TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Paloma Jéssica Silva - 3120

A pesquisa como fonte de produção do conhecimento: Como delimita-la a partir de seus aspectos.

Para iniciarmos nosso texto, começaremos com uma pergunta, para nos ajudar na compreensão deste. O que é pesquisa? O termo “pesquisa” significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1986, p. 1320), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição”, ou seja, estudos que tem por finalidade oferecer soluções aos problemas que no são apresentados, descobrir e determinar fatos de um objeto qualquer do conhecimento, isso faz parte da nossa evolução educativa, buscar respostas nas pesquisas.

O conhecimento estará sempre associado a pesquisa, e essa correlação está ligada com a metodologia, que nos ajuda a pensar e desafiar um novo olhar sobre tudo a nossa volta, pois são formas, métodos e meios para conhecer, para se buscar algo determinado, isto é, um caminho a ser seguido no desenvolvimento de produção do conhecimento. Apesar de existir vários tipos de metodologia, nesse contexto focaremos na metodologia cientifica, pois é ela que está mais voltada para as Universidade, e para o conhecimento cientifico.

A metodologia cientifica é utilizada nas Universidades, porém cria certo temor entre os alunos ao terem esse contato com a disciplina especifica, por ser bastante rigorosa em seus métodos de aprendizagem, por esperarem que sua utilização de somente ao final do curso, para conclusão do próprio, desconhecimento do que é a metodologia, sobre sua aplicação, seus objetivos, tem a visão que são apenas formas de padronização, técnicas de resultado acadêmico. Mas podemos perceber que a metodologia é um instrumento extremamente útil em uma graduação, pois auxilia o universitário ao que tange em tomar decisões na busca do saber, ao desenvolvimento do raciocínio e da criatividade, pois é um caminho por onde o conhecimento vai sendo construído.

Como já havia dito, existem vários tipos de metodologia e cada uma possui uma área e uma metodologia própria, podendo variar de acordo com sua natureza, pois todas tendo os mesmos métodos, que nos submete a ideia de padronização, cada tipo de metodologia de pesquisa tem um fim determinado, cada qual com seu foco, as aplicações da pesquisa são diferentes, os métodos para cada tipo de pesquisa são distintos, buscando sempre por respostas, e isso nos causa certa inquietação, e essa inconstante busca nos remete muito à aprendizagem e ao conhecimento.

Através do aspecto prático das pesquisas conseguimos fazer então uma análise especifica dos acontecimentos e conseguir aquele conhecimento proposto, pois a pesquisa é um esforço voltado para a obtenção de conhecimento, que é uma aptidão disponível em nós, para absorvemos da forma mais apropriada para nossa vida e cotidiano. Esse conhecimento que vem em decorrência da pesquisa é escorado pela metodologia, assim criando condições para que o conhecimento esteja de fácil acesso para todos que tenham mais desejo pelo saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com