TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA............................................................3

2.1 MICROECONOMIA..............................................................................................3

2.2 MACROECONOMIA. ..........................................................................................4

2.3 PESQUISA DE CAMPO.......................................................................................4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS................................................................................5 

4 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE..........................................................................6

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................7

REFERÊNCIAS..........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

O portfólio tem por objetivo analisar como a economia se baseia na sociedade e nas decisões tomadas pela mesma. Existem dois tipos de decisões Individuais e em sociedade. Uma economia composta por receitas, despesas, bens e serviços que são comercializados constantemente, Insumos para esses Bens e serviços, Salários para a mão de obra, aluguéis, lucros das empresas e pessoas, a Terra, o Capital e o trabalho. Essa composição macroeconômica forma microeconomias que proporcionam o desempenho da economia maior, como por exemplo, as famílias, as empresas, e os mercados que esses componentes formam. Sendo assim o estudo a seguir vem analisar, todos os aspectos de funcionamento de um mercado da região.  

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Antes de iniciarmos qualquer análise sobre um estabelecimento, devemos conhecer um pouco sobre a Macroeconomia e Microeconomia, para melhor compreendermos todos os dados obtidos na pesquisa.

2.1 MACROECONOMIA

Estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de cambio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores. (PORTAL EDUCAO, 2014) Macroeconomia nada mais que, o estudo de fenômenos da economia como um todo (inflação e desemprego). Estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. Sua estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados Mercado de Bens e serviços, Mercado de Trabalho, Mercado Monetário, Mercado de Títulos e Mercado de Divisas.

2.2 MICROECONOMIA

As teorias microeconomias fornecem a base eficiente da empresa. Elas definem as ações que permitirão empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de lucro são extraídas da teoria microeconômica. Nela, questões relativas composição de fatores produtivos, níveis timos de vendas e estratégias e determinação de preço do produto todas afetadas por teorias do nível microeconômico, isto, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na forma do preço. A microeconomia ou teoria dos preços analisa a forma de preços no mercado, isto como a empresa e o consumidor se interage e decide o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na forma do preço. (Brasil Escola, 2014) A microeconomia se preocupa em explicar como fixado o preço e seus fatores de produto, e divide-se em Teoria do Consumidor, Teoria de Empresa, Teoria do Produto. Sendo assim, nosso trabalho gira em torno da microeconomia, pois toda a pesquisa realizada busca compreender e analisar a relação empresa, consumidor, preço e quantidade, dentro de um supermercado.

2.3  PESQUISA DE CAMPO

Para melhor compreendermos os conhecimentos adquiridos anteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo, onde, através de um questionário, obtiveram-se alguns dados, que abaixo serão transcritos, observando neles, os conceitos de microeconomia. Após a análise das perguntas feitas no supermercado pode-se perceber que o supermercado columbia city comercializa produtos diversos como de limpeza, gêneros alimentícios, frutose verduras, produtos panificados, utensílios de casa e cozinha. Seus clientes têm os mais diferentes perfis, porém os principais clientes são do bairro Columbia City na cidade de Guaíba que fazem compras com pagamentos em dinheiro e cartão com gastos de 2 e 500 reais. Alguns têm preferencia por marcas, entre elas estão as mais conhecidas no mercado, como por exemplo: Omo, Nestlé, Colgate, Coca Cola, Tang, entre outros. Eles compram mesmo com aumento de valores nos preços, e somente quando no h substituem por outras marcas. Ao questionarmos sobre os preços comprovamos que o mesmo definido conforme h o aumento das despesas e das mercadorias. E que a inflação interfere sim nos preços praticados pelo supermercado, e o mesmo acontece com o aumento dos custos e impostos, h um aumento automático sobre os produtos nas prateleiras. J em relação aos fornecedores do mercado obteve-se dados de que para ser feita a aquisição de mercadorias, realizada uma cotação de preço com os vários fornecedores, onde o que obtiver o menor preço fica sendo responsável pela entrega de mercadorias ao supermercado, e os prazos para pagamento de fornecedores são à vista ou 28 dias, sendo com boleto bancário ou cheque. Finalizando a pesquisa, comprovou-se que o supermercado, por estar localizado em um bairro tem sim diversos concorrentes, ou seja, os outros mercados na região. E que suas as estratégias de vendas são divulgações em panfletos de promoções e Jornal.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS

 Durante a pesquisa, pode-se perceber que por ser um supermercado de bairro os clientes nem sempre são fixos, depende muito das diversas estratégias de vendas, sendo assim, decidiu-se fazer uma pesquisa experimental, onde se selecionou uma amostra para cada faixa etária de clientes, que mais frequenta o supermercado entrevistado. Justificou-se essa pesquisa, pelo fato de que, para se ter uma boa clientela, e estar sempre a frentes dos seus concorrentes, os mercados da região buscam estratégias de vendas diversas, e para verificarmos a melhor utilizada, buscou-se essas informações com os mais interessados na compras, os clientes. Foi formulado o seguinte questionamento aos entrevistados Qual o tipo de estratégia de venda que mais te chama a atenção na hora de fazer sua compra e para técnica de amostragem, utilizamos a faixa etária, coletando os dados na forma de formulário, onde se buscou aleatoriamente 05 (cinco) clientes que fazem compras diariamente, no bairro Columbia City na cidade de Guaíba/RS. Ao analisar os questionários podemos perceber que a maioria dos clientes são atraídos por promoções e descontos, somente os de faixa etária de ate 20 anos fazem suas compras sempre no mesmo estabelecimento não se importando com descontos, propagandas e outras estratégias de vendas. J as faixas etárias de até 30, 50 e 60 anos fazem suas compras de acordo com os descontos e promoções oferecidos pelos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com