TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING MULTINÍVEL

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.929 Palavras (16 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

JOÃO PESSOA - PB

ABRIL-2017

MARKETING MULTINÍVEL

JOÃO PESSOA - PB

ABRIL-2017

MARKETING MULTINÍVEL

RESUMO


O ambiente empresarial tem se tornado cada vez mais competitivo, percebendo-se que as empresas têm alterado sua forma de estruturação baseada em hierarquias e decisões centralizadas para uma estrutura mais flexível, semelhante a networks (redes). O Marketing Multinível tem sido uma das estratégias utilizadas pelas empresas de vendas diretas, através de distribuidores independentes, sem a necessidade de intermediários, consistindo em oferecer produtos diretamente aos consumidores. Esta estratégica de negócio vem crescendo e sendo explorada pelo mercado, mesmo levando em consideração que este segmento não é tão conhecido quanto o marketing tradicional, haja vista que muitos só conhecem o sistema de marketing tradicional que envolve campanhas publicitárias em tv, rádio e internet.

Palavras-chave: Marketing multinível. Regulamentação. Pirâmide financeira.

ABSTRACT

The business environment has become increasingly competitive, and it has been noticed that companies have changed their form of structuring based on hierarchies and centralized decisions to a more flexible structure, similar to networks. Multilevel Marketing has been one of the strategies used by direct sales companies, through independent distributors, without the need for intermediaries, consisting of offering products directly to consumers. This strategic business is growing and being explored by the market, even taking into account that this segment is not as well known as traditional marketing, since many only know the traditional marketing system that involves advertising campaigns on TV, radio and the internet.

Keywords: Multilevel marketing. Regulation. Financial pyramid.

INTRODUÇÃO

Desenvolveu-se nesse Trabalho um breve estudo sobre o modelo de negócio do marketing multinivel – MMN que também é conhecido como marketing em rede, haja vista que o MMN é uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, onde a divulgação dos produtos se dá pela indicação “boca a boca” feita por divulgadores (Distribuidores) independentes. Além da indicação dos produtos, os divulgadores podem indicar outras pessoas para entrar em sua rede e, assim, construir uma organização de escoamento de produtos e serviços com possibilidades de ganhos ilimitados.

Os benefícios de trabalhar com o MMN são ganhos ilimitados devido uma construção de confiança e respeito por toda uma cadeia de pessoas, já que o sucesso de um faz parte do sucesso de todos. A cadeia, que também é chamada por muitos de rede, busca dia a após dia crescer numa escala vertiginosa, tendo em vista que quanto maior for a rede maiores serão os ganhos decorrentes da mesma.

DEFINIÇÃO DE MARKETING

 De acordo com Pinho (2002), na década de 1930, com o aumento das indústrias e concorrência, os fabricantes foram obrigados a desenvolver estratégias de venda, a fim de recuperar os clientes perdidos, criando uma orientação para vendas, não focando somente na produção, visando prioritariamente o lucro, com o marketing servindo para facilitar a troca. Ainda segundo o autor, as primeiras definições modernas de marketing surgiram por volta da década de 1960. E de acordo com estudiosos da Ohio State University, as primeiras eram definidas como o processo no qual a sociedade está inserida como estrutura de bens e serviços abarcada e satisfeita pela promoção, compreensão, troca e distribuição física de produtos. Mais tarde, com a ideia mais clara que o marketing é voltado para o cliente, vieram outras definições como: processo de variadas atividades que inicia com bens e serviços desde quem produzindo em direção até ao cliente final (KOTLER; ARMSTRONG, 2007).

Desde seu surgimento, o marketing vem sofrendo várias alterações em sua definição, atualmente a sua preocupação está voltada para satisfazer os desejos do consumidor, podendo ser R. Liceu On-line, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 179-201, jul./dez. 2013 184 tanto tangíveis como intangíveis (COBRA, 2003). Hoje o conceito de marketing é fundamentado pelos pilares de ganho, mercado-alvo, marketing integrado e necessidades (KOTLER; ARMSTRONG, 2007).

O QUE É MARKETING MULTINÍVEL?

Embora essa seja uma indústria bilionária, da qual milhões de pessoas fazem parte ao redor do mundo muitas pessoas não sabem o que é multinível. Trata-se de uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, onde a divulgação dos produtos se dá pela indicação “boca a boca” feita por distribuidores independentes. Por esse trabalho, tais distribuidores recebem bônus, que seriam utilizados nas milionárias campanhas de propaganda tradicional. Além da indicação dos produtos, os distribuidores poderão indicar outros distribuidores e, assim, construir uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos ilimitados.

Essa expressão se tornou popular e as pessoas simplesmente a repetem, sem se perguntarem o que de fato ela significa. A expressão “marketing multinível” acabou se tornando o termo utilizado para designar essa atividade entre os profissionais da área. Na verdade, para quem está de fora, o MMN nada mais é do que um negócio de vendas, mas para quem está nesse negócio, ele é muito mais que uma mera atividade de vendas, é um estilo de vida e a expressão “marketing multinível” é quem proporciona esse desejado estilo de vida, com rendimentos passivos gerados por vários níveis de uma organização de vendas, ou seja, “marketing” é o trabalho a ser feito por quem entra nesse negócio e “multinivel” é a maneira como essa pessoa será remunerada.

Ao se cadastrar numa empresa, você se encarregará de construir uma organização através de seu trabalho de marketing. E o movimento de produtos por meio dessa organização hierarquizada em vários níveis irá lhe gerar os bônus que você receberá da empresa.

As pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível e assim por diante.

NÚMEROS DO MARKETING MULTINÍVEL

O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede, já representa 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de Vendas Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling Association ). No Brasil, porém, essa onda apenas começou a se formar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (217.6 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com