TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  25/9/2015  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Socioeconômico

Departamento de Economia e Relações Internacionais

Disciplina: Macroeconomia II

Acadêmica: Helena Knoche

Professora: Eva Yamila Amanda da Silva Catela

Semestre 2015.1

RESENHA VAZ MUNHOZ

Devido a forte crise financeira internacional nos anos de 2007/2008, o artigo traz a questão do controle de capitais. A autora se propõe a examinar a relação entre a vulnerabilidade externa no Brasil e a volatilidade dos fluxos internacionais de capitais, buscando de tal maneira responder perguntas como: de que maneira e tamanho a instabilidade financeira e o desempenho macroeconômico dos países ainda em desenvolvimento estão vinculados ao processo de liberalização financeira e também em relação a volatilidade dos fluxos de capitais estrangeiros? Há distinção no impacto da vulnerabilidade externa brasileira, tratando-se de fuga de capitais ou de volatilidade dos fluxos de capitais? A relação entre os movimentos voláteis de fluxos financeiros e a estabilidade macroeconômica propõem a adoção de controles interrupto de capitais?  

O artigo decorre separado em três formas e é utilizado o modelo VAR. Na primeira parte fica claro a forte atração de capitais voláteis junto ao processo crescente de liberalização dos fluxos financeiros. Evidencia-se a fragilidade financeira, no sentido que, mesmo quando existem melhoras nos fundamentos econômicos, ainda tem-se a instabilidade para os mercados financeiros.

Na segunda parte, a autora coloca os indicadores de volatilidade dos fluxos financeiros e as medidas de fugas de capitais como complementares.

E então na terceira parte, é possível concluir que um maior controle dos fluxos internacionais de capitais tendem a facilitar a promoção do desenvolvimento econômico sustentado no Brasil, porém, a pouca eficácia do controle de capitais por meio do IOF, mostra a real necessidade de medidas mais concretas, que vetem efetivamente a especulação dos investidores estrangeiros.

Fica claro que a autora concorda no controle de capitais, mas não com a maneira que está sendo feito. Defende outras medidas que seriam melhores do que o IOF.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com