TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  8/11/2015  •  Artigo  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04.

O ALUNO DEVE ENVIAR AS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 04.

VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00

QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É AUMENTAR O NÍVEL DE EMPREGO, RESPONDA: (VALOR = 1.00)

  1. Que tipo de política monetária deve ser adotada neste caso: expansionista ou contracionista?

Resposta: Expansionista.

  1. Cite e explique um instrumento de política monetária que deve ser adotado para atender ao objetivo de aumentar o nível de emprego.

Resposta:

A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos maioritariamente no setor privado. Essa política é adaptada em épocas de recessão visando aumentar a procura agregada e gerar novos empregos. Quando o banco central decide reduzir a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser aumentada e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional. Comprando esses ativos dos bancos, o banco central esta, efetivamente, a fornecer moeda à economia, logo, a taxa de juros diminui. Esta prática denomina uma política monetária expansiva e um dos principais objetivos é aumentar a oferta de emprego.

QUESTÃO 02: DEFINA: (VALOR = 1.00)

  1. PIB (produto interno bruto).

Resposta:

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

  1. Impostos indiretos.

Resposta:

O imposto indireto é um tipo de imposto que incide sobre transações de mercadorias e serviços, sendo a base tributária os valores de compra e venda. Este tipo de imposto é cobrado tanto do produtor como do consumidor, independentemente da condição social, e é calculado no valor adicionado e na transação total. Os impostos sobre vendas podem ser: (ad valorem), ou seja, variável de acordo com o valor, pois é o resultado do uso da alíquota incidente sobre o preço da mercadoria; Específico, ou seja, cujo valor é especificado e fixado, independentemente do preço da mercadoria ou serviço. No Brasil, entre os impostos indiretos estão Cofins, FGC, IPI, ICMS, IOF e PIS.

  1. Oferta agregada potencial.

Resposta:

A Oferta Agregada representa o que as empresas, no seu conjunto, estão dispostas a produzir e a vender para cada nível geral de preços, assumindo como constantes todas as restantes variáveis determinantes da oferta agregada tais com as tecnologias disponíveis e as quantidades e preços dos fatores produtivos.

  1. Liquidez.

Resposta:

Bom, a liquidez é a facilidade de converter o ativo em dinheiro, ou em outras palavras, um ativo com alta liquidez indica que teremos facilidade em vender o mesmo, caso precisemos do dinheiro de imediato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com