TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing interno

Por:   •  22/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

1 TEMA

O aumento no processo de competitividade entre as empresas tem despertado a necessidade de se buscar ferramentas que melhorem os processos organizacionais, visando melhorias continuas e produtivas. A empresa deve estar apta às mudanças para isso é necessário um bom processo de comunicação interna, que vise alinhar e desenvolver um sentimento de comprometimento de todos os clientes internos na busca de atender as mais diversas dificuldades e atingir os objetivos da organização.

O processo de aprendizagem organizacional assume hoje novos contornos e crescente relevância, em função do acelerado processo de mudanças por que passam as sociedades, as organizações e as pessoas. (FLEURY, A., 1997; FLEURY, M.T.L., 1997, p.37).

Para se obter sucesso na busca de vantagens competitivas e da maximização de resultados é preciso que antes se prepare, valorize e satisfaça as necessidades dos funcionários da empresa, pois, estes são os responsáveis por agregar valor durante o processo produtivo, como consequência, irá ocorrer o ganho de eficiência, produtividade e melhoria no atendimento aos clientes externos.

“A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno.” (BRUM, 1998, p.85).

Entende-se que o Endomarketing é a ferramenta de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. Sendo o responsável em “vender” o produto ou idéia para o seu primeiro cliente, o cliente interno. O comprometimento do publico interno em relação com a organização depende do grau de conhecimento que ele possui sobre a cultura organizacional e valores da empresa, isso reflete diretamente no seu sucesso ou fracasso.

Nesse contexto, desenvolver ações de Endomarketing é investir em uma importante ferramenta geradora de vantagem competitiva e de ganhos de produtividade para toda a empresa que busca se destacar no mercado atual.

2 JUSTIFICATIVA

Diante do cenário competitivo atual, buscar novas ferramentas que visem integração de clientes internos tornou-se uma decisão estratégica para as organizações, pois se sabe que as pessoas são elementos essenciais para toda e qualquer empresa que busca alcançar sucesso e resultados eficazes. Pessoas que trabalham em ambientes de trabalho saudáveis são mais motivadas, mais produtivas e agregam mais valor ao trabalho realizado.

O Endomarketing surge como um diferencial importantíssimo para as organizações que estão buscando se profissionalizar e melhorar a sua forma de gerir o seu publico interno, com um mix de ferramentas para manter seus colaboradores engajados. Através destas ferramentas é realizada a reestruturação, qualificação da comunicação e da motivação dos clientes internos. Ela é responsável por manter um clima organizacional saudável, ajuda a manter uma relação mais estreita com os superiores. Investir no Endomarketing é uma estratégia tanto para as pessoas como para empresas que buscam crescer.

Neste sentido o objetivo deste trabalho fazer uma analise bibliográfica a respeito de como os gestores das organizações, atualmente vem utilizando as ferramentas de marketing e Endomarketing dentro das empresas para tornar os processos de comunicação e motivação dos funcionários mais eficientes, eficazes e efetivos a fim de criar uma sinergia entre seus clientes internos objetivando o desenvolvimento de um diferencial competitivo que venha contribuir de forma significativa para o aumento e desenvolvimento financeiro da empresa.

Acreditando que o assunto em questão possa a vim ajudar lideres e gestores a melhorar o ambiente interno da empresa, nosso trabalho tem como objetivo mostrar de que como usar as ferramentas de Endomarketing em beneficio próprio e quais são as possíveis conseqüências obtidas através da aplicação das técnicas da administração se usada adequadamente.

O projeto tronou-se viável por pesquisas bibliográficas de autores conhecidos na área de administração e por artigos encontrados via internet.

3 SITUAÇÃO PROBLEMA/PROBLEMA

Atualmente um fator que permanece em evidencia é a importância da motivação das pessoas no ambiente empresarial, o fator motivacional se tornou algo muito importante, porque o sucesso da organização esta diretamente ligado com o grau de satisfação e comprometimento dos funcionários que nela trabalham. Para isso é essencial estabelecer uma boa comunicação dentro das organizações, pois o trabalho se torna mais rápido e eficiente devido as informações serem compartilhadas de forma mais clara e objetiva.

As empresas estão mais preocupadas em atenderem as necessidades e melhorarem a comunicação e a motivação de seus colaboradores, pois elas finalmente entenderam que investir no bem estar do funcionário é investir no sucesso da empresa.

"(...) a informação dá à pessoa a possibilidade de melhorar seu desempenho no trabalho, diminuir níveis de insegurança e, principalmente, estreitar sua relação com os programas e projetos da empresa." (BRUM, 2005, p.52)

Assim, as empresas estão buscando se adaptar as constantes mudanças e exigências do mercado atual, utilizando Endomarketing para conseguir resultados eficientes. Através dele são realizadas melhorias na comunicação e na motivação interna, que tem um papel muito importante dentro das organizações e para o êxito de qualquer processo administrativo. Que se desenvolvido de forma planejada ira resultar em fatores positivos.

Além da melhoria dos processos de comunicação interna, as organizações estão se empenhando na busca de ferramentas que alinhadas aos objetivos da organização possam maximizar o desenvolvimento de vantagens competitivas dentro das empresas. Com isso surgem vários questionamentos sobre a relação das pessoas no ambiente de trabalho, e através desses questionamentos escolhemos e procuramos buscar fontes bibliográficas que fossem capazes de responder de forma positiva o seguinte problema:

De que forma o Endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de gestão na melhoria da comunicação e na obtenção de vantagem competitiva?

4 QUESTÕES NORTEADORAS

1-Conhecer como funciona o processo de comunicação e motivação dos funcionários dentro das organizações?

É extremamente válido conhecer como ocorre processo de comunicação e motivação dentro das organizações, pois através destas informações é possível se analisar em quais etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com