a organização sofrer alterações na avaliações dos ativos e isso poderá refletir no valor das ações.

O risco operacional pode ocorrer devido a erros na execução das operações da empresa, que podem surgir devido a falhas humanas, desastres naturais ou até mesmo por má avaliação de riscos.

Portanto, podemos concluir que embora o grau dos riscos possa variar e seja possível tomar algumas medidas para diminuir os riscos, não é possível eliminá-los totalmente. Porém, se o investidor definir bem os seus objetivos, escolher adequadamente os investimentos para o seu perfil, buscar informações atualizadas e constantes sobre suas aplicações ele poderá ser bem-sucedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com