TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Marketing Esportivo: Estudo de caso Sport Club Corinthians Paulista.

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.404 Palavras (42 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 42

Estratégias de Marketing Esportivo: Estudo de caso Sport Club Corinthians Paulista.

SÃO PAULO

2014[pic 1]

Estratégias de Marketing Esportivo: Estudo de caso Sport Club Corinthians Paulista.

                                 SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO[pic 2]

 INTRODUÇÃO                                                                        _______04

 JUSTIFICATIVA                                                                _____        _______06

CAPÍTULO 1- MARKETING ESPORTIVO        ____________________________08

  1. O marketing esportivo no Brasil _________________________________10
  2. A importância do marketing esportivo dentro de um clube de futebol___12
  3.  Planejamento do marketing esportivo ____________________________16

Capítulo 2 - ESTRATÉGIAS DO MARKETING ESPORTIVO ________________18

   2.1 Patrocínio no futebol___________________________________________19

   2.2 Valor da marca dentro de um clube de futebol e a satisfação do cliente_23

   

Capítulo 3 - Estudo de caso: Sport Club Corinthians Paulista uma história de sucesso__________________________________________________________27

   3.1 Imagens do clube_____________________________________________29

   3.2 Ações e estratégias de marketing________________________________31

   3.3Impactos financeiros do marketing esportivo no Corinthians__________32

CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________________36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS__                ______                                __38


INTRODUÇÃO

O mercado esportivo nos dias atuais é o que mais move a economia brasileira por ser amplo e competitivo, desta forma temos o futebol como o esporte mais rentável e que, cada vez mais atraí investidores buscando parcerias com grandes empresas.

Dentro desta perspectiva temos o marketing esportivo que, no futebol, eleva os lucros para os clubes e influenciam diversos ramos de atividade econômica; além de que, sua influencia positiva está também sobre variáveis externas, como por exemplo,para o governo gerando receitas e fortalecendo a economia regional.

A busca por um maior aproveitamento das modificações na política do esporte brasileiro resultou em duas novas formas de se fazer marketing, no setor o marketing esportivo, que é um derivado do marketing aplicado ao esporte; e o marketing do esporte, em que as empresas utilizam qualquer tipo de atividade esportiva (clubes, atletas, estádios, etc.) para promover suas marcas.

[...] o marketing esportivo abrange o marketing do esporte e o marketing através do esporte. Marketing do esporte: marketing de produtos e serviços esportivos. Exemplo: Academias, clubes, corridas, basquete. Marketing através do esporte: atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veiculo promocional.Exemplos: cigarros, automóveis, vitaminas. (CONTURSI, pg. 1996).

Por esse intermédio, o marketing esportivo também eleva o marketing de outras organizações e produtos para o consumidor de uma formal abrangente, pois, os nomes das marcas estão por todos os lugares, tornando assim as marcas conhecidas. “[...] é a utilização do esporte como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional”(SBRIGHI, pg. 46, 2006)

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (2002), a indústria do esporte emprega mais de 300 mil pessoas no Brasil e movimenta R$ 25 Bilhões por ano crescendo cerca de 12,34% ao ano.É uma nova era de marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando bilhões em todo o mundo.

Podemos observar como o marketing esportivo gera receita para o país e, como as empresas usam-na como forma principal de atingir a sociedade através da comunicação que se reflete nos rendimentos dos negócios e na imagem da marca, proporcionando à empresa visibilidade corporativa (SBRIGHI, 2006).

Desta forma a problemática abordada nesta pesquisa tem como objetivo saber Como o marketing influência no desenvolvimento econômico do Sport Club Corinthians, uma vez que é uma das marcas que nos últimos anos teve maior crescimento e lucratividade no Brasil?

JUSTIFICATIVA

Hoje, em meia tanta repercussão, os jogos de futebol, mexe com a paixão mundial, traz emoção, vantagens, lucratividade e se transforma em um sistema rentável, com isso o marketing esportivo tem uma grande importância pois permite o aproveitamento das oportunidades.

Neste sentido, não apenas os ingressos nos estádios representam receita e vantagens neste contexto, a paixão pelo “time” permite um mix de produtos e serviços muito mais abrangente, incluindo produtos (bonés, camisetas, etc.) como também agregação de valor junto ao público alvo com patrocínios, divulgações, entre outros; “[...]o marketing esportivo consiste em todas as atividades destinadas a atender ás necessidades e desejos dos consumidores de esporte por meio de um processo de intercambio.” (POZZI, 1998, p.76).

Uma das características marcantes do marketing esportivo é a alta criação de valor junto ao público alvo, aja vista que é um meio de divulgação em massa que mistura paixão, emoção e divertimento. O futebol hoje no Brasil é o esporte mais divulgado e com maior quantidade de adeptos, o que o torna com um grande potencial agregador de valor a qualquer marca ou produto.

[...] o marketing esportivo é uma variação do marketing promocional. a expressão surgiu frente à necessidade de descrever as ações que algumas empresas estavam utilizando para promoverem seus produtos e serviços por meio do esporte (NETO,2000, p. 95).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.4 Kb)   pdf (449.8 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com