TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira FGV

Por:   •  30/4/2016  •  Artigo  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança e Inovação

Questões para estudo

Módulo 1

  1. Quais são as características que distinguem a função gerencial de outras funções produtivas?
  2. O texto cita que “...a visão ordenada do mundo organizacional ... induzia a se pensar na realidade administrativa como racional, controlável e passível de ser uniformizada.” Esta visão do mundo organizacional é real ou não? Por quê?  
  3. Qual é a essência da função do dirigente?
  4. Cite quatro mitos e verdades mais comuns sobre a função do dirigente, e comente.
  5. Quais habilidades tornam a capacidade gerencial mais rara de se encontrar no mercado de trabalho, quando comparada habilidades racionais e técnicas enfatizadas nos estudos de profissionais de administração?
  6. Qual a utilidade do desenvolvimento de habilidades cognitivas, analíticas, comportamentais e de ação no aprendizado gerencial? Explique o papel de cada uma delas.
  7. Quais são as quatro áreas do conhecimento administrativo? Explique sua função na formação de dirigentes.
  8. Qual destas quatro áreas tem a menor importância, quando comparada com as outras três áreas? Justifique.
  9. O que é o conceito de liderança?

Módulo 2

  1. A maioria dos métodos que subsidiam a tomada de decisão utiliza-se de um misto de três fatores. Quais são eles? Exemplifique fazendo uma analogia com o processo de decisão nos casos discutidos em aula (ACEITAR ou NÃO ACEITAR um novo empregou ou FECHAR / NÃO FECHAR uma fábrica).
  2. O cálculo de probabilidades de eventos, a teoria dos jogos, a análise de custo-benefício são exemplos de modelos racionais de tomada de decisão. Modelos deste tipo foram construídos tendo como ponto de partida premissas para que se pretendam universais e replicáveis por qualquer organização. Cite quatro destas premissas e explique.
  3.  Certos limites impostos pelo contexto organizacional restringem as oportunidades de aplicação da lógica racional no processo de decisão. Quais são estes limites? Explique.
  4. O que são molduras mentais e como elas influenciam o processo de tomada de decisão?
  5. O que significa dizer que o trabalho de decisão se dá de maneira fragmentada e desordenada?
  6. Compare as ênfases racional e intuitiva no processo decisório.  Qual a maior virtude de cada uma?  Quais os seus limites?
  7. O que concluem as propostas contemporâneas sobre o uso da razão e intuição no processo decisório? Cite os três fatores principais e explique.
  8. Por que o autor reforça a importância de aprender a agir por exceção, fora das tradições e esquemas prefixados?

Extra:

  1. O exercício do perfil de atitudes gerenciais descreve atitudes encontradas no exercício da liderança. Qual a diferença entre atitude e comportamento?
  2. O prof. Mota cita que uma das habilidades do líder para tomada efetiva de decisões é a escuta. Nos debates em grupos, você praticou a escuta e pode observar os outros também em ação. Cite três práticas ou ações que você acredita que podem ajudá-lo a aprimorar o seu hábito de escutar.

Módulo 3

  1. Em que consiste o conceito de poder?
  2. Cite exemplos de fontes de poder organizacional e descreva-as.
  3. O que significa dizer que “o poder é plural”?
  4. Vimos na apostila e no estudo do caso 3 as principais características encontradas em uma equipe efetiva. Quais as três que você considera mais relevantes? Justifique.
  5. Do ponto de vista da gestão de equipes, ser um bom líder consiste em quais habilidades?
  6. “A discordância e o dissenso fazem parte do cotidiano da gerência e são males a se evitar – o líder deve reprimir a expressão da divergência e assim obter a harmonia.” Baseado nas suas leituras, você concorda ou discorda desta frase? Justifique.
  7. Como o líder deve agir, o que ele deve incentivar na busca de mais do que o mero consentimento, o verdadeiro apoio e colaboração na construção de metas ou tarefas?
  8. Cite algumas sugestões para a rotina de um líder, para que ele conceda autoridade de decisão e ação para sua equipe.
  9. “A proposta de solução ou de ação depende da maneira como o líder e sua equipe definem a natureza de um problema.” Articule esta frase com o estudo de caso “Ricardo estava orgulhoso”.
  10. Com relação ao exercício “atitudes e orientações na chefia” tivemos contato com a descrição das atitudes: comanda, consulta, participa, delega e transfere. Quais delas são consideradas mais autoritárias? Por quê? Quais são as mais eficientes? Justifique.

Módulo 4

  1. Segundo Motta, as competências de liderança podem ser aprendidas por pessoas comuns, ou são características raras que já nascem com determinados indivíduos, considerados especiais?
  2. Qual a conclusão que chegaram os pesquisadores sobre estilos comportamentais, com relação aos fatores que levam o líder a ser mais efetivo?
  3. De que fatores depende a eficácia da liderança, segundo a proposta contingencial ou situacional?
  4. Pensando na perspectiva contemporânea da liderança, o que consiste a prática visionária e transformadora?
  5. Como a autoconfiança contribui para efetividade do líder? Quais as consequências quando o líder apresenta esta característica em excesso?
  6. Cite três recomendações para o líder aprimorar suas habilidades de lidar com o contexto em que atua na organização.
  7. Cite três recomendações para o líder aprimorar sua capacidade de comunicação e interação.
  8. Em que se baseia a legitimidade da liderança, hoje em dia?
  9. O que significa o termo “corretagem de poder” ?

Módulo 5

  1. A seu ver, como as inovações tecnológicas impactam as transformações sociais, as empresas e a forma de gestão?
  2. Como a mudança está influenciando a nossa vida no trabalho e nas organizações?  Quais as conseqüências práticas da mudança?
  3. O que é inovação?
  4. Cite as 3 perspectivas de abordagem e implantação de mudanças e o que você entende de cada uma delas. Que tipo de habilidade gerencial é mais importante em cada uma destas perspectivas?
  5. Grande parte das resistências à mudança tem origem nas percepções individuais sobre a novidade. Quais as origens mais comuns destas resistências?
  6. Comente seu entendimento dos 3 fatores de incongruência/ resistência à mudança: dissidência, apatia e ressentimento e como lidar com elas.
  7. Cite 3 ações que incentivem a inovação que você poderia realizar:
  1. Como indivíduo / contribuidor individual
  2. Como gestor de uma equipe

Parabéns pela conclusão do estudo!

Boa sorte!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com