TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metos e tecnicas de pesquisa

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de Uberlândia

ARTHUR HUMBELINDO GONÇALVES DOS SANTOS

BRUNO VALÉRIO DIAS DOS REIS

GUILHERME FELIPE DA CRUZ PINTO

LEANDRO BORGES MARQUES

MATHEUS MIRENZO BELO BITTENCOURT

RAFAEL GONTIJO DE SOUZA FILHO

MOTIVAÇÃO PARA ENTRAR NO ENSINO SUPERIOR :

perspectiva sobre os aspectos que levam a essa escolha

            .                                                    

UBERLÂNDIA

2015

ARTHUR HUMBELINDO GONÇALVES DOS SANTOS

BRUNO VALÉRIO DIAS DOS REIS

GUILHERME FELIPE DA CRUZ PINTO

LEANDRO BORGES MARQUES

MATHEUS MIRENZO BELO BITTENCOURT

RAFAEL GONTIJO DE SOUZA FILHO

MOTIVAÇÃO PARA ENTRAR NO ENSINO SUPERIOR :

perspectiva sobre os aspectos que levam a essa escolha

Projeto de Pesquisa apresentado à Professora Aleandra da Silva Figueira Sampaio na disciplina de Métodos e técnicas de pesquisa, no curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia.

            .                                                    

UBERLÂNDIA

2015

Sumário

1-Introdução .....................................................................................................3

2-Objetivos Gerais.............................................................................................4

2.1-Objetivos específicos..................................................................................5

3-Justificativa.....................................................................................................6

4-Referencial Teórico........................................................................................7

5- Metodologia...................................................................................................9

5- Cronograma...................................................................................................10

6-Referências....................................................................................................12


1 Introdução

         A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe (PIAGET, 1982)

        Um dos primeiros indícios de escolas no Brasil, foi a catequização dos índios durante o século XVI, esse primeiro pensamento de escola foi trazido pelos portugueses, que também foram os primeiros a criarem as primeiras instituições de ensino superior no Brasil, como as escolas médicas na Bahia e no Rio de Janeiro: e o Colégio Médico-Cirúrgico da Bahia, Academia Real Militar da Corte, que anos mais tarde se converteria na Escola Politécnica (CANES, 2005), neste momento da história o estudo era voltado para as elites, e a partir dai foi criando-se paradigmas em relação ao estudo em universidades, considerando algo de grande importância para o desenvolvimento pessoal e transformados para a vida do cidadão.

Para o educador Anísio Teixeira, a real concepção da escola superior no Brasil parece ter sido, desde o princípio, "a de um organismo composto de cátedras de certas matérias, que constituíam o currículo do curso único oferecido pela escola". Assim, o catedrático e o currículo único do curso impediam que a escola pudesse crescer além da capacidade individual do catedrático. "A ideia de cátedra pode até ser discutida, mas não representa privilégio algum, mas sim segurança do docente, que encontra condições de se aprimorar e, além disso, liberdade e independência de que necessita para ser um verdadeiro professor universitário" 

Estado deve garantir a educação para a população. Por isto, a sua função consiste em inspecionar e as escolas para que funcionem corretamente e ofereçam um serviço educativo de qualidade aos seus estudantes/alunos, mesmo que sejam escolas privadas, o governo possui órgãos que realizam este tipo de tarefa.

 Esta pesquisa buscará conhecer os principais motivos pelos quais as pessoas vem buscando o ensino superior, tanto os estudantes de ensino médio e pessoas mais velhos, além dos motivos, também estudar as consequências e expectativas que estas pessoas tem sobre o ensino superior. A população  a ser pesquisada é composta por estudantes do ensino médio das redes publica e privadas e também pessoas que já completaram o ensino superior.


2 OBJETIVOS GERAIS

2.1-  Objetivo Geral

            Entender os principais motivos da busca do ingresso ao ensino superior por alunos do ensino médio e também de pessoas que já passaram por este ensino. Além dos motivos, compreender as consequências, expectativas e as vantagens e desvantagens na busca pelo ensino superior.

2.2- Objetivos Específicos

  1. Identificar os motivos, tanto sociais, econômicos ou psicológicos da busca ao ensino superior, por pessoas que já concluíram ou que estão concluindo o ensino médio.
  2. Entender qual a função do ensino superior na vida de uma pessoa.

3 JUSTIFICATIVA

         Abordar uma visão atual dos últimos anos sobre a busca cada vez mais constante ao ingresso no ensino superior, auxiliando assim outras pesquisas e melhorando o conhecimento sobre o tema, abordando duvidas frequentes e questões que ajudem pessoas que vão ingressar a este nível de ensino a conhecer melhor o assunto. No contexto brasileiro o tema é algo recorrente e que precisa ter melhor expansão de conhecimento e maior auxilio as pessoas que buscam pelo ensino superior, formando mais e melhores profissionais para a sociedade, além de possibilitar pessoas de baixa renda terem melhores condições de vida e sustento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com