TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Atividades

Auto desenvolvimento AVA

Administração

Fundamentos do Microempreendedorismo e Estrutura Patrimonial –

5º Série

ALEXANDRE DOS SANTOS SEBASTIÃO  RA: 6891511404

Gestão Contábil – Financeira de Micro e Pequenas Empresas

Limeira/SP

2015

Sumário

Etapa 1

Passo 1                                                                                                              2

Etapa 2

Passo 2                                                                                                              2

Etapa 3

Passo 3                                                                                                               5

Etapa 4

Passo 4                                                                                                               1

Etapa 1

Passo 1

O MICRO E PEQUENO MICROEMPREENDENDOR

Em um ambiente favorável de estimulo ao empreendedorismo de menor porte certamente implica no desenvolvimento dos negócios no Brasil.

Na ótica da atualidade e na convergência de pensamento sobre a importância da atividade empreendedora, e iremos identificar o micro empreendedorismo como uma área de conhecimento próprio inserida no âmbito das ciências e no terceiro tópico, a discussão englobará e apontará para a criação humana.

1.1 Dois pontos de visão.

A questão do empreendedorismo, fundamentalmente, vamos nos deter na percepção divergente da sociedade em relação ao empresariado, de um lado, e do empresário em relação a sociedade e aos empregados, do outro lado.

Ao longo dos anos como uma grande muralha a separar o homem normal e o empresário, notadamente bons e humanos, noutro lado, os segundos, mesquinhos e maus.

Na percepção dos Brasileiros, os empreendedores não pertenciam a galeria dos heróis nacionais, pelo contrário, a figura do empresário estava ligada a pessoa, de conexões escusas com o poder, que enriqueceram graças a grande golpes e sacadas milionárias.

Sobre a ótica do cidadão comum, o paradoxo é claro, o empreendedor: um homem avarento, ambicioso, pretensioso, carrancudo, paga pouco, sonega, e sobre si próprio, explora, amável, modesto, humilde, agradável, magnânimo, coração grande, enfim, o cara.

E sobre o ponto de vista do empresário capitalista recluo ao pedestal de sua também agitada ignorância, encontramos o mesmo paradoxo. Sobre o empregado: incompetente, ignorante e despreparado, preguiçoso, pesado, lento e lerdo ganha de mais sobre si próprio gerador de postos de trabalho de riqueza, de renda, responsável, corajoso, destemido, paga imposto, enfim, o maioral.

E na generalização desse sentimento distorcidos, as pessoas compreendiam o empreendedorismo como um assunto indigesto, como uma profissão restrita aos mais ricos ou reservada aos descendentes dos empresários.  

1.2 NEGOCIO CERTO

Passo 2

Etapa 2

REGISTRO DA EMPRESA NA JUNTA COMERCIAL, que leva trinta dias ao todo INII (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), onde é registrada a marca, para não haver problemas ao lançarem produtos no mercado.

Um bom trabalho de marketing (Métodos e Maneiras de entrar no mercado).

O importante disso tudo, é você se pergunta; Quem sou; e que tipo de empresa vou abrir.

A pessoa que aprende a atuar sozinha no mercado ou seja não vai ter sócios, deverá se enquadrar na categoria “empresário “, agora se você pretender ter um ou mais sócios, ai sim, tem que registrar a empresa como “Sociedade Empresaria ou Sociedade Simples”

Empresário

Essa forma jurídica é voltada a quem exercer profissionalmente atividade econômica, organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

As pessoas que exerce a profissão de Intelectual de natureza científica, literária ou Artística, não são considerada empresárias

Sociedade Empresária Limitada.

É voltada para quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou de serviços, ou seja, constituindo elementos empresa.” Sociedade Empresaria “, é a reunião de dois ou mais empresários.

Sociedade Simples

Constitui de pessoas que exerce profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística, mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores.

A sociedade simples, reguladas pelo código civil, não podem praticar atos comercial.

Passo 2

Etapa 2

O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL ( MEI)

Para incentivar e estimular o empreendedorismo, o governo criou condições especiais para o trabalhador conhecido como informal, se torne um microempreendedor individual (MEI ), pela lei nº 128, de 19-12-2008.

Vale lembrar que: empreendedor individual, é aquela pessoa que trabalha por conta própria e sua receita bruta anual é de R$60.000,00 (SESSENTA MIL REAIS), ter apenas um empregado que receba uma salário mínimo federal ou o piso salarial da categoria, outra empresa como titular ou sócio.

Exerce atividades de comercio, indústria em geral e prestação de serviço de natureza não- intelectual sem regulamentação legal.

2.1 Quais são as vantagens oferecidas pelas leis:

Cadastro nacional de pessoa jurídicas ( CNPJ),o que facilitará a abertura de conta bancaria, e empréstimo;

-        Redução da considerável da carga tributária:

-        Cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família (auxílio de doença, aposentadoria por idade após carência, salario maternidade, pensão e auxilio reclusão):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com