TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os novos desafios da Gestão de Pessoas. Agregando Pessoas.

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – Gestão de Pessoas

Etapa 1: Os novos desafios da Gestão de Pessoas. Agregando Pessoas.

Passo 1

Tema: Gestão Estratégica de Pessoas

Referencia Bibliográfica: LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.

 “O processo de globalização, principalmente na esfera empresarial fez com que mudanças fossem adotadas na gestão administrativa das empresas. Essas mudanças se referem principalmente ao modo de encarar as pessoas que as compõem. Por acreditar que as pessoas são a essência das empresas, este trabalho tem por objetivo explicitar a importância das pessoas e de como saber lidar com elas influencia nos resultados das organizações. Para gerir pessoas não se pode mais ter uma visão mecanicista, metódica, é preciso discutir e entender as diferenças entre as técnicas obsoletas e as modernas juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento. Precisamos resgatar o papel do ser humano nas organizações, com a finalidade de torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. Agindo dessa forma, a organização verá que o capital humano será seu grande diferencial competitivo. Neste artigo procurou-se apresentar uma breve análise da importância da gestão de pessoas nas organizações e o quanto elas refletem positivamente nos resultados finais de uma empresa. A gestão de pessoas eficaz e aliada à gestão da inovação e conhecimento garantem vantagens competitivas importantes e difíceis, podemos dizer quase impossíveis, de serem copiadas pelas concorrentes.”

Tipo de Fichamento: Análise Teórica

Tema: Sucesso Organizacional

Referencia Bibliográfica: DALLA VALLE, Cátia ET. AL. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional.

“O presente artigo procura investigar algumas diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, bem como faz refletir sobre o novo contexto adquirido por essa área, sendo observado que nas ultimas décadas tem levado as organizações a traçar novas formas de gestão, com a finalidade de melhorar o desempenho, alcançar resultados e o sucesso dessas empresas depende diretamente do investimento no capital humano e sua contribuição para satisfação dos clientes. Desse modo, debateu-se através de uma revisão de literatura enquanto abordagem metodológica, as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nas experiências estratégicas como treinar, desenvolver, acompanhar e avaliar as pessoas dentro dos ambientes organizacionais. Daí a necessidade de resgatar o papel do ser humano nas organizações, a fim de torná-lo mais desenvolvido, capacitado e adaptado a era da competitividade capitalista, conquistando papéis fundamentais e habilidades enriquecedoras enquanto colaborador e empreendedor de sua empresa no sucesso organizacional.”

Tipo de Fichamento: Análise Teórica

Passo 2

Qual a importância do Departamento de Recursos Humanos nas Pequenas empresas?

A Empresa Gráfica Impress é uma empresa de pequeno porte não possui um sistema de Recursos Humanos, as funcionalidades de Departamento de Pessoal são executadas por um escritório de contabilidade. Sabemos que a empresa sofre muitas deficiências por não ter um Departamento de Recursos Humanos implantado. A empresa tem uma carência a respeito de qualidade de vida para os colaboradores devemos lembrar que sua rotatividade também é muito grande.

Realizamos um relatório para apresentar ao presidente da Gráfica Impress, com uma gestão de RH estratégico a rotatividade de colaboradores iria diminuir a qualidade de vida melhor e assim trazer inspiração e motivação para os colaboradores com tudo isso poderíamos trabalhar no desenvolvimento dos colaboradores e assim descobrir novos talentos.

IMPLANTANDO O DEPARTAMENTO DE RH NA EMPRESA

Para Implantação do RH na empresa devemos enxergar a empresa como um todo externamente e internamente. Devemos desenhar a estrutura organizacional da empresa:

[pic 1]

Pois assim podemos atribuir melhor as funções a cada colaborador e principalmente para gerentes, encarregados e lideres. Para conseguir alcançar os colaboradores e fazer uma trigaem da causa raiz que está levando a rotatividade aumentar de formar assustadora. Desta forma conseguiremos reter os colaboradores e assim desenvolver os colaboradores que permanecem hoje na empresa.

È Necessário que a empresa tenha uma cultura organizacional e os seus princípios como:

Missão, Visão e Valores.

Pois os colaboradores precisam todos conhecer a empresa e ter um foco. Para que todos tenham um amplo conhecimento da empresa é necessário que os colaboradores passem por uma integração no ato da contratação.

È Necessário que trabalhe na estratégia de contratação de colaboradores, a forma que é feito o Recrutamento e seleção Externo. Lembrando que a empresa pode trabalhar com um recrutamento e seleção interna para assim motivar os colaboradores.

Benefícios

A Empresa pode motivar os colaboradores oferecendo alguns Benéficos, assim demonstrando a importância do colaborador como humano. Quando o colaborador se sente importante ele retribui para a empresa com o seu serviço e assim veste a camisa da empresa e faz o melhor pelo nome da empresa.

Segurança e melhor qualidade de vida do colaborador:

VALE TRANSPORTE OU FRETADO

[pic 2]        A empresa pode oferecer o vale transporte em um cartão Municipal ou Intermunicipal.

  [pic 3]       Ou um fretado que gera mais conforto e segurança para o colaborador.

As duas opções acima a empresa irá descontar até 6 % do salário do colaborador.

ALIMENTAÇAO

[pic 4]A empresa pode oferecer cartões de Vale Alimentação ou Vale Refeição para o colaborador.

[pic 5] O Restaurante terceirizado corporativo traz mais qualidade de vida, pois o colaborador não tem preocupação da refeição azedar ou estragar.

CONVÊNIOS

Saúde

[pic 6]

Odontológico

[pic 7]


Seguro de Vida

[pic 8]

Caça Talentos

[pic 9]

Treinamento e Desenvolvimento

 [pic 10]

 Passo 3.

Planejamento para ações estratégicas empresa Gráfica Impress

Referência Bibliográfica: Planejamento Estratégico – Marcela Lupetti -      Gestão de Pessoas nas organizações: Praticas atual sobre RH estratégico

Primeiro passo: realizar uma análise do ambiente externo da empresa, verificando os possíveis problemas que a empresa em questão poderia ter, contesta do mercado que o cerca e até possíveis problemas ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (528.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com