TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Spot

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

FAZU - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA

AGRONEGÓCIO

BOLSAS DE MERCADORIA E MERCADO FUTURO

CARLOS JUNIOR DA SILVA

FRANCYELLE DE OLIVEIRA

MERCADO A VISTA

“SPOTE”

UBERABA 2016

Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de BOLSAS DE MERCADORIA E MERCADO FUTURO do curso de Agronegócio, da Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU.

Orientadora:

Prof. Msc. Daniela Prado Salerno

UBERABA 2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  1. MERCADORIA        5
  1. QUAIS OS PARTICIPANTES         5
  1. A COMERCILIZAÇÃO        5
  1. CARACTERISTICAS DO MERCADO         5
  1. CONCLUSÃO         6
  1. REFERÊNCIAS        7
  1. INTRODUÇÃO

O Mercado a Vista ou Spot tem como principal característica o mercado de commodities em que os negócios são realizados à vista e a entrega é imediata. Um dos vários significados que o termo spot tem é "imediato", "instantâneo". Ele abrange basicamente operações na bolsa de mercadoria.

O mercado a vista, distingue-se do mercado futuro ou do mercado a termo, em que os contratos são feitos para pagamento e entrega posterior, geralmente variando de cinco dias a dois anos após a negociação.

Esta é uma modalidade de mercado onde são negociados ativos financeiros, cuja liquidação física (entrega do ativo pelo vendedor) e liquidação financeira (pagamento do ativo pelo comprador) ocorrem, normalmente, no máximo até o 3º dia após o dia da negociação.

  1. MERCADORIA

O termo "spot" é usado nas bolsas de mercadorias para se referir a negócios realizados com pagamento à vista e pronta entrega da mercadoria, em oposição ao mercado futuro e a termo. Utiliza-se o mercado físico para designar este tipo de mercado.

É muito usado por produtores agrícolas quando precisam urgentemente de recursos financeiros ou quando o preço de seus produtos está em um patamar elevado.
Também se aplica às vendas de gás e energia elétrica. Nesse caso, a entrega não é tão instantânea como a das commodities agrícolas (Arroz, Boi, Café, Carne, Carvão, Etanol, Madeira, Milho, Soja, Sorgo, Trigo e outros.). Mesmo assim é realizado em um prazo curto para natureza desse mercado, normalmente em poucos dias, e a remessa é única e por tempo limitado, servindo quase sempre para suprir uma demanda imprevista.

  1. QUAIS OS PARTICIPANTES

No mercado a vista, as negociações são realizadas pelos vendedores e compradores intermediados pelas corretoras associadas à Bolsa de Mercadorias, onde os compradores realizam o pagamento e os vendedores entregam a mercadoria de forma imediata, ou podendo também estender o prazo somente até três dias.

Podem registar os seus negócios na Bolsa Brasileira de Mercadorias: os produtores rurais, cooperativas, comerciantes, exportadores, cerealistas, indústrias, moinhos, usinas, distribuidoras, geradoras de energia, frigoríficos, armazéns gerais e outros segmentos que negociam produtos de origem agropecuária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com