TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix de marketing

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  2.213 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

MIX DE MARKETING

O mix de marketing é a maneira como os consumidores respondem ao mercado e cabe à empresa influenciar esses consumidores na compra do seu produto, buscando atender um numero desejado de vendas no mercado escolhido para ser atingido pela empresa, nesse conceito de marketing a oferta pode ser mudada. Mix de marketing são ferramentas que a empresa utiliza para conseguir realizar suas metas e objetivos atribuindo ao produto qualidade, ponto de venda,  preço justo e uma boa comunicação entre os clientes, daí o nome de “misturador de ingredientes”, mais conhecida como os 4PS os elementos que compõe os 4ps são: Produto, preço, promoção e praça.

Produto: São todos os produtos ofertados no mercado inclusive prestações de serviços, que são ofertadas para satisfazer as necessidades dos clientes. Esses produtos não necessariamente precisam ser físicos existem os produtos intangíveis um exemplo são as marcas e entre outras.

Na criação de um produto é preciso ser avaliados cinco itens que são:

 Beneficio núcleo: que são as vantagens que o consumidor esta adquirindo com esse produto.

Produto básico: aquele que o cliente adquire em forma de compra.

Produto real: ele possui cinco níveis: nível de qualidade, características design, marca é um grupo de qualidade que os clientes esperam quando adquirem um produto.

Produto ampliado: são os benefícios adicionados ao produto.

Produto potencial: são as modificações e alterações que um produto pode sofrer na criação do produto.

 

Preço: É a quantia monetária ofertada na troca de um bem ou serviço, o preço de um determinado produto ou serviço é fundamental para o sucesso do plano de marketing.

Ao montar a estratégia de preço de um determinado produto tem que levar em consideração o seguinte: ele precisa ser suficiente alto, para gerar lucro para o fabricante, mas não deve ser tão alto que possa desestimular o cliente a compra. Ele também deve ser baixo a fim de ser atraente aos clientes, mas não pode ser muito baixo para não desvalorizar o produto, fazendo com que o cliente pense que há falta de qualidade.

Promoção: São promoções de determinado produto através de publicidade, propaganda visando atender o seu público alvo. Sáo cinco as ferramentas da promoção: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, força de venda e marketing direto.  

Praça: é onde acontece a troca entre fabricante e consumidor final, através de uma boa logística e distribuição para que chegue ao consumidor, há várias formas de distribuição de um produto ou de um serviço, as principais são as distribuições direta e indireta. As vendas diretas vende direto ao seu consumidor final um exemplo são os profissionais liberais e as lojas da fábrica.

A distribuição indireta é quando o fabricante repassa essa mercadoria para outros distribuidores um exemplo são os supermercados, lojas e conveniência.

É através desses itens que são formuladas as estratégias de marketing e o fabricante pode estimular seus consumidores. Por se tratar de fatores interligados a decisão deve ser feita com cautela, pois uma decisão acaba afetando outras ações. É como fazer um bolo cada um dos 4ps é um ingrediente se você alterar os ingredientes a receita será totalmente modificada, assim é no mix de marketing os itens tem que se comunicar se o seu preço é baixo tem que haver uma promoção que expresse isso de forma clara, outro fator importante é não deixar ocorrer falhas na distribuição para que não aumente o custo e isso acabe implicando no preço final.

O planejamento é fundamental para que não coloque todo o seu trabalho a perder, usando ingredientes a mais ou a menos e colocando em risco todo um trabalho.

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

É comum às pessoas pensar que marketing é propaganda, comerciais e divulgação de um determinado produto, hoje o marketing atua em várias áreas sendo ele que promove uma marca através de uma comunicação com seus consumidores.  Podemos dizer que o marketing é a parte fundamental do negócio. Ele trabalha buscando satisfazer as necessidades de seus consumidores, ele é a ligação entre cliente e empresa, a administração de marketing determina qual o melhor produto para os seus consumidores esse estudo é feito através de sondagem com os consumidores, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer empresa que queira elevar e destacar a sua marca, antigamente o marketing era associado apenas aos 4 Ps portando ele não deve ser tratado isoladamente hoje se criou os 4 cs  ele é um mix de marketing focado na visão do cliente e são eles: cliente, custo, conveniência e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com