TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materia para estudar

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

ADTIVOS NO CONCRETO - MATERIAS POLUERULENTO

São matérias pétreas minerais ou ferro finamente moídos que adicionados ao concreto no preparo podem modificar suas características físicas e mecânicas.

Agente De Cristalização INERTES/CIMENTANTES/POZOLANTES.

Inertes: São Materiais quimicamente não reativos. EX: Quartzo/Betonia/Talco. São empregados na proporção de 5 a 15% o peso do cimento.

Cimentointes: São cimentos naturais de alto forno cimento pobre e hidráulica. Os cimentos de alto forno ou metalúrgico reduzem o calor de hidratação do concreto.

Pozolanas: Não possuem propriedades cimentantes mas que na presença de umidade reagem quimicamente com o cal. Cristalização: O Cimento é hidratado atua como agentes de cristalização, além de agir como acelerador. Qto mais fino e moído for o grão do cimento hidratado, maior será seu efeito.  

SUPERFLUIDIFICANTES: São constituídos por polímeros: NSF: Formaldeido, naftaleno sulfonado ou MSF Formaldeido- melanina sulfonada, podem ser misturados com outros produtos para obter efeitos acelerador ou retardadores.

A relação água cimento alcança 20 a 30%.

  Utilização:

- Redutores de água de elevado efeito:

Aumenta a resistência, durabilidade e impermeabilidade.

-Super Fluidificantes:

Usa-se em concreto auto adensáveis autonivelante e fluidos e possuem características químicas física e de resistência superiores do concreto e de CONSISTÊNCIA SECA.

- Redutor do consumo de cimento:

Com a mesma relação água / cimento podem ser reduzidos o consumo, permanecendo inalterado a resistência e trabalhabilidade.

- Na água de amassamento: Concreto com superfluidificante em clima quente (35° a 45°) exigem menos quantidade de água de amassamento, do que as misturas comuns sem aditivos a temperatura normal ( 20° a 25°)

-Perda de consistência inicial: Ocorre a perda de consistência do concreto fluido, com um tempo de atuação de 40 minutos.

- Efeito da temperatura:  O aumento da temperatura ambiente da taxa de perda do abatimento inicial do concreto. Se utilizam superplastificante poderá ser reduzido. O Superfluidificante aumenta a trabalhabilidade do concreto sem aumentar a água de amassamento.

- Efeito no tempo de pega: prolonga o tempo de pega, que quanto maior o teor do aditivo, maior o efeito.

-Teor de ar no concreto fresco: Introduzem mais ar quanto menor for o peso molecular do polímero cimento “velhos “ tendem a incorporar mais ar.

ESTUDO DE DOSAGEM:

Em uma escavação arq no Iraque foi descoberta parcialmente em concreto. Os Egípcios e etruscos já empregavam argamassa construção túmulos pirâmides.  Os romanos desenv emprego da Cal e do Vesúvio (cal + pozolana). Houve pouco progresso desde os romanos até o inicio do séc XVIII. No Brasil em 1926 foi construída a primeira fabrica de cimentos. Cia Brasileira de PortLand EM 1936 foi fundada a Assos. Bras do Cim ABCP

Critérios práticos de dosagem

Ao projetar, o engenheiro precisa ter o conhecimento de:

1) O PROJETO 2) MATERIAIS DISPONIVEIS 3) EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA DISPONIVEIS.

DEVE SER ESTUDADO A RELAÇÃO

Rx a/c*e   =  AGUA / MATERIAL SECO * CONSISTÊNCIA

Levar em conta as características básicas do concreto:

Resistencia–estanqueidade-trabalhabilidade-retração mínima.

O melhor concr será aquele rico em pasta, ou seja, menor Qtde.de areia ou a maior proporção g/s

G= volume absoluto do agregado graúdo

S= volume absoluto da areia

Exemplo de método de dosagem – Ary Torres

A dosagem do concr consiste na aplic de um conj de regras praticas tem em vista a obtenção e condições econômicas e com materiais disponíveis de um produto de qualidade satisfatória e uma certa determinada aplicação.

