TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mark e Seus Descendentes

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Dos Preços ao Valor..............................................................................................4

2.2 Moeda e Crédito.....................................................................................................5

2.3 Repartição de Renda..............................................................................................6

2.4 Economia Internacional..........................................................................................7

2.5 Desenvolvimento Economico.................................................................................8

2.6 Socialismo..............................................................................................................9

2.7 Custos Econômicos e Contabeis..........................................................................10

2.8 Ética Política e Sociedade....................................................................................11

2.9 Tributos.................................................................................................................12

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir vamos dar ênfase a questões econômicas muito abrangentes, e que vão ajudar no nosso dia a dia, vamos entender um pouco em algumas teorias como se dá a distribuição de renda na economia, também vamos verificar qual o principal aspecto para a fixação de preços no mercado, entre outros aspectos importantes.

O trabalho em que vamos estudar a seguir trata-se de um livro chamado “Aprender Economia” por Paul Singer, um autor fabuloso que retrata bem suas ideias e dos aspectos históricos estudados. Ele abrange vários conteúdos que vão ser citados em todo os parágrafos abaixo, ideias muito interessantes e teorias bastante libertadoras a respeito do âmbito econômico.

Os textos a seguir vão dar ênfase em assuntos abordados ao longo dos tempos por diversos economistas como Marx entre outros. O principal objetivo é aprofundar os estudos e ver que a economia se encontra presente em cada “esquina” das nossas vidas. Podemos presencia-la em todos os lugares e aplica-la em todas as nossas atividades.

Espero que consigam ler e entender mais afundo o qual a finalidade do trabalho e entrar um pouco em nosso cotidiano. Vale ressaltar que todo o trabalho feito fora baseado em textos de poucos autores e que os mesmos têm ideias parecidas. O que facilitou a elaboração do trabalho. Tenham uma ótima leitura do trabalho e que possam aproveita-lo ao máximo.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 DOS PREÇOS AO VALOR

        Nesse primeiro capitulo vemos como os preços são formados em diferentes tipos de mercado. Observamos também quais as variáveis que podem afetar o preço de cada produto. Por exemplo os produtos elásticos ou produtos inelásticos. É importante ressaltar que todo o estudo e análises feitas foi direcionada em economia de mercados.

        Temos hoje vários tipos de variáveis que afetam o preço, mas nosso estudo vai se basear da seguinte forma. O vendedor fixa o seu preço de seu determinado produto. Outro aspecto importante é que a economia capitalista tem a evitar o monopólio generalizado de empresas a frente de um setor, a não ser em setores específicos onde seu retorno não traria benefícios como agua iluminação pública entre outros.

        Conhecer esses conceitos e estritamente importante para entender melhor como funciona a formação de preços no mercado. Temos dois tipos de produtos (como já citados no primeiro parágrafo) que são bens elásticos e inelásticos. O bem elástico pode se ajustar conforme o crescimento do consumo da economia, porém o bem inelástico não consegue porque é fabricado por insumos do campo, onde a produção já é toda fixada e aumenta-la ficaria inviável para seu produtor.

        Outro aspecto importante é entender o valor de cada mercadoria. Diferente dos preços o valor é na mais simplificada das hipóteses um preço relativo de mercadorias, ou seja, essa simples teoria pretende explicar como e formado os preços de cada produto. Duas teorias podem explicar melhor essa questão que é a teoria do valor trabalho e a teoria do valor utilidade. Uma explica que o valor de um bem é fixado conforme sua utilização e o outro conforme os custos de produção.


2.2 MOEDA E CRÉDITO

Já no segundo capitulo vamos falar da moeda (dinheiro) e o crédito. Primeiramente temos que saber como a moeda surgiu e porquê da sua necessidade. Ora, nada difícil de entender pois antigamente tudo era feito em forma de troca, mas nem sempre você conseguia trocar seu bem por sua necessidade, então foi criado a moeda para “facilitar” essas trocas. As mesmas eram feitas de ouro prata e cobre, o que foi ao longo do tempo dificultando as negociações porque muitas das vezes saqueadores e ladrões sabiam que alguém iria fazer uma compra e poderia rouba-lo.

Então devido ao problema criaram os banqueiros (chamados de ourives na época) que eram responsáveis por guardar as moedas e emitir uma forma de título credor que poderia ser trocado em moedas de ouro. Ao passar do tempo os banqueiros foram criando estratégias para ganhar dinheiro, era um risco para o mesmo ficar com tantas moedas de ouro guardadas em sua residência. E assim o banqueiro começou a cobrar juros, e a partir daqui foi que o estado agiu para que o banqueiro não abusasse do cidadão comum com altas taxas de juros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com