TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado financeiro de capitais

Por:   •  21/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  1.976 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Thiago Salgueiro Marques

Trabalho da disciplina Mercado Financeiro de Capitais

                                                 Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Maceió - AL

2015

Estudo de Caso :

Clarkson Lumber Company

REFERÊNCIA:

A Clarkson Lumber Company estava obtendo um aumento substancial nas vendas, mas apesar dos bons lucros faltava ativo disponível e com isso decidiu aumentar seu empréstimo junto ao Banco Nacional Suburbano, foi apresentado ao Sr. Clarkson o Sr. George Dodge funcionário de um banco maior, o Banco Nacional Northrup, e discutiram estender uma linha de crédito para a Clarkson Lumber, porém existia a questão de saber se existe ou não um risco elevado para a concessão do pedido para a linha de crédito de US$ 750.000. Há muitos pontos fortes, mas também tem alguns problemas para trabalhar. Esta é uma empresa que tem muitas características boas e promissora, mas precisa de dinheiro extra para pagar empréstimos, estoques e suprimentos.

Analisando a figura 1 e comparando-a com a figura 2 e observando a figura 3 verificamos que os índices servem para apontar a falta de dinheiro nesta empresa. O fluxo de caixa tem vindo diminuindo porque, leva mais tempo para obter o dinheiro de clientes, mas a empresa ainda precisa pagar por suas compras. Além disso, a empresa não poderia ultrapassar o limite de empréstimo de US$ 400.000, então eles foram forçados a esticar seu dinheiro.

O retorno sobre as vendas está diminuindo e está abaixo da média da indústria, mas a boa noticia é que as vendas e os lucros têm vindo aumentando a cada ano. No entanto, os custos de bens estão aumentando, como por exemplo, os de inventário, fazendo com que o retorno sobre as vendas diminua. Para 1995, era de 1,7%, o que é menos do que a média de 2,44%, mas é muito mais elevada do que o fundo 25% de empresas como pode ser visto na Figura 3, que, na verdade, tem retorno negativo sobre as vendas de 0,7%.

O Retorno sobre o patrimônio está aumentando a cada ano e em uma taxa maior do que a média da indústria. Em 1995, era de 20,7%, superior à média de 18,25% e perto das maiores empresas em exposição na figura 3, de 22,1%, mostrando que o retorno do investimento na empresa está aumentando, o que é bom para o proprietário. O Retorno sobre ativos também está diminuindo e menos do que a média da indústria. Por exemplo, em 1995, foi de 4,7%, menos do que a média de 6,3%. No entanto, isto também tem um lado positivo. Isto significa que a empresa tem um monte de inventário, o que é bom em um ponto de vista de venda, porque isso significa que há uma base maior de seleção disponível para os clientes. Isso poderia trazer mais clientes porque eles podem ser mais confiáveis, pois a empresa tem na mão o que eles precisam, a chamada ponta entrega.

Os índices de endividamento estão aumentando e é mais do que o dobro da média da indústria. Em 1995, foi de 265% em comparação com a média de 170%. A empresa tem um monte de dívida para lidar, incluindo o pagamento ao parceiro o que é devido a ele. No entanto, nunca houve um problema com o pagamento das contas. Todas as referências mostram que ele é um bom homem de negócios e é confiável. Para o banco, o empréstimo está sendo pago, o banco está feliz e parece que a empresa pode lidar com o pagamento o empréstimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com