TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NO DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NO DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

1. TEMA

A importância da motivação dos colaboradores no desenvolvimento das empresas

2. INTRODUÇÃO

A Teoria Comportamental trouxe novos olhares sobre motivação, liderança e comunicação nos ambientes organizacionais. A partir disso passaram a ser trabalhadas as imagens das organizações baseadas numa visão mais humana no relacionamento empresa-funcionário.

Na época da Revolução Industrial esse relacionamento era baseado exclusivamente no trabalho exaustivo e na necessidade de ter o sustento das famílias, então as empresas não se preocupavam com fatores como bem estar e motivação de seus funcionários.

A partir disso os funcionários passaram a ser entendidos como parte importante da empresa, e com isso os olhares passaram a ser mais direcionados para os funcionários como pessoas e não como máquinas, modificando a cultura das organizações a cada dia, e trabalhando mais com fatores que incentivem e motivem os funcionários de forma que possam manter seu desempenho e produtividade altos.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

É perceptível que as empresas precisam manter-se atentas no nível de motivação de seus colaboradores, uma vez que estes são seu maior diferencial competitivo na luta diária que enfrentam para se manter ativas e em destaque no mercado. As pessoas têm necessidades que precisam atender para que se sinta motivado e produtivo.

Dentro do ambiente empresarial a motivação e liderança são conceitos que estão interligados, pois um bom líder precisa estar motivado dentro de seu ambiente de trabalho para ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.

Dentro das organizações a falta de motivação é um assunto muito discutido, pois para uma empresa alcançar sucesso é preciso também que ela consiga capacidade de motivar cada elemento existente dentro dela.

Dentro do trabalho a motivação é um conjunto de motivos que influenciam a conduta de um indivíduo, sua disposição para realizar as tarefas e quanto mais motivação ele tem melhor vai seu desempenho, melhor vai cumprir o seu trabalho. Dessa forma é muito importante que os líderes ou chefes saibam influenciar seus trabalhadores, porque assim conseguem com grande probabilidade que se ocorra um aumento na produtividade.

Considera-se a Revolução Industrial como um dos precursores do conhecimento que se tem hoje sobre mmotivação nas organizações, foi um embrião do que se tem hoje, mesmo sabendo que as organizações já existiam muito antes dela, conclui-se que a preocupação com o fator humano nas organizações é algo recente. Segundo Bergamini (1997), muito antes da Revolução Industrial, uma das formas de motivação eram as punições tanto psicológicas como de restrições financeiras que generalizavam o ambiente com medo, após a mesma passou-se a investir mais no aumento dos processos produtivos que trouxe uma melhoria na forma de trabalho.

Assim sendo é deve-se esclarecer que não é tarefa da administração motivar as pessoas que trabalham numa organização, mesmo porque isso é impossível devendo levar em cconsideração que a motivação é um processo intrínseco; íntimo para cada pessoa, mas, entretanto a organização pode e deve criar um ambiente motivador, onde as pessoas devem buscar satisfazer suas necessidades próprias.

Comportamento humano na organização é um sistema complexo, sujeito aos fatores internos (decorrentes de suas peculiaridades de personalidade, como aptidão em aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de costumes, de anseios, de importâncias) e externos (decorrentes da atmosfera que envolve peculiaridades organizacionais, como preceito de gratificação e penalidades, de fatores sociais, de políticas, de conexão coletiva existente).

As pessoas podem ser motivadas de duas maneiras: intrinsecamente (impulsos interiores, de classe fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, necessidades, frustração, capacidades, destreza, atitudes e empenho), e extrinsecamente (derivam do ambiente externo, estímulos ou incentivos que o meio proporciona ou práticas que a pessoa busca para satisfazerem a uma necessidade).

Existem teorias que buscam explicar a motivação, os fatores motivacionais e sua influência no ser humano. Chiavenato (2014, p.23) comenta que “é difícil diferenciar, ou identificar o que é um fator motivacional, visto que esse fator quase sempre em direção ao desempenho positivo de um determinado sujeito.”

Dessa forma o ato de motivar os funcionários é um desafio para as organizações, que precisam estar atentas à rotina dos colaboradores durante a realização de suas atividades para que possam identificar maneiras de trabalhar o fator motivação.

Marras (2000, p.96) afirma que “cada um desenvolve forças motivacionais distintas em momentos distintos e que essas forças afetam diretamente a maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas”.

Uma vez que cada indivíduo possui características peculiares em relação uns aos outros, a origem da motivação de cada um também será diferente. Seus anseios e suas metas, seus objetivos em relação à função que ocupa na organização e ao que busca conquistar dentro dela, sempre irão diferir de pessoa para pessoa.

Figura 1: Modelo básico da motivação

Fonte: CHIAVENATO (2009)

Através da figura 1, o autor buscou explicar que existem premissas que podem explicar o comportamento humano que seriam os estímulos, a necessidade e o objetivo: o comportamento é causado por estímulos intrínsecos e extrínsecos; o comportamento é aleatório, mas sim direcionado a atender as necessidades do indivíduo; e, o comportamento é orientado para objetivos.

Todavia os resultados alcançados pela motivação são variáveis de pessoa para pessoa, pois cada um reage de uma forma aos estímulos, mesmo que se tratem dos mesmos estímulos para um grupo todo.

São fatores que podem estimular os colaboradores mantendo-os motivados:

- Liderança motivadora:

A liderança é a maior responsável pela motivação de seus colaboradores, existindo uma liderança apropriada por parte do superior imediato, o incentivo, a motivação será muito superior. Liderança é a arte de comandar pessoas, conseguindo atrair e influenciar pessoas que estão a sua volta de uma maneira positiva em seus comportamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com