TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática na empresa

Projeto de pesquisa: Matemática na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 4

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 8

4 REFERÊNCIAS......................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade tem o principal papel de gerar informações úteis e precisas para que o administrador possa tomar as melhores decisões, deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias e anseio de manter-se atualizado pensando sempre no futuro da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

A Matemática na empresa:

A Matemática é imprescindível em várias áreas, e se faz presente em situações do dia a dia das empresas, em diversos aspectos, com diferentes aplicações e de grande importância.

Qualquer relatório contábil que a empresa apresente são necessários dados corretos e precisos, daí a utilização da matemática, que é indispensável para obter tais dados. Sem ela não teríamos condições de realizar relatórios, pois os mesmos envolvem cálculos matemáticos, entre eles balanço comercial de empresas, determinação de valores de impostos, elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica etc.

Fatores ambientais das organizações:

Ambiente é tudo que faz parte de uma empresa e está além dos limites de uma organização. Intensas competições, dificuldades econômicas, incertezas sobre as políticas governamentais ameaçam o futuro desse ambiente.

Há os fatores ambientais internos e externos que cercam e influenciam positiva ou negativamente no sucesso de uma organização. Os fatores internos são todos os recursos internos da organização, como aspectos físicos, financeiros, mão de obra, materiais, humanos e tecnológicos, e que tem o maior controle pela empresa. Já os externos são as forças que estão fora da empresa, tais como os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, outras entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governo e concorrentes, onde têm uma condição dinâmica e de pouco controle direto pela empresa, e está ganhando dimensões cada vez maiores.

Cabe ao gestor da empresa se manter atento aos ambientes internos e administrá-los para que possa alcançar seus objetivos. Ao mesmo tempo deve acompanhar os ambientes externos, suas mudanças e tendências futuras podendo avaliar seu impacto sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e procurando estratégia e estrutura para obter vantagens competitivas, sobrevivendo assim no mercado e obtendo sucesso.

Aspectos Jurídicos do empresário

Quando se deseja abrir uma empresa, existem alguns aspectos Jurídicos que o futuro empresário precisa levar em consideração, que antes de se iniciar a empresa é necessário saber se é capaz de exercer a condição de empresário. No Código Civil de 2002, artigo 966, define que: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. E ainda complementa com o parágrafo único: “Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa”. E como em todas as profissões, o empresário, não se distancia de suas obrigações, tais como o dever de arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial, escrituração dos livros empresariais obrigatórios e o levantamento periódico de balanço patrimonial e de resultado econômico da empresa.

O profissional contábil tem sua responsabilidade bastante cobrada diante da realização de seu trabalho, seu relacionamento com o empresário não deve ser estabelecida sem a formalização das obrigações, direitos e deveres de ambas as partes É indispensável que tenha conhecimentos jurídicos em especial aqueles ligados área de atuação da empresa, como por exemplo, de tributação (são normas que regulamentam os tributos), trabalhista e previdenciária (regulada por legislações) etc. Por outro lado, o contador não deve esquecer de que exerce uma atividade profissional, sujeito ao Código de Ética de sua profissão e, ao mesmo tempo, deve guardar sigilo sobre o que souber em razão de suas funções, como diz o art. 2º, inciso II do Código de Ética, reforçado pelo art. 144 do Código Civil e 207 do Código de Processo Penal.

A participação da contabilidade nas empresas

Toda empresa precisa ter conhecimento sobre sua real situação financeira, econômica e patrimonial, pra que possa vir tomar decisões. A contabilidade tem uma grande importância nesse processo, não importa o tamanho ou a constituição jurídica dessa empresa, é um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando modificações nos relatórios contábeis para que a empresa possa tomar decisões.

Todos os elementos positivos do patrimônio são chamados de Ativo, por convenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com