Etapas de dosagem

1-Escolha a relação água/cimento para uma produzida pasta que satisfaça as exigências requisitadas.

2- Qtde é composição granulométrica de agregados correntes para que a água e cimento possam dar a mistura conveniente.

****Continua..........Passos

******Continuação..........                    

Lançamento: ou colocação do concr na forma inclui 3 operações:

1- PREPARAÇÃO DA SUP. Para receber o concr de maneira a receber a compactação. 2 COLOCAÇÃO: por bomba ou tremonha (submerso) ou pode ser lançado logo após o amassamento Max 1H se for utilizar agitação mecânica o prazo conta a partir do fim da agitação. Se ultrapassar, usar retardador de pega ou endurecimento. Altura da queda não deve ultrapassar 2 metros. Acima de 2,5 usa-se abertura de janelas nas formas. Para concreto mais plástico de 9 a 10cm de espessura usa-se colocação de lonas. 3 CONCRETO SUBMERSO: Se o lançamento for submerso o concreto deverá ter no Max 350 KG de cimento/m3 e ser de consistência plástica transp dentro da água por tubulação.

Planos de concretagem: deve ser realizada através de um estudo de estrutura, equip, concreto, aço, materiais e MDO. Caso seja feita uma colagem entre o concreto velho e novo deverá ser realizado testes em lab p/ que não haja perda de resistência. P/ realizar enchimento de concreto de um edifício, encher 1° os pilares até o fundo da viga e colocar a ferragem das lajes e vigas p/ prosseguirem a concretagem, isso p/ facilitar já que a ferragem da viga atrapalha. Juntas de dilatação e retração: pode ser elástica e de apoio p/ prevenir ou limitar tensões proveniente de variação tamanho do concreto de grandes peças.

ADENSAMENTO: p/ obtenção de concr compacto com o mínimo de vazios é necessário compactar (processo manual, mecânico, soquete pneumático, centrifugação, à vácuo).

Vazios: 0=100% resist – 5%=90% - 10%=70% - 20%=50% de resistência.

Adensamento manual: com batimento entre 5 e 12cm. Mecânico: Por vibração.

f=RPM (freq)

600

1500

3000

6000

12000

d=mm  ampl

300

60

15

04

1

Classificação: internos=agulha vibrante/ externo= régua de superfície e mesa vibratória/ de forma= pré-moldado ou viga protendida.

Regras: a) Aplicar o vibrador em distâncias iguais a uma vez e meia o raio de ação. b) Introduzir e retirar a agulha com velocidade de 5 a 8 cm/s. C) Não deslocar a agulha do vibrador ou inversão horizontalmente. d) a espessura de camada deverá ser igual ¾ do comprimento da agulha. e) Não introduzir a agulha até menos de 10 a 15cm da forma.  f) Não vibrar além de o necessário fazer com intervalos de 5 a 30 segundos.

CURA: tem objetivo evitar evaporação da água que deverá reagir com o cimento hidratando-o. Boa cura traz resistência mecânica e rupturas ao desgaste. Impermeabilidade e resist ao ataque de agentes agressivos. A cura deve ser de 7 a 10 dias, á 0°c duplica o tempo(solidificação rompe ligações entre partículas solidas e diminui a resistência).

Resistência a ruptura: é possível recuperar parte da resistência perdida quando for reiniciada p/ 28 dias melhora 40% entre a cura normal e a cura do ar. TEMPERATURA DE CURA: 15 a 35°c. CURA Á VAPOR (70°c):reduz de 28 p/ 1 dia.

Métodos de cura: Irrigação=molhar a superfície, submersão=lajes e pisos e grandes superfície, recobrimento=evita a ação do sol e vento(sacos, tábuas, areia, terra, plásticos etc)   Impermeabilização: tinta, verniz, resinas de caráter permanente. Aplicação de cloreto de cálcio=provoca absorção de água mantendo a superfície proporção de 800g á 1 kg por m2.

Membranas de cura: mantém impermeabilidade superficial de 3 a 4 semanas evita a cura rápida.  

