TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhores Princípios da Governança Corporativa

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Pesquisa

Buscar um caso real de conflito de interesses a partir das discussões sobre “Teoria da Agência” e os “Melhores Princípios da Governança Corporativa” em que ficou caracterizado a relação entre “Board’ x “Acionistas” x “Gestores”, destacando:

  1. Nome do grupo empresarial (se possível)

- Toshiba Corporation - Empresa japonesa produtora de aparelhos eletrônicos e semicondutores.

  1. Contextualização (data, local, contexto geral);

- No início de abril de 2015, o regulador da Bolsa no Japão detectou várias irregularidades nas contas na empresa. Foi constatado que a Toshiba inflou os lucros operacionais em cerca de 1,125 bilhões de euros (cerca de 3,9 bilhões de reais). A manipulação foi realizada durante sete anos.

  1. Envolvidos

- Alta Diretoria (com metas inalcançáveis) x Funcionários (realizavam práticas contábeis inadequadas para alcançar essas metas) x Regulador da Bolsa do Japão (detectou irregularidades nas contas) x Acionistas (maiores lucros a longo prazo)

  1. Motivadores

- A fraude contábil começou em 2008, coincidindo com a eclosão da crise financeira internacional, quando os altos executivos estabeleceram objetivos impossíveis de serem alcançados. A pressão para cumprir as metas e a estrita hierarquização do poder nos grandes conglomerados japoneses tornou está uma prática recorrente na empresa, segundo o relatório apresentado: “Na Toshiba havia uma cultura corporativa que não permitia contrariar os desejos dos superiores. Quando a alta direção apresentava as metas, os funcionários do segundo escalão realizavam práticas contábeis inadequadas para cumprir esses objetivos. ” – Conflito de Interesses

As práticas irregulares ocorreram em maior volume nos departamentos de infraestrutura, semicondutores e computadores pessoais. Os funcionários imputavam grandes volumes de gasto em exercícios posteriores, em vez de fazê-los no ano em que ocorreram.

  1. Resultado alcançado

- A administração pediu desculpas públicas a 400 mil acionistas e foi substituída. A nova liderança promete tolerância zero e já identificou 30 executivos envolvidos na falsificação das contas que serão responsabilizados.

Em abril, com a descoberta da fraude, as ações da Toshiba caíram mais de 20%. Posteriormente, uma vez conhecida a magnitude do escândalo, os acionistas tiveram uma ideia mais clara da situação e os títulos começaram a subir.

  1. Comentários relacionamento com as discussões realizadas em sala.

- Na teoria da agência, a sociedade é concebida como uma rede de contratos, os quais estabelecem as funções e definem os direitos e deveres de todos os participantes – empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, credores, reguladores e governos.

Devido à separação entre a propriedade e a gestão, quem exerce efetivamente o controle são os administradores das companhias, porém ocorre uma assimetria de informações na maioria dos casos, pois os administradores têm acesso a dados a que os acionistas não têm. A teoria considera que as pessoas têm interesses diferentes e cada uma busca maximizar seus próprios objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com