TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Multinivel

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.361 Palavras (18 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 18

Resumo

Este estudo visa descrever e identificar o sistema de marketing de rede como estratégia para as organizações no mercado. No primeiro capítulo é apresentado os fatores contribuintes para o surgimento do sistema de marketing e sua evolução no decorrer dos anos.

No segundo capítulo são apresentados e abordados a influência do sistema do marketing de rede no desenvolvimento e na distribuição dos produtos e serviços. Este capítulo mostra também como a organização pode utilizar o sistema de marketing de rede no aperfeiçoamento e na qualidade do produto.

No terceiro capítulo visa abordar o relacionamento da empresa com o consumidor através a implantação do sistema de marketing de rede  na empresa oferecendo um produto de qualidade e com valor acessível ao cliente e principalmente satisfazendo suas necessidades com o produto utilizado.

Tendo um grande foco no relacionamento do cliente pois se ele tem suas necessidades sazonadas ele ira comprar novamente ao produto, ou seja , o cliente se torna fiel a empresa pois está satisfeito coma compra e a utilização do produto.

Palavras-chave: marketing de rede; relacionamento com o cliente; satisfação;Marketing Multinível

Introdução

Marketing de rede,também conhecido como marketin multinível (MMN), é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes.

Algumas empresas com ciência das estratégias utilizadas no mercado para aumento no seu capital e na margem de lucro organizal. Investiram nessas estratégias derivadas do marketing tradicional umas delas é o sistema de marketing de rede que teve o surgimento na década de 80 derivando das vendas diretas porém com diferencial na remuração dos revedendores.

Desta forma o objetivo do estudo foi identificar e descrever a vantagem competitiva a organização pode obter através da utilização do sistema de marketing de Rede . Analisando seu  modelo comercial de distribuição que facilitam a comercialização do produto com a mais acessibilidade ao cliente pois o produto chega até ele através dos distribuidores sem que ele precise ir no estabelecimento realizar a comprar.

Esperar-se com este estudo uma melhor compreensão do sistema de marketing de rede e de como a empresa utiliza esta estratégia na sua comercialização visando estabelecer  uma vantagem competitiva e resultados positivos através da utilização do modelo de distribuição  por meio da rede formadas por revendedores que fazem a comercialização do produto.

Espera-se também confirmar os fatores legais do marketing de rede definindo os pontos críticos pelo fato de envolver julgamentos éticos e morais em relação ao sistema de marketing de rede. Retirando certas divergências onde se possui uma abordagem  incorreta de marketing de rede e o esquema de pirâmide  funcionam da mesma maneira o que não é uma informação verdadeira.

O estudo se justifica à media que as organizações tem demonstrado interesse crescente na utilização dos sistema de marketing de rede  se consolidando num cenário de revolução organizacional. Objetivando na lucratividade na comercialização dos produtos através da rede de distribuidores independentes tendo também um relacionamento entre a empresa e consumidor ocasionando na fidelização do mesmo atendendo suas necessidades e satisfação do produto obtido.

A questão central que este estudo objetivou responder foi: Como as organizações podem utilizar  o marketing de rede como estratégia de desenvolvimento organizacional?

A resposta a essa questão central implica em esclarecer  as principais benefícios as organizações que utilizam o sistema de marketing de rede tendo a mesma uma melhor desenvolvimento nos produtos comercializados no mercado distribuidos através dos revendedores tornado o produto mais acessível ao cliente tanto no preço e na comodidade também pois o sistema de sistema de rede não utiliza propaganda e a divulgação do produto e feita pelo distribuidor que venda o produto podendo também cadastrar novos membros na equipe na rede de negócios.

Capítulo I - O surgimento do marketing de rede

Esta parte do estudo pretende-se abordar os fatores relevantes que contribuíram para o surgimento e a origem do sistema Marketing de rede.

  1. Os fatores importantes para o surgimento do marketing de rede.

O marketing de rede é um sistema que teve surgimento nos anos 80 e que expandiu por consequência da falha do marketing de massa que visava apenas no produto e na venda e no lucro do mesmo. Sem se importar se este determinado produto atendia ou não as necessidades dos consumidores e com grau da sua satisfação.

A empresa conseguia obter lucro com a venda do produto, porém na tinha um relacionamento com o cliente e uma fidelidade com o mesmo. Fazendo com que o mesmo ficasse alienado ao produto sem dar importância a satisfação dele e se o produto estava atendendo ao que ele almejava.

Com o desenvolvimento da tecnologia e com a globalização surgiram várias estratégias de comercialização e distribuição de produtos ou serviços  no mercado um delas é o sistema de marketing de rede também chamado de marketing multinível estabelecendo algumas mudanças  e dando uma abrangência no modelo de comercialização. Enfatizando que o marketing de rede é uma variação das vendas diretas, mas se difere em alguns pontos dentre ele o modo de remuneração dos distribuidores.

Segundo “Don faila define vender como “visitar estranhos” para lhes vender algo que eles talvez nem precisem nem queiram”. Ou seja, deve obter estratégias para atrair e reter clientes oferecendo produtos ou serviços de qualidade e principalmente que atenda as necessidade  consumidor final.

O canal de distribuição do sistema de marketing de rede vai além da venda direta, pois além da distribuição de produtos e serviços há um recrutamento de novos vendedores, ou seja, é formada uma equipe onde se obtém um líder onde ele tem a função de treinar os recrutados passando o plano de marketing da empresa e principalmente motivando os recrutados.

As vendas  são realizadas e divulgadas através dos distribuidores, ou seja, no marketing de rede não possui propaganda.

Fazendo com que as empresas tenham uma redução nos custos gastos com divulgação e propaganda sem ter a necessidade de pagar uma porcentagem para os meios de propaganda através do rádio ou TV. Onde a divulgação do produto também pode ser feita na internet onde o custo gasto também é menor. A divulgação do marketing de rede é feita boca-a-boca e através da rede negócios e dos membros da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com