TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: DRIELI ROSARIA BUENO, ELIS ANDRÉA PIMENTEL MEDINA E SIMONI FIGUEIREDO

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO I

PROFESSOR: MILTON AUGUSTO PASQUOTTO MARIANI

TUTOR: CÍCERO  ANTÔNIO OLIVEIRA TREDEZINI

DATA: 25/04/15

3.2 UNIDADES 2 E 3 – CIÊNCIAS, METODOLOGIA E PESQUISA E TIPOS DE PESQUISA

Nestas unidades vamos descrever e diferenciar os conceitos de ciência, pesquisa, método e metodologia e identificar a importância do método, da metodologia e da pesquisa na construção da ciência, além de caracterizar os diferentes tipos de pesquisa.

3.2.1 ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DAS UNIDADES 2 E 3. ATIVIDADE 2

 A atividade numero 2 será em grupo, com no máximo 4 alunos. O grupo deverá ler as unidades 2 e 3 do livro-texto e complementar com pesquisa nos livros recomendados. Dada a situação – problema: O Curso em Administração Pública, modalidade à distância, da UFMS -2015 atende mais de 1000 alunos de diferentes municípios e estados brasileiros. Os gestores do referido curso não conhecem o perfil (sexo, idade, procedência), escolaridade (escola pública/ privada) e o comportamento dos acadêmicos (quais os motivos que levaram os acadêmicos a escolherem o curso). Pede-se: Na sua análise, qual o tipo de pesquisa mais adequado para responder à indagação dos gestores? Utilize a classificação proposta nesse documento e identifique a pesquisa quanto:

 • Ao método e forma de abordagem;

 • Ao objetivo da pesquisa; e

• Aos procedimentos adotados na coleta de dados.

JUSTIFIQUE A RESPOSTA.

A pesquisa e a forma básica de fazer ciência então se fazem pesquisa para responder essas questões iniciais por meio de diferentes caminhos. É importante ressaltar que a escolha de um tipo de pesquisa depende basicamente da duvida a ser respondida, da natureza do objeto, da pesquisa e da metodologia a ser utilizada.

Dado a situação problema a ser identificada:

  • Qual o método a ser utilizada nessa pesquisa?
  • Qual são os objetos da pesquisa?
  • Qual procedimento adotado na coleta de dados?

Tendo em vista a falta de conhecimentos dos professores sobre os alunos no curso de graduação EAD, percebi que devera ser realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, explicativa e documental.

Pesquisa qualitativa: envolve a obtenção dos dados descritivos sobre pessoas, esta pesquisa terá o objetivo de investigar o perfil dos acadêmicos, escolaridade e o comportamento em si, e enfim, varias outras coisas alem dessas, a fim de dar esse conhecimento a mais aos gestores para que assim conheçam seus alunos mais a fundo possam ser mais eficazes do que já são em seu local de trabalho.

Pesquisa quantitativa: é aquela que se preocupa e é a mais voltada para a questão de números, com a medição objetiva e procurar mostrar a quantidade dos resultados. Sua principal função é medir e quantificar os resultados as investigação, ou seja, se responsabilizando por identificar a idade, opiniões, atitudes e preferências por estarem cursando este curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com