TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de Relacionamento Aplicado aos Serviços de Saúde

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1 e 2

Marketing de Relacionamento Aplicado aos Serviços de Saúde

O marketing de relacionamento diz que a empresa deve conhecer profundamente o cliente e torná-lo conhecido por todos os seus colaboradores, a fim de que ele não necessite aguardar para que alguém precise identificá-lo e resolver os seus problemas da melhor maneira. O seu objetivo é o incremento das vendas e lucros e o aumento da lealdade dos clientes através da formação de um relacionamento sólido e duradouro. Para tal objetivo ser cumprido, é imprescindível que sejam traçadas estratégias de marketing de relacionamento que possibilitem à organização atingir os resultados esperados.

Em serviços de saúde a aplicação do marketing de relacionamento aconteceria da mesma maneira de qualquer outra empresa, conhecendo seu cliente/paciente a empresa consegue prestar serviços de acordo com a sua necessidade e a seu gosto. O objetivo não mudaria, porque serviços de saúde privados requerem lucros e para tal precisam vender seus serviços.

No momento em que o paciente adentra o serviço de saúde, ele passar a ser um cliente/consumidor, atendê-lo com o máximo de qualidade é imprescindível para que ele volte ou indique seus serviços para outras pessoas.

Criar laços de fidelidade com o paciente é importante, pois, conhecendo seus clientes/pacientes e sabendo de suas necessidades, o serviço de saúde estará prestando um atendimento exclusivo e voltado para a satisfação do paciente. Novos clientes são sempre bons, porém manter seus atuais clientes sempre satisfeitos com os serviços prestados consegue aumentar os lucros em até 85%.

A busca por novas tecnologias também é útil no quesito de manter clientes leais, pois, o investimento em recursos tecnológicos passa a impressão de que a empresa busca sempre pela excelência para seus clientes/pacientes.

Passo 3 e 4

        A empresa escolhida foi a Allegra Odonto, situada na Rua Luiz Antony, 651, Sala 107, Centro, Manaus-AM. A empresa conta com 3 Cirurgiões-Dentistas, um Assistente em Saúde Bucal, um Administrador e uma Secretária, totalizando 6 funcionários. Realiza em média de 50 a 90 atendimentos por mês, oferecendo especialidades como: dentística, clínica geral, ortodontia, implantodontia, protesista, exodontia e odontopediatria.

ETAPA 2

Confiança: é um item indispensável na construção de todo relacionamento, pode ser entendido como a segurança da realização do que é desejável, e não do que é temido. No âmbito econômico, as empresas podem adotar uma série de estratégias para sustentar a confiança, como: manter uma boa reputação e comprometimento com o consumidor. Assim, o caráter, a personalidade, os princípios e os valores de todos os envolvidos comprometem a confiança do mercado para o serviço de saúde.

Valor percebido pelo cliente: valor percebido é a avaliação geral pelo consumidor da utilidade de um produto baseado em percepções do que é recebido e do que é dado. O valor percebido em serviços de saúde refere-se a qualidade do serviço prestado.

Atendimento: São essenciais uma educação continuada e um bom treinamento para funcionários que são linha de frente para a empresa. Em serviços de saúde esse atendimento ágil pode custar a vida de uma pessoa, ou pelo menos a diminuição do incomodo e sofrimento momentâneo vivido pelo paciente.

Lealdade: Prestar um excelente serviço, conhecer seu cliente, satisfazer suas vontades, faz com que aquele cliente crie laços de lealdade com a empresa. E o próprio cliente se torna um excelente divulgador do serviço prestado.

Aspectos Positivos e Negativos Observados na Allegra Odonto

Positivos:

        - A empresa oferece todos as especialidades possíveis para uma Clínica Odontológica;

        - Atende convênio;

        - Aceita cartão de crédito e débito;

        - Libera acesso à internet sem fio para os clientes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com