TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira FGV

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 3

Matemática Financeira – Atividade para entrega em 19/11

Tarefa

Como vimos na situação problema desta disciplina, a Gondomark está crescendo. Novos produtos têm sido incorporados ao portfólio, e o planejamento da empresa prevê o aumento de venda em quantidade de, pelo menos, 10% ao ano no período de cinco anos.

Para aumentar a produção, a Gondomark precisa adquirir equipamentos. Desse modo, a empresa empreendeu uma pesquisa de mercado, a partir da qual foram escolhidos os equipamentos da empresa EQUIP. Esses equipamentos têm preço de tabela de R$ 750.000,00 e possuem vida útil de cinco anos, mesmo tempo da previsão de vendas. Ao final, não existe valor residual para a revenda.

A Gondomark recebeu duas propostas da EQUIP em relação à forma de pagamento:

  1. pagamento à vista com 20% de desconto sobre o preço de tabela. Considere que a Gondomark necessita de empréstimo para aproveitar o desconto para pagamento à vista, conseguido nas seguintes condições: pagamento anual em cinco anos, taxa de juros bancário de 30% a.a. e parcelas iguais;
  2. parcelamento do preço total de tabela do equipamento pelo sistema PRICE em cinco anos com prestações anuais de R$ 250.000,00.

Nesta atividade individual, você irá elaborar uma análise que apresente aos gestores da Gondomark a opção mais vantajosa para a empresa.

Para que a análise seja melhor desenvolvida, ela será dividida em duas etapas.

Na primeira etapa da análise, devem estar contemplados:

Etapa 1

  • o cálculo do valor para pagamento à vista dos equipamentos (opção a). Para viabilizar o pagamento nessa modalidade, a Gondomark necessitará de um empréstimo para aproveitar o desconto para pagamento à vista, conseguido nas seguintes condições: pagamento anual em cinco anos, taxa de juros bancário de 30% a.a. e parcelas iguais;
  • o cálculo do valor da parcela anual do empréstimo para que a Gondomark possa pagar o equipamento com o desconto proposto sobre o preço da tabela: pagamento anual em cinco anos, taxa de juros bancário de 30% a.a. e parcelas iguais (opção a);
  • a comparação das duas formas de pagamento, apresentando os valores de prestações iguais das opções a e b, e a definição da melhor forma de pagamento (opção a ou b).

Etapa 2

Tendo estabelecido a forma de pagamento mais adequada, calcule o VPL e a TIR do projeto de aumento de venda. De posse desses resultados, conclua se o projeto de compra do equipamento é viável ou não.

Para tanto, considere as seguintes premissas:

  • a taxa de retorno (TMA) é de 30% ao ano, ou seja, a mesma taxa do empréstimo do banco;
  • ausência de imposto de renda;
  • o aumento de venda no primeiro ano é igual a AV**. Para os quatro anos subsequentes, basta acrescentar X%***sobre o valor do ano anterior.

**O valor de AV será estabelecido pelo professor-tutor. Trata-se de um valor individual para cada aluno que será disponibilizado na discussão específica para a orientação da atividade.

***O percentual X de acréscimo também será disponibilizado pelo professor-tutor.

Observação: todos os cálculos desenvolvidos para a obtenção dos valores devem ser apresentados.

Registro e entrega da atividade

Nesta atividade, você deverá entregar uma análise a seu Professor-Tutor seguindo as orientações já indicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com