TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  14/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        

1.1 PROBLEMA        

1.2 PERGUNTAS DE ESTUDO        

1.3 OBJETIVOS        

1.3.1 Objetivo Geral        

1.3.2 Objetivos específicos        

1.4 JUSTIFICATIVA        

2 PLANETA SUSTENTÁVEL        

2.1 POLUIÇÃO        

2.2 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS        

3 CRESCIMENTO AUTOMOBILÍSTICO        

3.1 SUGESTÃO PARA CONTROLE DE EMISSÃO DE POLUENTES POR VEÍCULOS AUTOMOTORES        

3.2 SUGESTÃO PARA CONTROLE DE EMISSÃO DE POLUENTES PELAS INDÚSTRIAS        

3.3 SUGESTÕES PARA DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES        

4 AQUECIMENTO GLOBAL        

5 METODOLOGIA        

5.1 MÉTODO        

5.2  NÍVEL DE PESQUISA        

5.3  TIPO DE PROJETO        

5.4 DELINEAMENTO DA PESQUISA        

5.5  INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        

5.6 DEFINIÇÃO DA ÁREA OU POPULAÇÃO- ALVO        

5.7 TÉCNICA DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS        

6 CRONOGRAMA        

7 ORÇAMENTO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICE..............................................................................................................................20

[pic 3]

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO

Para a melhoria de condições de vida no mundo, são inúmeros os desafios para serem enfrentados, tanto quanto as ações a serem realizadas. À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos.

É necessário fazer com que as pessoas percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde vivem. Uma mudança de atitude perante o patrimônio é o que faz a diferença. A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade. Os rápidos avanços tecnológicos viabilizaram formas de produção de bens com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. A exploração dos recursos

naturais passaram a ser feita de forma demasiadamente intensa, a ponto de pôr em risco a sua renovabilidade.

        O maior bem-estar das pessoas não é diretamente proporcional à maior quantidade de bens consumidos. Verifica-se que atualmente as pessoas são estimuladas a consumir mais, o que resulta em uma crescente e irresponsável destruição de vida na terra. O aquecimento global, decorrente da poluição, inclui vários fatores, entre eles, contínuo crescimento no setor automobilístico, no que diz respeito à queima de combustíveis fósseis. Desse modo, faz-se cada vez mais necessário com que todos tenham consciência dos seus atos, e que as empresas saibam como agir com responsabilidade social em um mercado cada vez mais agressivo e consumista.

1.1 PROBLEMA

        Verificando-se o agravamento do aquecimento global, identificou-se a necessidade de estudar quais são as principais causas do agravamento do problema e quais as possíveis soluções á serem estabelecidas. Como problema de estudo tem-se a seguinte pergunta: Quais as atitudes que devem ser tomadas perante o meio ambiente, para preservá-lo e retardar o acelerado do aquecimento global e a poluição desencadeada pelas pessoas?

1.2 PERGUNTAS DE ESTUDO

  • Quais as causas do aquecimento global?
  • Quais são as conseqüências da emissão dos combustíveis fosseis?
  • Quais são as conseqüências do crescimento automobilístico perante o meio ambiente?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Elaborar pesquisas que demonstrem para as pessoas quais são as atitudes corretas a serem estabelecidas em relação ao meio ambiente, com o intuído de preservá-lo.

1.3.2 Objetivos específicos

  1. Realizar estudos sobre a degeneração do meio ambiente;
  2. Identificar as causas do aquecimento global;
  3. Analisar o crescimento automobilístico, verificando os pontos negativos prejudiciais ao meio ambiente;
  4. Propor melhorias para preservação e conservação do meio ambiente.

1.4 JUSTIFICATIVA

        Verifica-se que com o crescente aumento da população, cresce juntamente a utilização de bens de consumo, o que hoje é um exagero. Quem sofre todas as reações é o meio ambiente, que é o principal afetado com as ações não pensadas de muitas pessoas. O que já era um caso preocupante está agravando-se cada vez mais, resultando no aquecimento global.

        Os problemas são muitos, destaca-se principalmente o crescimento exorbitante do número de automóveis circulando nas ruas. A emissão de poluentes resultante da exaustão de combustíveis fósseis, como gasolina, álcool e diesel têm efeitos diretos e indiretos na saúde dos seres vivos, bem como no ambiente geral de todo o planeta. A preocupação em fazer este trabalho é a importância com o meio ambiente, em especial com a atmosfera. A emissão de gases na atmosfera tem modificado e castigado nosso planeta ao longo dos anos, onde muitas vezes ela passa despercebida. Ela é notada apenas quando algum fenômeno altera as suas propriedades, tornando-a, de certa forma agressiva a vida humana. O aumento das concentrações de componentes estranhos tende a modificar profundamente as suas funções. Vários sinais já são percebidos, e toda esta poluição está colocando em risco a vida humana, e também de todos os seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com