TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mantendo Pessoas. Monitorando Pessoas

Artigo: Mantendo Pessoas. Monitorando Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Artigo  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

Mantendo Pessoas. Monitorando Pessoas

Passo 1- Breve estudo sobre relação empregado X empregador

Relação entre Empregador e Empregados

Empregador – admite, assalaria e dirige, sumindo riscos das atividades econômicas.

Empregado – pessoa física que presta serviço de natureza não eventual

Com o trabalho, o homem transforma sua vida, acumula bens e retira seu sustento do seu trabalho, sendo livre, ou seja, dono do seu próprio negócio, ou sendo empregado produzindo para um patrão.

O empregado sempre sofreu exploração direta sem a vergonha do seu patrão. Para aumentar sua produção o patrão foi obrigado a ter seus próprios empregados todos os dias à disposição, fazendo assim com que sua mão de obra fosse assalariada conforme sua precisão houve também a evolução dos maquinários e tornando assim o empregado refém ou escravo de suas maquinas, neste período nem mulheres nem crianças eram poupadas.

A exploração faz com que os funcionários trabalhem até 18 horas por dia sem segurança ou garantia de vida, não respeitando assim o ser humano, escravizando o homem que seria dotado de direitos e garantias.

O homem neste período chega passar necessidades, mantendo assim o trabalho acuado. O trabalhador que visasse desenvolvimento, estaria começando luta contra a burguesia, iniciando assim, o surgimento de organizações e associações a sindicatos, isto faz com que abra um abismo entre empregador e empregados.

Existe uma preocupação em transformar chefes, em pessoas simpáticas, se preocupando com a produção e com o próximo, tentando assim a melhoria do relacionamento.

O empregador dirige sua empresa e não a vida social do empregado devendo assim tratá-lo com dignidade e respeito.

Passo 2 – Leitura e estudo sobre higiene e segurança do trabalho

Higiene e segurança do trabalho – normas e procedimentos para proteger a integridade física e mental do trabalhador, evitando assim riscos à saúde em relação ao cargo que exerce.

Higiene do trabalho – diagnosticar e prevenir doenças ocupacionais tem caráter preventivo, promovendo o conforto do funcionário, iluminação, temperatura e ruídos fazem parte também, sempre o funcionário deve estar munido e protegido pelos EPI’s, sendo que estes também devem estar ciente dos benefícios que estes equipamentos produzem, fazendo com que estes nãos sejam incômodos para sua utilização.

Existe a necessidade de mudança de comportamento dos funcionários em relação a valorização do equipamento em relação a sua vida, sempre sendo bem orientados por suas chefias.

Passo 3- Plano de Ação

O termo estratégia, bastante utilizado com relação às operações de comando militar, consiste, em geral, na arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. É a arte de explorar condições favoráveis com o fim de melhor alcançar resultados desejados.

Assim compreendida, a estratégia se faz necessária em todos os empreendimentos humanos: educacionais, políticos, profissionais, produtivos, econômicos, esportivos, comerciais, etc.

A concepção de uma estratégia implica em: conhecimento geral e específico, fonte de informações e de dados disponíveis, esforços pessoais e conjuntos, cooperação e gerenciamento.

O delineamento detalhado de uma estratégia deve integrar o plano de ação, a ser desenvolvido, sendo coerente com a disponibilidade de recursos materiais e humanos e, bem assim, com os objetivos e as metas igualmente delineados.

Dentre as muitas vantagens de preparar e executar uma estratégia bem definida para qualquer empreendimento, por mais simples que possa nos parecer, podemos citar: a economia te tempo e de recursos; a segurança do direcionamento da execução; o controle dos efeitos positivos e negativos, e a possibilidade de reverter situações e solucionar problemas e dificuldades ocasionais, no decorrer do processo.

Objetivos: Melhorar o cotidiano da empresam suas relações e comunicação

Medidas: capacitação dos gestores e ações com os colaboradores

Plano de Ação

Objetivos Estratégias Recursos Necessários Cronograma Responsável Status

Capacitar gestores para uma melhor relação com colaboradores Oferecer palestras com capacitados da área. Cachê para

Palestrantes e

Diretores 01/07 até 10/07 Miguel Filliage

Conscientizar gestores e colaboradores sobre a postura cotidiana Por meio de quadros teatrais animados abordar situações e posturas do cotidiano. Companhia de teatro e auditório 11/07 até 13/07 Marcos Aurélio

Sensibilizar gestores sobre as questões e organizações dos sindicatos e associações do gênero. Promover reuniões entre gestores e responsáveis pelos sindicatos e cooperativas Deslocamento para gestores e estrutura para reuniões e alimentação. 15/07 até 15/08 Antonio Carlos

Integrar o grupo como um todo e fortalecer o espírito de equipe Organizar dinâmicas que facilitem a integração da equipe Sala de dinâmica e profissional habilitado 20/08 até 20/09 RH

Consultar os funcionários e gestores sobre as mudanças necessárias Organizar reuniões de exposição de sugestões Material de Consumo e salas para as atividades 25/09 até 30/09 Gestores

Avaliar o processo de ação e impressões Mediar reuniões de avaliação para registrar os resultados do plano de ação Material de Consumo e salas para as atividades 05/10 até 06/10 Gestores , Direção e RH

Conclusão

Importante ressaltar que para um bom plano de ação etapas não podem ser esquecidas: começo, meio e fim.

Mapear os problemas seria o começo, na seqüência teríamos as tentativas de melhorias e por fim uma avaliação dos resultados e problemas.

Respeitar essa ordem é organizar a ação e administrá-la.

A pesquisa nos trouxe a possibilidade de refletir sobre as ações e desenhar sua prática, favorecendo nosso perfil profissional para desafios futuros.

Muito satisfatório o processo!

Passo 4 – Slides de apresentação sobre o plano de ação

Os slides estão relacionados a empresa escolhida, ações anteriores pesquisadas e plano de ação desta etapa da atividade complementar. Referência Bibliográfica

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas

organizações. Ed. Elsevier, 2009. PLT 160.

Matos, P. P. Higiene e Segurança do Trabalho. Disponível em: https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3MC00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en. Acesso em: 25/05/2013.

Romero, J. T. Relação entre empregado e empregador. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00NzliLWJ

kZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en>. Acesso em: 25/05/2013.

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »