TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito das Cavernas

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

O Mito das cavernas

    Alegoria das Cavernas, parábola da caverna, mito das cavernas ou prisioneiros das cavernas, dessas formas que é conhecido umas das mais importantes alegorias da história da filosofia é uma passagem do livro A República do filósofo grego Platão, essa foi uma importante teoria platônica onde é possível conhecer o mundo sentido (através de sentidos) e mundo inteligível ( através da razão). Nessa metáfora Platão diz como podemos nos libertar da escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

    Na Alegoria das cavernas todos vivem dentro de uma caverna acorrentados e presos a muros bem altos que os impedem de ter acesso ao mundo externo e só existe uma fresta que reflete no fundo das paredes onde se enxergam apenas sombras em forma de estátuas de animais, pessoas, plantas e objetos, e os sons que vem de fora que acabam os fazendo entender que essas sombras sejam reais, essa caverna é iluminada pela luz de uma figueira que ajuda a refletir as imagens dos outros seres. Os prisioneiros analisam e jugam as situações.

    Segundo Platão caso esses prisioneiros, enfrente os obstáculos e consiga sair da caverna eles descobriram que essas sombras eram feitas por pessoas iguais a eles e que havia também um mundo e animais lá fora, dessa forma eles voltariam a caverna para falar aos seus companheiros que existe algo muito mais do que aquilo que eles vivem na caverna e que estão vivendo uma situação totalmente enganosa, segundo Platão correriam sérios riscos de serem tidos como mentirosos e até serem mortos.

    Passando para nossa realidade, como no mito nós acreditamos apenas em imagens criadas pela nossa cultura, só enxergamos e acreditamos em conceitos do que nos é passado por nossa vida e sociedade, e de repente vem alguém e nos diz que tudo oque vivemos é falso e existe muito mais do que nos foi passado nos mostra outros conceitos outras visões.

A caverna então simboliza nosso mundo que nos apresentam imagens, culturas e conceitos que não representam a nossa realidade aquilo que realmente existe, só conseguimos enxergar a verdade quando nos libertamos de conceitos e culturas passadas e começamos a enxergar além, enxergar muito mais do que nos é passado, ou seja, assim como na caverna nos libertamos da prisão que nos é dada desde que nascemos.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”

Platão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com