TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira e Engenharia

Por:   •  3/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Aula1[pic 1]
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”
Willian Deming
A gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros.
Principais Funções da Gestão Financeira
[pic 2]
[pic 3]
Eficiência= é o meio / Eficácia= seu propósito
Produção – Conceitos Básicos Função de produção: é a relação técnica entre a quantidade física de fatores de produção (N, K, M, T) e a quantidade física do produto (q) em determinado período de tempo.
[pic 4]N = mão-de-obra utilizada / tempo K = capital físico (máquinas e equipamentos) / tempo M = matéria-prima utilizada / tempo LT = RT – CT /LT = Lucro total; RT = Receita total de vendas; CT = Custo total de produção.
PIB Per Capita: é também conhecido como renda per capita, que nada mais é do que a divisão do PIB pela população. Serve como um indicador para o governo para determinar onde deve investir e também para ofertantes que desejem aumentar ou reduzir sua produção ou praticar novos investimentos (escolha do melhor lugar para realizar o investimento). Renda maior, sinal de consumo maior, tipo de produto...! PIB Per Capita  = PIB /População

Taxa SELIC -  (Sistema Especial de Liquidação e Custódia):  é a taxa básica de juros do Banco Central, pela qual o governo remunera seus títulos emitidos para arrecadar capital e também tem uma outra grande função na atualidade, que é o controle da inflação (controle do aumento de preços) Com a inflação é a mesma coisa, quando ela dá sinais de aumento, o que prejudica a economia, o governo tem que reduzir o consumo, então ele aumenta a taxa SELIC (“puxa o freio de mão”). A inflação é controlada, porém, a seqüela (reflexo negativo) é a diminuição do consumo, que gera desemprego e consequentemente recessão no mercado. Cabe ao governo (Banco Central / COPOM – Comitê de Política Monetária), determinar qual é a taxa SELIC mais adequada, em que a economia caminhe, porém, sem que ocorra aumento de preços abusivos que implique em descontrole da inflação.
O
depósito compulsório é uma das formas que o Banco Central (BC) tem para controlar a quantidade de dinheiro na economia. O compulsório obriga os bancos a depositar parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, a prazo ou poupança, numa conta no BC. \A Promove o mesmo efeito da taxa SELIC sobre a economia, pois quando o governo aumenta ele tira dinheiro de circulação, portanto, reduz o consumo e consequentemente a inflação. A recíproca é verdadeira.
O mercado financeiro é estudado por dois ângulos: Quantitativos = em relação a ajustar as quantidades referentes a estrutura de produção da economia (oferta), à estrutura de apropriação (procura), ou seja, ajustar os preços do mercado, de acordo com o poder aquisitivo da população Qualitativo = o mercado financeiro cria através da intermediação financeira, melhores condições de liquidez, prazo, rentabilidade e outras, entre poupadores e tomadores Moeda é um objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços. Sua aceitação é garantida por lei (ou seja moeda tem curso  “forçado” e sua única garantia é a legal). Permite que mercadorias sejam compradas e vendidas em diferentes períodos de tempo sem depender da coincidência de desejos. Além de servir como intermediário de trocas a moeda exerce ainda outras duas funções básicas: servir como unidade de conta e também como reserva de valor.

DIAGRAMA DE FLUXO DE CAIXA é o Conjunto de Entradas e Saídas de Caixa durante um período de tempo.  Graficamente o Diagrama (DFC) é representado por um Eixo Horizontal (que representa o tempo, normalmente dividido em períodos).
Juros Simples x Juros Compostos: Juros Simples :Apenas o capital inicial rende juros; O Juro é diretamente proporcional ao tempo e à taxa; Juros Compostos: O Juro  gerado pela  aplicação, em um período, será incorporado; No período seguinte, o capital mais o juro passa a gerar novos juros O regime de juros compostos é mais importante, porque, além de ser teoricamente mais consistente, é o de maior utilização prática 
[pic 5] [pic 6]  [pic 7] [pic 8] [pic 9]
Cálculo da taxa de juros (i)
[pic 10]
Cálculo do período (n
 [pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (418.8 Kb)   docx (247.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com