 

Fim da matéria.......

---------------------------------------------------------------------------------------------

******Continuação..........                    

Passos

1-Determinação da tensão e dosagem

2-Fixação do Fator

3-Determinação do maior diâmetro do agregado

4-Avaliação de trabalhabilidade

5-Determinação de relação agregado cimento

6-Determinação da parcela “P” (Pedra) em “m”

“M” Relação agregado / cimento peso

“C” Peso cimento KG       “A” Volume de água   “X” A/C

“B” Volume de água absolvido pelo agregado (litro)

“V” Vazio que permanece na massa concreto após o adicionamento[pic 1]

“  C” Peso especifico médio dos grãos de agregados ( kg / Lt)

Preparo, transporte, lançamento, adensamento

Preparo Mistura: É a oper de fabric do concr, p/ obter um conj homogêneo resultante do agrupamento interno dos agregados, aglomerantes, adicionantes e água. NORMAS P/ AVALIAÇÃO DA EFICIENCIA ação da mistura ou betoneira

a) Homogeneidade do concreto Fabricado

b) Resistência do concreto obtido e sua dispersão

c) % de mat que fica aderente as peças do tambor (depois da descarga)   d)Velocidade da descarga

MISTURA NORMAL: Usada em peq volumes ou obras de pouca importância, deve ser realizada sobre um estrato ou superfície plana impermeável e resistente mistura-se primeiro os secos os agregados e cimentos (fica na cor uniforme adicionar água aos poucos Maximo vol de 100 kg de cimento

MISTURA MECANICA: Obtidos em maquinas especiais por tambor ou cuba, fixa ou móvel em torno de um eixo vertical, horizontal ou inclinado ( V, H ou I) Existe betoneira de queda livre ou de mistura forçada.

VOLUME DA BETONEIRA E DA BETONADA

VT= Vol do tambor corpo da betoneira

VM= Vol da Mistura (material seco)

VP= Vol de produção (Concreto pronto homogêneo e adensado )

Na ABNT uma betoneira é capaz de produzir 90% do número de litros:

EXEMPLO: Betoneira 390 litros produzem 350 litros.

VELOCIDADE DE MISTURA

N=20                              N= Rpm

     V D ( RAIZ DE D )     D= Ø TAMBOR

(TEMPO DE MISTURA). É o tempo necessário de homogeneização da mistura de os elementos. Pode ser 120 (Raiz d) ou 60 (Raiz d ) ou 30 ( Raiz d)  ( H,I,V)D= DIAMETRO MÁXIMO DO MISTURADOR.

Ordem da colocação dos Materiais na Betoneira

- Não colocar o cimento em primeiro Lugar

-Ordem: Agua,Agregado Graúdo depois o cimento,Agregado miúdo.

Transporte: O sistema de transporte dever ser sempre que possível, permite o lançamento direto nas formas evitando o deposito intermediário. Deve ser rápido para evitar que o concreto  seque.

Transporte Horizontal: Carrinho de mão 1 roda 50 litros 2 rodas 160 litros veiculo motorizado 1 metro cúbico, caminhões agitadores e vagoneta sobre trilhos

Transporte Inclinado: Calhas,Tapetes rolantes esteiras rolantes etc..

Transporte Vertical: Guincho, Guindastes, Caçamba de descarga pelo fundo, queda livre ( Maximo 3 metros)

Bomba: rápida execução. O diâmetro do tubo deve ser no Maximo 3 x o diâmetro Maximo do agregado.

Horizontal: Até 300 metros ( perda de 10 a 12 metros curva de 90°)

Volume médio: 30 metros cúbicos / hora

Usada em obras pesadas, barragens, túneis etc..

Atualmente as bombas são  montadas em veículos pela praticidade. O inicio deve ser com argamassa por causa da lubrificação do tubo. A temperatura final é de extrema importância ( esfera de borracha que atravessa  o tubo por pressão de ar)

Dificuldades: ( Entrada de um ninho de pedra) Composição do concreto muito úmida      

   

*****Continua..........lançamento

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com