TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Desafio profissional

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

JOSÉ CORREIA CARDOSO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III - PIM III

DOURADOS - MS

2014

JOSÉ CORREIA CARDOSO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III - PIM III

Trabalho apresentado no curso Tecnologia e Logística da Unip interativa, para avaliação do projeto integrado multidisciplinar III.

DOURADOS - MS

2014

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise da utilização prática dos conhecimentos obtidos nas matérias de Contabilidade, Fundamentos e importância da logística e Estatística Aplicada. A JL engenharia ilimitada ., alvo do estudo esta sediada na cidade de Dourados-MS, onde atua desde 1986 no setor da construção civil além de executar obras possui fábrica de artefatos de cimento como tubos de concreto e estruturas pré-moldadas. A disponibilidade das informações pela empresa possibilitou a análise de sua estrutura financeira e cálculo dos índices de liquidez relevantes no meio empresarial bem como a identificação das práticas de gestão e controle da empresa no que tange a logística e apresentação da aplicabilidade estatística como ferramenta para tomada de decisão.

Palavras-chave: Logística, contabilidade, estatística, recursos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA............................................06

2.1 Apresentação da empresa pesquisada............................................................06

2.2 O papel da logística na empresa.......................................................................06

2.3 Missão da logística.............................................................................................07

2.4 Fluxos logísticos da empresa...........................................................................07

2.5 Logística reversa................................................................................................09

3 CONTABILIDADE...................................................................................................09

4 ESTATÍSTICA.........................................................................................................11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

ANEXO......................................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem apresentar uma análise de uma empresa do setor da construção civil localizada na cidade de Dourados-MS, a escolha desta empresa se deu pelo próspero momento vivido pela cidade que passa por inúmeras obras.

Iniciando a apresentação dos resultados obtidos são apresentados os aspectos logísticos da empresa, compreendendo a análise do papel que a logística desempenha dentro da empresa e como é feito seu planejamento.

As análises convergem para identificação das atividades relativas a logística e suas ferramentas, descrevendo os processos de aquisição, produção e armazenamento.

Por meio de um esquema é apresentado o fluxo logístico dos principais processos produtivos da empresa culminado na apresentação de uma sugestãoparaaperfeiçoar a utilização dos recursos.

No segundo capitulo é compreendido pela análise de aspectos contábeis no que se refere às normas que regulamentas a apresentação das demonstrações contábeis, seguindo da análise do Balanço Patrimonial e o cálculo de alguns índices de liquidez que auxiliam no diagnóstico da saúde financeira da empresa.

Finalizando o trabalho são apresentadas algumas das possibilidades de emprego da ferramenta estatística no meio empresarial, desde a divulgação de dados coletados por meio de gráficos e cálculo da média de produção em um determinado período.

2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA.

2.1 Apresentação da empresa pesquisada.

Funda em 1986 a empresa JL engenharia ilimitada, está localizada na cidade de Dourados/MS, atuando no seguimento construção civil, além de executar obras a empresa conta com uma fábrica de artefatos de concreto destacando-se a produção de tubos de concreto para aplicação em obras de drenagem e pavimentação.

Desde o início de suas atividades a empresa tem desenvolvido práticas de produção modernas com o emprego de máquinas buscando a máxima produção, com o mínimo de desperdício.

A preocupação com o desperdício é uma constante na empresa, devido à escassez de matéria prima “brita” na região e a distância geográficados fornecedores de outra matéria prima “cimento”.

Devido a estes produtos fundamentais para o desempenho de suas atividades a empresa investe em uma frota própria para obtenção de matéria prima e o transporte de seus produtos acabados.

        

2.2 O papel da logística na empresa.

A logística na empresa JL engenharia ilimitada, está ligada diretamente com os resultados da empresa, onde a maximização dos recursos é um objetivo constante, a aplicação dos recursos de transporte e movimentação segue um padrão pré-determinado pela gerência, onde movimentos desnecessários são abolidos do processo.

O objetivo principal da gestão logística na empresa é a que o produto acabado fique o menor tempo possível em estoque, respeitando o tempo de “cura” para que não ocorram perdas durante o transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com