TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de Serviços - Um estudo sobre a Hamburgueria Wayne's

Por:   •  1/9/2018  •  Artigo  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Equipe:

Elianderson Matias Lopes

Leonardo Azevedo Marques

Lionardo Barros

Lorenzo Araújo

Samuel Sousa L.

Thais Albuquerque

Disciplina: Marketing Avançado

Professora: Larisse Costa

5º semestre/N

Fortaleza-Ceará

 2017


APLICAÇÃO DO MARKETING DE SERVIÇOS NO PROCESSO DE GESTÃO DA HAMBURGUERIA WAYNE'S

RESUMO:

O presente artigo, através de um estudo de caso, destina-se a verificar a importância da aplicação do marketing de serviço e seus componentes na gestão de uma hamburgueria. Este estudo descreve as principais consequências desta ingestão no gerenciamento de um pequeno negócio, a partir de observações feitas na empresa e de entrevista realizada com o gestor. O uso do marketing de serviços foi analisado sob as perspectivas: Preço, Produto, Praça, Promoção, Pessoas, Processo, Palpabilidade e Produtividade. Os resultados encontrados elucidam que para se chegar ao sucesso no mundo dos negócios competitivos, é de suma importância à utilização de ferramentas para conhecer o mercado e assim obter uma maior vantagem competitiva que na maioria dos casos se faz crucial no gerenciamento de pequenos negócios.

Palavras-chave: Marketing de serviços, Preço, Produto, Pessoas, Praça, Promoção, Produtividade, Palpabilidade, Processos.

APPLICATION OF SERVICE MARKETING IN THE WAYNE'S HAMBURGERY MANAGEMENT PROCESS

ABSTRACT:

This article, through a case study, aims to verify the importance of the application of service marketing and its components in the management of a hamburger. This study describes the main consequences of this ingestion in the management of a small business, based on observations made in the company and interview conducted with the manager. The use of service marketing was analyzed from the perspectives: Price, Product, Square, Promotion, People, Process, Palpability and Productivity. The results show that in order to achieve success in the competitive business world, it is extremely important to use tools to get to know the market and thus obtain a greater competitive advantage that in most cases becomes crucial in the management of small businesses.

  1. Keywords: Service Marketing, Price, Product, People, Square, Promotion, Productivity, Palpability, Processes.
  2. 1. INTRODUÇÃO
  3. A refeição fora de casa deixou de ser apenas uma opção de lazer e passou a ser questão de necessidade. De fato, o hábito de se alimentar fora do lar tem sido cada vez mais incorporado ao dia a dia dos brasileiros. Segundo (SEBRAE, 2017):
  4.  Nas ultimas três décadas, o percentual de brasileiros que trocou a refeição em casa pela alimentação fora do lar saltou de 7% para 25%. Além disso, o brasileiro gasta aproximadamente 25% de sua renda com alimentação fora do lar. A Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estima que o setor represente atualmente 2,7% do PIB brasileiro. Essa demanda, por tudo o que envolve o ramo alimentício, é um dos fatores que tornam a abertura de uma hamburgueria um empreendimento com grande potencial de viabilidade.

Hamburgueria é um negócio que possui alto grau de diversificação. Hoje existem redes de todos os tamanhos, pode ser um fast food mais calórico com ingredientes tradicionais ou se especializar em hambúrgueres naturais, orgânicos e gourmet. O produto a ser oferecido e o modelo de negócio que o empreendedor opta impacta no tipo de público, na estrutura física necessária, na localização a ser definida e etc. Apesar de poder haver variações, os clientes diretos das hamburguerias (principalmente as de modelo fast food) configuram-se normalmente pela população jovem que trabalha, estuda ou reside na região próxima ao estabelecimento, que consomem com certa periodicidade, e também das pessoas em passagem pelo local que potencialmente realiza compras de conveniência. Para hamburguerias gourmet, os clientes buscam menos a praticidade e mais a experiência através de produtos premium e atendimento diferenciado. De acordo com (REVISTA EXAME, 2017):

As redes de hamburguerias associadas à entidade cresceram mais de 30% em três anos. Em 2014 eram 36 marcas e em 2016 totalizaram 47. Outro estudo feito pelo Sebrae mostra que empreendimentos especializados em hambúrgueres superaram o modismo e estão se destacando entre os mais lucrativos do setor “Alimentação e Bebidas”, que está no topo da lista entre os mais promissores para se investir em 2017. No varejo tradicional, somente em São Paulo, este tipo de comércio aumentou 575% entre 1994 e 2014, apontam dados publicados pelo Instituto de Gastronomia (IGA).

As organizações estão cada vez mais globalizadas e conectadas com as constantes mudanças do mercado dinâmico. As empresas empenham-se cada vez mais para atender as grandes demandas e tentam apresentar uma oferta compatível de acordo com o perfil do seu consumidor foco. A preocupação centra-se através do relacionamento com o cliente e o modo de como traçar o seu perfil, tendo assim a capacidade de criar laços que sejam rentáveis ao objetivo da empresa e a satisfação do cliente.

Segundo Kotler (2000), marketing é um processo social por meio das quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Entende-se como um processo que segmenta ações que viabilizam entender ou estimular a preferência dos consumidores e através disso impulsionam estratégias que geram satisfação no público foco. Tal ferramenta possui um conjunto de características que ajudam a empresa a desenvolver seus objetivos em um mercado-alvo (produto, preço, praça e promoção).

As atividades de marketing incluem decisões sobre quem a empresa deseja ter como cliente, quais necessidades devem satisfazer, quais produtos e serviços devem oferecer definição dos preços, informações que desejam enviar e receber, quais canais de distribuição devem usar e que parcerias devem estabelecer. (KOTLER; KELLER, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (111.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com