TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Marketing Interno nas empresas

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

 Projeto de Atividades I Aplicado

aos Cursos Superiores de

Administração

 

Projeto I

7º Semestre

A Importância do Marketing Interno nas empresas

Curso Superior de Administração

Piracicaba

2014/1


Nome dos Integrantes do Grupo

Sem RA

Projeto I

1º Semestre

A Importância do Marketing Interno nas empresas

Projeto Interdisciplinar do 7º semestre do Curso Superior de Administração, apresentado sob a orientação da Profa.: Daniele Amstalden Libardi.

Piracicaba

2014/1

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................... 3

I. Contextualização da pesquisa............................................................ 4

1.1 – Descrição da empresa

1.2 – Problemática

1.3 -  Objetivos do Projeto

1.4 - Hipótese

1.5 - Metodologia

II. Fundamentação Teórica...................................................................... 6

III. Referencias............................................................................................8

INTRODUÇÃO

        Em um mercado cada vez mais competitivo, a realização de um Plano de Marketing é um passo essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Embora seja um tema comum no mundo empresarial, muitas empresas nunca fizeram um Plano de Marketing. Algumas sobrevivem, muitas resistem bravamente e aprendem forçadamente. Mas outras tantas não resistem.

Quando se fala em marketing logo se pensa no MKT externo como clientes,fornecedores entre tantos outros,mais o que  pode se vivenciar é que tudo pode se refletir como marketing, como novos uniformes, um simples cartão de visita e ate em um site mais desenvolvido tudo que possa melhorar em um ambiente de trabalho,uma maior divulgação da empresa e ate mais facilidade no cotidiano dos colaboradores pode ser revertido em um marketing de um bom investimento. Não existe um meio certo para os planos de marketing, cada empresa possui um plano com características diferentes, por isso as empresas devem decidir pelos seus próprios objetivos o que se melhor se encaixar ao seu plano de marketing.

O marketing não é uma solução para todos os problemas de uma empresa, mais bem elaborado bem planejado ele pode se tornar uma grande ferramenta para se atingir os objetivos propostos pela organização.Quando se fala em Marketing, muitas idéias podem surgir. Plano de Marketing não necessariamente é a garantia para o sucesso de uma empresa, mas ele diminui muito as chances de errar. Facilita a compreensão e implementação de ações adequadas ao mercado de atuação, captação de clientes, aumento de vendas e de lucratividade do seu negócio.

Um plano de marketing que identifique estratégias e responsabilidades para implementar programas de ação a fim de conseguir os resultados almejados” (SKACEL, 1992,p.10).Dessa forma essa pesquisa visa elaborar sugestões de melhoria de marketing interna da empresa para que a organização possa se adequar a uma nova gestão de desenvolvimento e crescimento através das muitas ferramentas utilizadas pelo  marketing.


I. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

1.1 Descrição da Empresa

A empresa atua no mercado há mais de 6 anos e sua maior atenção é voltada por trabalhar com eficiência para melhor atender seus clientes, pois qualidade, bom atendimento e o  melhor preço é o grande forte e a prioridade da empresa. A empresa é conceituada no ramo comercial onde tem  as vidraçarias da cidade e região como seu  público alvo , além disso a empresa também  atende os consumidores finais. A empresa trabalha com perfis de alumínio, fabricação de kit engenharia e box, ferragens para porta, e vidros temperados. Conforme o aumento da demanda, a empresa tomou a iniciativa de aumentar o espaço do estabelecimento para melhorar o espaço do estoque e para melhorar o atendimento aos clientes , após este processo a empresa tem obtido um bom retorno. Hoje, a empresa trabalha com uma equipe de 10 colaboradores. A empresa se localiza em Piracicaba na Rua Felipe Cardoso, 96 no bairro Paulicéia.

1.2 Problemática

Levando-se em conta o grande crescimento de inserção de mercado que as empresas buscam e o avanço de uma melhor solução para seu desenvolvimento e crescimento, fica mais que evidente a necessidade de se investir em ferramentas que possibilitem o alcance desses objetivos,após uma pesquisa ficou evidente que o melhor caminho a seguir seria a implementação do marketing interno.

1.3 Objetivos do Projeto

O referente projeto visa inserir um  plano de marketing que identifique estratégias e programas de ação a fim de conseguir os resultados que a empresa necessita para seu desenvolvimento e crescimento interno.

  • Objetivo Específicos

Identificar e implementar melhorias de marketing interno nas organizações

1.4 Hipótese

Através de um plano forte de investimento de marketing interno pode-se alcançar  uma melhor satisfação dos funcionários um número maior de clientes um retorno econômico significativo e um pleno desenvolvimento e crescimento empresarial.

1.5 Metodologia

Ao longo do desenvolvimento desse trabalho ficou evidente a importância do marketing e como ele pode ajudar uma empresa a se destacar e a se propagar no mercado em que atua. Levando-se em conta que a empresa esta em pleno desenvolvimento e pretendo expandir seus negócios ficou evidente a necessidade de se investir no marketing interno, através da pesquisa de campo realizada na organização pode-se constatar algumas sugestões de melhoria. Tendo respectivamente uma integrante do grupo na empresa em questão pode-se levantar dados reais das aplicações necessárias para o  desenvolvimento do marketing interno.Outras formas de pesquisa foi o  trabalho de levantamento de dados através de pesquisa bibliográfica e estudos de caso,com pesquisa exploratória e descritiva. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com