TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de marketing interno

Por:   •  24/11/2017  •  Monografia  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

Segmentação

Segmentação de mercado é identificar o mercado, isto é, para onde os consumidores estão direcionados, segmentação significa separar estes consumidores de acordo com suas características, suas preferencias em produtos e necessidades a serem atendidas.

Um segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferencias. Portanto, podemos distinguir entre compradores de automóveis que desejam basicamente um meio de transporte e aqueles que desejam alto desempenho, luxo e segurança. (KOTLER, KELLER, p. 237)

Segmentação fragmenta o mercado de consumidos com o principal objetivo estratégico de visualizar exatamente quais tipos de pessoas a empresa irá atender, mercados voltados a diferentes classes sociais como Apple, Ferrari, entre outras marcas que atendem um só público em determinada região. A segmentação se varia em 3 níveis, sendo a segmentação geográfica, demográfica e psicográfica:

Segmentação geográfica segrede dividir sua ação em regiões geográficas diferentes, cada região proposta possui a sua particularidade em consumo de produtos, a empresa pode vir atuar em uma ou em todas as regiões ao mesmo tempo, mas sempre prestando atenção na diferença de consumidores de cada uma delas.

A segmentação geográfica requer a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas como nações, estados regiões, cidades ou bairros, a empresa pode atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas geográficas prestando atenção as variações locais. (KOTLER, KELLER, p. 244)

A importância desta variável de segmentação envolve muitas outras variáveis, como política preço, hábitos tendências, etnia se a empresa optar em segmentar por estado ou até mesmo por pais, também pode optar por um estado segmentando pelas suas cidades ou por uma cidade e segmenta-la por bairros, cada cidade ou bairro segmentado vão ter suas características e hábitos particulares.

Segmentação demográfica diferencia o consumidor pela sua característica como sexo, idade, etnia, religião, nacionalidade, renda, formação. O público é dividido seguindo estas características e é formado um segmento especifico para atuar cada particularidade deste tipo de consumidor em especifico.

 Na segmentação demográfica, o mercado é dividido em grupos de variáveis básicas, como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família sexo, renda ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social. (KOTLER, KELLER, p. 246)

A segmentação demográfica tem como vantagem de ser fácil de serem medidas, a empresa por si, pode formular estratégias para atender diretamente este tipo de consumidor, assim atingindo mais pessoas com seus produtos.

Na segmentação psicográfica, os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores. (KOTLER, KELLER, p. 249)

Pessoas que participam do mesmo grupo demográfico podem ser separadas de um modo diferente, o segmento psicográfico separa as pessoas pelo seu modo e estilo de vida, valores e opiniões em comum.

O segmento psicográfico separa as pessoas pelos seus estilos de vida que incluem classes sociais e níveis de rendimentos diferentes, pelos seus valores que incluem culturas, crenças que definem suas atitudes na sociedade, pela sua personalidade que por exemplo, definem o estilo de carro ou roupa que a pessoa costuma comprar.

Posicionamento

Posicionamento de mercado é como em geral a empresa quer ser vista pelos seus clientes, como por exemplo, empresas como a Google, Apple e a mais recente, que hoje fabrica carros elétricos para venda em larga escala, a Tesla Motors, são negócios que tem um posicionamento de empresas inovadoras no mercado.

A identificação do posicionamento do produto no mercado é muito importante para que se analise a percepção do consumidor com relação ao lugar que o produto ocupa em um dado mercado e sobretudo compará-lo com os produtos concorrentes e avaliar seu desempenho relativo. (COBRA, 1997, p.180)

Posicionamento precisa ser imposto como uma das principais estratégias de mercado, isto é, ter uma imagem da empresa de como os outros vão te ver é um fator importante, ou seja, ter um posicionamento de empresa de qualidade, de empresa que presta serviços rápidos, a estratégia em si vai ser em torno desta posição, procurando sempre impor na empresa está imagem para ela refletir no mercado.

Diferenciação

A estratégia de diferenciação, procura diferenciar o seu produto ou serviço dos demais concorrentes no mercado para que chame atenção do consumidor decorrente a outras marcas fazendo ele ser visto como algo único, que tenha novas tecnologias implementadas e funcionalidades, seguido de seu design.

Muitos produtos podem ser diferenciados em temos de forma: tamanho, formato ou estrutura física. Considere as muitas formas que produtos como a aspirina por exemplo, podem assumir. (KOTLER, KELLER, p. 370)

Diferenciar não está somente um fazer um novo design, ou implementação de novas tecnologias e em como seu produto é visto dentro do mercado, mas sim no serviço prestado pós compra fazendo a empresa em si ter esta diferenciação, estes serviços podem ser diferenciados pela rapidez, pela comodidade a serem requisitados e pela atenção que o consumidor recebe.

Composto mercadológico

Preço

Preço é o valor monetário que é disposto para que possa aproveitar de seus privilégios. Envolve custos como de produção, custos fixos, de armazenagem e política de preço.

A estratégia de preço precisa começar com a definição das políticas de preço, além dos custos em si do produto isto envolve a análise dos preços dos concorrentes, definição descontos e que métodos serão usados para definir este preço.

A estratégia preço é fácil de ser usada porem deve-se tomar cuidados, preço em si passa muita informação para o consumidor, pode definir a opinião de qual produto é melhor na prateleira, e comprando ele espera obter essa qualidade.

Mark-up é uma estratégia de formação de preço em base no custo do produto ou serviço, cada produto pode ser calculado com base no mark-up, visando sempre o lucro que se quer obter, este método é muito utilizado pela sua facilidade em usá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com