TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

MACROECONOMIA

Atividade à Distância 4 (AD4)

  1. (20 pontos) Cite e explique sucintamente quais são, as principais funções da moeda.
  2. (40 pontos) De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM), você espera que a velocidade da moeda seja maior em uma nação com nível de preços estável ou em um país com inflação alta?
  3. (40 pontos) “A moeda é mais importante no sistema keynesiano que no sistema clássico.” Você concorda? Você afirmaria que o oposto é verdadeiro?

RESPOSTAS:

QUESTÃO 1 )  A  moeda tem 3 funções:

  • Meio de troca – a moeda é o instrumento de aceitação geral,pode ser recebida para a aquisição de um bem,ou para a cessão do mesmo (venda).Ela serve para quitar débitos e é também um meio de pagamento geral.Ela transforma as transações em trocas indiretas.
  • Unidade de conta – permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos,os haveres e as dívidas.Ela expressa os valores das mercadorias e de todos os ativos em geral pela sua unidade de conta.
  • Reserva de valor – aqui ela pode ser usada como uma acumulação de poder aquisitivo,ou seja,moeda que você poderá usar futuramente.A moeda não é o único ativo a desempenhar esta função,mas sua mobilização é imediata no poder de compra.Uma pessoa,com a posse de moeda,poderá usá-la futuramente.

QUESTÃO 2 ) A velocidade da moeda será maior em um país com inflação alta,já que a economia estará utilizando recursos desempregados,assim a expansão monetária estimula a produção agregada.

QUESTÃO 3 ) Sim,já que o sistema clássico sofria de limitações,pois era um modelo matemático muito rigoroso e que era fruto da imaginação e da inteligência de economistas brilhantes.Já no sistema keynesiano,o contato era direto com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (294.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com