TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minas Gerais Administração e Serviços S.A

Por:   •  26/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.395 Palavras (22 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Minas Gerais Administração e Serviços S.A

Nome do(a) aluno(a) 1

Cidade-Estado

Ano

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Minas Gerais Administração e Serviços S.A

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Logística da Universidade Paulista – UNIP.

Cidade-Estado

Ano

RESUMO

Este projeto integrado multidisciplinar teve como objetivo correlacionar as disciplinas estudadas no bimestre e mapear as ações praticadas pela empresa Minas Gerais Administração e Serviços S.A. Para tanto, o trabalho foi norteado pelas disciplinas de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. A metodologia escolhida para o estudo de caso foi pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para aprofundar as teorias em suas aplicações práticas, foi realizada uma breve revisão literária, comparando a literatura específica com as estratégias adotadas pela empresa. O objetivo foi destacar os pontos fortes e pontos fracos da Minas Gerais Administração e Serviços S.A.

Palavras-chave: Fundamentos da Administração. Comunicação Empresarial. Técnicas de Informática.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO 7

2.1. Fundamentos da Administração 7

2.2. Comunicação Empresarial 9

2.3. Técnicas de Informática 12

3 ESTUDO DE CASO. 14

3.1. Descrição da Nu Pagamentos S.A. 14

3.2. Aspectos Práticos 15

3.2.1. Fundamentos da Administração 16

3.2.2. Comunicação Empresarial 18

3.2.3. Técnicas de Informática 19

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - ÓRGÃOS CONVENIADOS COM A MGS. 15

Figura 2 - SEDE ADMINISTRATIVA MGS 15

Figura 3 - ORGANOGRAMA MGS 15

1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é coletar informações relevantes sobre a empresa MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A. e analisá-las com base nas principais teorias das disciplinas de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática, a fim de descrevê-las e analisa-las. Referente a empresa MGS, nota-se que a mesma foi fundada no ano de 1980, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de prestar serviços de apoio administrativo e operacional para órgãos públicos.

Neste trabalho, em primeiro lugar, serão apresentados os tópicos específicos das disciplinas norteadoras, com uma revisão literária necessária. Em um segundo momento, serão coletadas informações sobre as estratégias e ações da empresa MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A., buscando correlacionar as descobertas com o que a literatura especializada nos revela.

Na disciplina de fundamentos da administração, serão explorados conceitos relacionados à interação e da interdependência entre as seis variáveis principais da administração: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. No tocante as práticas da empresa, serão examinadas as práticas de gestão empregadas, de forma a verificar como os processos são realizados, quais os projetos organizados e realizados, com impacto tanto para seu público interno como externo, e quais os modelos de liderança utilizados.

Referente a disciplina de comunicação empresarial, serão abordados os conceitos sobre a disponibilização de informações de uma empresa com seus diversos públicos e de que forma essas mensagens são interpretadas na comunicação institucional, gerencial e com o mercado. Serão coletadas informações de como se dá a comunicação interna (destinada aos colaboradores) e a externa (público em geral, como cliente, consumidores, fornecedores), de forma a analisar sua eficácia e as principais ferramentas de comunicação interna.

Quanto a disciplina de técnicas de informática, serão demonstrados os conceitos referentes ao conjunto de tecnologias e soluções computacionais (hardware e software) que permitem obtenção, armazenamento, gerenciamento, processamento, proteção e uso de dados e informações. Além disso, serão apresentados e descritos os processos relevantes da organização, incluindo o sistema de informação organizacional, as tecnologias da informação e comunicação e as técnicas de informática utilizadas na organização.

Diante de tais apontamentos, pretende-se responder o seguinte questionamento: Ao examinar os aspectos organizacionais relacionados às disciplinas de Fundamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com