TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestres Empreendedores

Por:   •  13/7/2015  •  Seminário  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco FCAP-UPE

Teoria Geral da Administração – T.G.A. 3º Período- Manhã

Thâmara Silva do Nascimento

Mestres Empreendedores

                John H. Patterson

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Miami, John Henry Patterson já vivenciava em sua infância a necessidade de registrar as saídas e entradas de mercadorias e numerário, respectivamente, quando auxiliava as vendas dos produtos da fazenda de seu pai.

Patterson estabeleceu-se como distribuidor de carvão em sua cidade natal após a conclusão de sua graduação, posteriormente aprofundando-se na extração de carvão e de minério de ferro em parceria com o irmão Frank. Mesmo as vendas apresentando índices saudáveis de saídas os lucros não eram evidentes, levando o Henry Patterson a procurar uma solução, e a encontrou quando adquiriu duas máquinas registradoras.

Desta forma, John iniciou sua gestão na National Cash Register, o novo nome da empresa que ele comprou, pois acreditou na potencialidade do negócio e na importância que esse produto teria nas atividades mais cruciais das empresas.

O começo de sua trajetória na NCR foi turbulento, constatando que a empresa estava gerando prejuízos ao invés de lucros, Patterson expandiu a empresa instalando-se em Dayton, mas ainda não possuía características de um bom gestor, desmotivando os seus empregados e prejudicando a produção.

Quando decidiu melhorar a sua relação com os empregados ele percebeu que a qualidade da produção também foi otimizada. Os operários começaram a desfrutar de benefícios exclusivos naquele momento, começando a tomar café na frente da fábrica até a usar as várias funcionalidades que a nova instalação da empresa adquiriu. Porém, o paternalismo de Patterson nem sempre foi bem aceito, ocasionando até o fechamento temporário da empresa. Após o momento de declínio da NCR, Patterson adotou uma nova estrutura de gestão onde focava principalmente em dois aspectos: - Profissionalização dos agentes de vendas; - Repressão eficaz das vendas de produtos concorrentes.

A constante profissionalização dos agentes resultou em uma amplitude de vendas jamais registrada anteriormente pela empresa, o aprendizado conquistado produziu resultados benéficos para a National C. Register.

As estratégias adotadas, como a defesa vigorosa das patentes aliada às ações repressoras do executivo Thomaz J. Watson garantiu a forte presença da NCR, liderando o mercado.

O Governo dos E.U.A expediram uma sentença de um anu de prisão mais uma multa de $5 mil para Patterson e mais 28 de seus executivos acusados de atividades que foram caracterizadas como truste, mas John H. era um herói nato e provou que tinha esse “espírito de herói” quando coordenou uma operação de resgate e segurança na cidade de Dayton que foi inundada na noite de 25 para 26 de Março de 1913. O “Salvador de Dayton” faleceu em 1992 e deixou várias lições para empregadores como a importância de estabelecer uma relação saudável entre a qualidade da produção e as condições de trabalho dos funcionários além de oferecer ao mercado um produto inovador que modificou a visão das finanças empresariais.

Alex Atala

        O “Chef Star” Atala nasceu em uma família de classe média em São Bernardo do Campo de origem palestina. Aos 14 anos foi para São Paulo onde trabalhou como DJ no clube Rose Bom Bom. Quando viajou para a Europa aos 18 anos trabalhou inicialmente como pintor e, por sugestão de um amigo fez um curso profissionalizante de gastronomia, desenvolvendo sua aptidão gastronômica. Com as técnicas adquiridas Atala começou a estagiar e a trabalhar em vários restaurantes renomados da França, Itália e Bélgica o que o auxiliou a aprender outros idiomas como inglês, francês e italiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com