TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miguelenses em Vitória da Conquista, Bahia: Contribuições da História Oral para a Ação Empreendedora

Por:   •  17/9/2022  •  Artigo  •  5.353 Palavras (22 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Miguelenses em Vitória da Conquista, Bahia: Contribuições da História Oral para a Ação Empreendedora

Autoria

ENÉAS DE OLIVEIRA AMARAL - eneasdeoliveira@gmail.com

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO; GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, LICENCIATURA PLENA/UNIFTC - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO/UESB

Almiralva Ferraz Gomes - almiralva@gmail.com

Administração/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Weslei Gusmão Piau Santana - wpiau@hotmail.com

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Rita de Cássia Oliveira Lima Alves - rcassialimaa@yahoo.com.br

Administração/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Ananda Silveira Bacelar - anandasbacelar@gmail.com

Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras Administração/UESB

Resumo

A ação empreendedora, a partir da triangulação entre pessoas, ambiente e organização, promove vantagens que repercutem no grupo social, ao fomentar a sua inserção a partir de um viés inovador. Com este argumento, a presente pesquisa tem como propósito analisar a ação empreendedora de empresários migrantes, provenientes da cidade de São Miguel das Matas e região, em Vitória da Conquista, a partir dos relatos de suas histórias de vida. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, o estudo concedeu tratamento qualitativo aos dados coletados. Optou-se pela técnica do estudo de caso com múltiplas unidades de análise, empregando a história de vida como método de coleta de dados. Utilizou-se a estratégia do snowball para se alcançar os sujeitos da pesquisa, que foram entrevistados através de um roteiro semi-estruturada. Os resultados evidenciaram as contribuições dos relatos de vida de empresários miguelenses para a compreensão da ação empreendedora.

Miguelenses em Vitória da Conquista, Bahia: Contribuições da História Oral para a Ação Empreendedora

Resumo: A ação empreendedora, a partir da triangulação entre pessoas, ambiente e organização, promove vantagens que repercutem no grupo social, ao fomentar a sua inserção a partir de um viés inovador. Com este argumento, a presente pesquisa tem como propósito analisar a ação empreendedora de empresários migrantes, provenientes da cidade de São Miguel das Matas e região, em Vitória da Conquista, a partir dos relatos de suas histórias de vida. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, o estudo concedeu tratamento qualitativo aos dados coletados. Optou-se pela técnica do estudo de caso com múltiplas unidades de análise, empregando a história de vida como método de coleta de dados. Utilizou-se a estratégia do snowball para se alcançar os sujeitos da pesquisa, que foram entrevistados através de um roteiro semi-estruturada. Os resultados evidenciaram as contribuições dos relatos de vida de empresários miguelenses para a compreensão da ação empreendedora.

Palavras-chave: Ação Empreendedora; Empreendedorismo; Empreendedorismo por Migrantes; Empresa Familiar; História Oral.

  1. Introdução

A        contemporaneidade        é        permeada        de        rápidas        transformações        sociais, mercadológicas, tecnológicas e organizacionais que repercutem no poder da informação. A era da informação vem, então, requerendo das empresas o desenvolvimento contínuo de estratégias para o fomento da inteligência competitiva. Por este cenário, o empreendedorismo emerge como um dos meios exequíveis para a sustentabilidade da organização. Nesta trilha, a ideia da ação empreendedora, consubstanciada como um processo em que se relacionam pessoas, ambiente e organização, demovendo a essência do sujeito para a ação (GOMES, 2010), emerge como uma asserção promissora para a efetividade no desempenho organizacional. Por seu turno, a presente pesquisa intenta perscrutar os fundamentos da ação empreendedora com as contribuições da história oral. As categorias utilizadas neste estudo de caso serão a empresa familiar e o empreendedorismo por migrantes. Por conduto, a empresa familiar é descrita como uma entidade que possui algum grau de propriedade e exerce influência na gestão da organização (SILVA; FISCHER; DAVEL, 1999). Além disso, é nela que os princípios do empreendimento se confundem com os da família. Neste meato, o empreendedorismo por migrantes mescla comportamentos tradicionais e modernos, em um viés favorável,

contribuindo para a inserção da organização no mundo do trabalho.

Nesse diapasão, o estudo visa analisar a ação empreendedora de empresários imigrantes, provenientes da cidade de São Miguel das Matas e região, em Vitória da Conquista a partir dos relatos de suas histórias de vida. Assim, para sua exposição, o texto está estruturado com a seguinte ordem. Inicialmente, apresenta-se a Introdução. Em seguida, aborda-se o tema empreendedorismo e ação empreendedora. Na sequência, perfaz-se um entendimento sobre a empresa familiar e o empreendedorismo por migrantes, para, no quarto momento, elucidar a história oral. Continuando, apresenta-se a metodologia, para na sequência, trazer a análise e discussão dos resultados. Por fim, apresentam-se as considerações finais.

  1. O Empreendedorismo e a Ação Empreendedora

Hodiernamente, o empreendedorismo é amplamente discutido, do que decorrem diversas conceituações. Assim, Dornelas (2004) afirma que o empreendedorismo é um

feito procedimental de inventividade humana. Para Martes (2010), tomando como base a obra schumpeteriana, o empreendedor articula novas combinações dos meios de produção, aptas a promover o crescimento econômico.

Em se tratando das primeiras abordagens, Filion (1999) afirma que o empreendedorismo pode ser investigado, para muitas teorias, por duas vertentes: a dos economistas, que têm na inovação a fonte para o seu entendimento e; a dos psicólogos, que salientam uma concepção comportamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com