TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Responda as questões:

Qual é a importância da pesquisa exploratória no processo de construção do conhecimento?

A Pesquisa Exploratória irá ter grande importância na construção do conhecimento pois por meio dela que o pesquisador terá o primeiro contato com o conteúdo pesquisado. Ela irá aprimorar os conhecimentos sobre o assunto pesquisado, pois a pesquisa exploratória explora um problema ou uma situação para prover critérios e compreensão, oferecendo informações sobre o conteúdo e orientando a formulação de hipóteses, assim, quando necessário outro tipo de pesquisa, o pesquisador já estará familiarizado com o conteúdo.

Como fazer uma pesquisa exploratória?

O planejamento da pesquisa exploratória é baseado na flexibilidade, pois o pesquisador ainda não apresenta conhecimento sobre o tema, logo, após a escolha do tema é necessário um levantamento das variáveis e de suas características, o objetivo é descrever para conhecer melhor o conteúdo, fazer perguntas, o que?, como? Onde pesquisar?.

A técnica usada para produzir uma pesquisa exploratória são estudos de caso, observações ou análise histórica, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos.

Na maioria dos casos as pesquisas envolvem: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas relacionadas a pesquisa e análise de exemplos que estimulem  a compreensão e referências

De que forma ela se diferencia dos outros tipos de pesquisa?

A pesquisa exploratória se diferencia dos outros tipos de pesquisas por que ela busca construir hipóteses e o aprimoramento de ideias, ela familiariza o pesquisador ao conteúdo e é indicada para todas as vezes que o pesquisador não tem vasto conhecimento sobre o conteúdo pois ela fará com que o pesquisador não se disperse quanto ao conteúdo.

MANUAL DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA- Hortência de Abreu Gonçalves -2005

HTTP://MONOGRAFIAS.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/REGRAS-ABNT/PESQUISAS-EXPLORATORIA-DESCRITIVA-EXPLICATIVA.HTM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com