TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  29/5/2015  •  Ensaio  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

                CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIERGS  

                      PÓS - GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

                                METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA I

 Profª: Iara Schmegel Moreira

Aluna: Sônia Maria Pereira Schere

                            A PESQUISA CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA

  1. Introdução:

               O objetivo deste trabalho é procurar delimitar a importância da pesquisa científica para a construção do conhecimento, buscando entender de que maneira esta mudou o cotidiano do homem atual, já que se encontra cada vez mais presente nas escolas públicas e privadas do Brasil e do mundo. Na busca do conhecimento, percebemos a necessidade de compartilha-lo com o mundo, procurando divulgar aquilo que é produzido e cientificamente comprovado.

               Nos últimos anos, a pesquisa científica foi gradativamente ganhando espaço nos debates acadêmicos, especialmente com a evolução tecnológica, entretanto, ela ainda é motivo de muitas dúvidas e questionamentos, tentaremos compreender os motivos pelos quais, apesar de toda a tecnologia disponível, os estudantes ainda resistem em aplicar a metodologia científica em seus trabalhos.

  1. Desenvolvimento:

               É inegável a capacidade que o ser humano tem em criar, desde o homem que vivia nas cavernas até os dias atuais, o homem inventa e reinventa, aprimora sua capacidade de produzir o conhecimento, busca incessantemente ampliar aquilo que já sabe, domina. Capacidade esta, que se encontra alicerçada na sua interação e integração com o mundo, motivada por sua necessidade básica de modificar o entorno, melhorando sua condição de vida, seu conhecimento.

               Nas escolas e universidades do Brasil e do mundo, os alunos tem mostrado as suas produções através da apresentação de trabalhos de pesquisa para outros estudantes e bancas professores (no caso das universidades), desta forma a produção é avaliada, comentada divulgada, e, muitas vezes ganha não só o reconhecimento científico e acadêmico, mas também pode, e muitas vezes o é, divulgado por meio de revistas especializadas, da mídia ou mesmo em tempo real em função da Internet.  

               Para que o conhecimento produzido tenha relevância e reconhecimento por parte da comunidade científica, foram criadas as normas que norteiam o trabalho do pesquisador. Em seu livro Iniciação Científica para Jovens Pesquisadores o Professor Fábio Ribeiro Mendes cita o seguinte:

                                                                                   “...a iniciação científica é a oportunidade para o aluno

                                                                                                    obter muito mais que prêmios e reconhecimento... é a

                                                                                                    oportunidade para o desenvolvimento de habilidades

                                                                                                    que lhe propiciarão mais espaço na sociedade... denota

                                                                                                    um avançado nível de autonomia no aprendizado.”

               Desta forma percebemos a necessidade de normatizar o conhecimento para que o mesmo possa ter credibilidade junto a comunidade científica, sendo que este foi construído com bases sólidas de maneira organizada, sistematizada e disciplinada. A Metodologia aponta-nos que caminhos seguir para investigar as dúvidas, formular hipóteses e procurar soluções que sejam viáveis de serem colocadas em prática, orientando o trabalho desde o início até o seu término, despertando no pesquisador um espírito crítico e levando-o a adquirir hábitos necessários para sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com