TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

Por que engenheiros devem ter familiaridade com a composição, as propriedades e o processamento de diferentes categorias de materiais?

Gente, eu compartilhei mais um arquivo com vocês que é a capa e a folha de rosto, falta por o título do trabalho e o nome completo de vocês ....... 

Lari, a entrega do nosso trabalho foi adiada pra outra semana !!!

Jackeline – Escolhi essa cor. Eu achei uma parte interessante sobre “Evolução dos Materiais” e achei melhor colocar.

Mariana -Vou escrever dessa cor aqui

Thaís -  Evolução dos Materiais

   Acredita-se que o ser humano surgiu há cerca de 125 mil anos atrás e, desde os primórdios de seu desenvolvimento, necessitou, e ainda necessita, fazer o uso de  materiais, tanto para sua alimentação, quanto para a manipulação de determinados instrumentos. Segundo Aurélio (2010) material é um " adjetivo relacionado à matéria, tudo aquilo que ocupa espaço no universo". Logo, material é aquilo que o ser humano utiliza para suprir suas necessidades. Seja natural ou artificial, os materiais possibilitaram ao ser humano mais conforto, flexibilidade, estética e principalmente segurança, e passa por constantes evoluções, com o objetivo de baratear seu custo e aumentar sua resistência.

   No início da humanidade o homem utilizava os materiais da mesma forma que os encontrava na natureza, sem trabalhá-los ou lapidá-los. Porém, a necessidade de criar objetos específicos para determinadas funções fez com que nossos ancestrais buscassem uma forma de transformar esses materiais em objetos eficientes para suas ambições. A necessidade comum aos primeiros hominídeos era a de se alimentar, e como necessitava essencialmente de proteína animal, o homem primitivo era um caçador. E essa necessidade de caçar foi o passo inicial para a busca de novos materiais. Além disso, como era nômade, a necessidade de abrigo era suprida na procura de cavernas. Logo depois que o homem foi dominando as técnicas de caça, este começou a cultivar o próprio alimento e a domesticar animais. Além disso, ele se tornou sedentário e começou a construir sua própria moradia. Mas o grande divisor de águas da história da humanidade foram as guerras. As primeiras civilizações da época da Mesopotâmia começaram a guerrear entre si e o fator que fazia uma nação ganhar ou perder uma batalha não eram apenas os exércitos, mas principalmente, as armas. E isso levou a humanidade a um outro patamar evolucionário: o de cada vez mais buscar equipamentos que fossem melhores, mais econômicos e mais eficientes que outros. E, além disso, no decorrer da história, o homem foi criando materiais que aumentassem sua comodidade. Necessidade já não era o único objetivo, o conforto passou a ser essencial para qualquer objeto desenvolvido.

   Seja a mais simples ferramenta ou o mais sofisticado aparelho tecnológico, nada seria possível se os primeiros hominídeos não tivessem transformado os materiais conforme suas necessidades. A tecnologia que temos hoje, foi graças a milênios de evolução. E a constante busca por equipamentos melhores faz a sociedade cada vez mais avançar e aperfeiçoar o que já temos.

https://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/32246.pdf

http://soniaa.arq.prof.ufsc.br/arq1101/2009/cleide_andrade/artigo.pdf

http://cct.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/65/90

Larinha aqui:Aplicação dos conhecimentos em materiais nas engenharias

    Ao fazer uma análise da sociedade percebe-se que a engenharia se faz cada vez mais necessária no desenvolvimento econômico e tecnológico de uma região. E, concomitantemente vem o estudo dos materiais, que segundo Padilha “são substâncias com propriedades que as tornam úteis na construção de máquinas, estruturas, dispositivos e produtos. Em outras palavras, os materiais do universo que o homem utiliza para ‘ fazer coisas’.” Estes se dividem em três grandes grupos: os metais, os polímeros e os cerâmicos, cada um com sua aplicação, propriedade, vantagem e desvantagem, o que faz com que um complemente o outro. E como ressalta Wagner Ferreira Lima (pesquisador do Centro de Energia Elétrica):

“(...) seria impossível, por exemplo, um automóvel ser fabricado de um único tipo de material: os metais oferecem resistência a temperaturas elevadas, mecânica e estrutural, além da condução elétrica; por sua vez, os polímeros oferecem leveza, isolamento térmico e elétrico, além da elasticidade; por fim, os vidros (cerâmico) dão transparência, melhorando a dirigibilidade e segurança do motorista. (...)”

     As propriedades dos metais se devem à grande quantidade de elétrons livres na sua superfície, eles são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz. Eles são resistentes, mas são maleáveis. Por isto são muito utilizados em aplicações estruturais. Os aços ocupam um lugar de destaque devido à sua extensiva utilização. Os metais tradicionais, tais como cobre, ouro e ferro são conhecidos e utilizados há alguns milênios. Os principais cerâmicos são: óxidos, nitretos e carbonetos. São também mais resistentes à altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e polímeros. Eles são muito duros, porém frágeis. A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada por seres humanos que tornou possível a obtenção de potes, panelas e outros utensílios cerâmicos. Os cerâmicos mais tradicionais são: cerâmica vermelha (telhas, tijolos e manilhas), a cerâmica branca (azulejos, sanitários e porcelanas) e os vidros. Os polímeros são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.  Os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídas de macromoléculas orgânicas naturais.

    Neste contexto, ter conhecimento da composição, propriedades e processamento dos materiais possibilita aos engenheiros executarem melhor seus trabalhos. Ter em mãos a capacidade de explorar petróleo na camada pré-sal em ambientes corrosivos, fabricar veículos leves e mais baratos, ter a possibilidade de construir em prazos cada vez mais surpreendentes, criar softwares que faciliam nossa vida, entre tantas outras coisas, não seriam possíveis se o engenheiro não conhecesse o comportamento do material utilizado em sua obra. Visto isso,é notório que o desenvolvimento de novos materiais é algo constante, e por isso estes profissionais além de terem familiaridade com as matérias primas que manejam,eles devem sempre se atualizarem para se adequarem ao mercado de trabalho, que espera dos engenheiros as melhores técnicas, a redução dos custos e principalmente a velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (455 Kb)   docx (292.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com